Melhores destinos para curtir o verão na Europa

Pensando em fugir do inverno brasileiro? Vem com a gente conferir os melhores destinos para curtir o verão da Europa!

Enquanto no meio do ano é inverno para o Brasil, o continente europeu está com altas temperaturas, sol forte, praias lotadas e muita badalação. Assim é o verão na Europa. Uma atração à parte. Não é à toa que essa é considerada alta temporada na Europa. Por lá, as temperaturas não decepcionam e chegam, muitas vezes, a mais de 40°C. Os meses que vão de junho a setembro são perfeitos para curtir as praias da região.

Contudo, nem só de paisagens litorâneas, sombra e areia fresca vive o verão europeu. Devido à duração maior dos dias e as noites mais curtas, é muito comum acontecerem festivais de músicas, festas e espetáculos em céu aberto, além do crescimento do comércio local.

Muitas pessoas escolhem tirar férias durante esse período para viajar para a Europa e aproveitar melhor o clima festivo e agradável, além de conhecer destinos incríveis pelo velho continente. Mas afinal, você sabe quais lugares valem a pena incluir no seu roteiro?

Está preparado para aproveitar todo o sol e calor em grande estilo? Neste artigo, você vai entender melhor as características do verão na Europa e vai conhecer as opções mais atraentes para aproveitar ainda mais essa deliciosa estação do ano no hemisfério norte.

Separamos alguns dos melhores destinos litorâneos da Europa para você curtir as suas férias da melhor forma possível. Portanto, separe já o seu passaporte e comece a planejar o seu roteiro para a próxima viagem para o exterior. Acompanhe!

Por que escolher a Europa no verão?

O continente europeu atrai turistas em todas as épocas do ano. Até mesmo no inverno, onde as temperaturas rigorosas caem drasticamente, muitas vezes chegando a níveis negativos, as ruas branquinhas e cobertas de neve encantam pelo charme e transformam o ambiente em um verdadeiro conto de fadas.

Entretanto, é durante o verão que a Europa se transforma. As regiões ganham vida e alegria. Por todo o canto podem ser vistos viajantes prontos para curtir tudo de melhor que a região tem a oferecer. A seguir, entenda os motivos que fazem com que o verão europeu faça tão sucesso no mundo todo.

Belezas naturais

A Europa parece ter sido desenhada à mão. Podemos encontrar um pouco de tudo nessa região incrível. Desde densas florestas com vegetação praticamente intocada, passando por fiordes, vulcões ativos, planaltos e planícies, aos mais altos picos do mundo, cavernas, quedas d’água, lagoas de águas cristalinas, cachoeiras e por aí vai. Existem muitos parques naturais espalhados por esses países.

O relevo europeu é bastante variado. As áreas que ficam mais ao sul costumam ser formadas por cadeias rochosas e montanhosas — Alpes, Pireneus e Cárpatos, por exemplo. Por sua vez, quanto mais se chega ao norte, mais o terreno vai se transformando em baixas planícies, conhecidas como a Grande Planície Europeia. Essas terras baixas também se formam na parte norte-ocidental e se estendem até se encontrarem com os famosos fiordes escandinavos.

De toda forma, a Europa é dividida em várias sub-regiões, cada um com suas características próprias — Península Ibérica e Península Itálica, por exemplo. E é justamente durante o verão que os campos ganham aquele verde, a vegetação se torna mais viva e a luz solar vem para completar o cenário deslumbrante, dando um toque todo especial a essa bela região.

Clima aconchegante

Por se encontrar em uma zona de clima temperado, o clima costuma ser um pouco mais ameno. O verão europeu é marcado por dias mais longos e o pôr do sol acontece mais tarde.

As temperaturas são altas, apesar de o clima variar bastante conforme a região. Afinal estamos falando de um continente vasto e grande — geralmente os países localizados ao norte costumam ser ter clima mais ameno, com temperaturas beirando 20 a 30 graus. Em compensação, os países do sul têm o verão bem marcante, com altas temperaturas, que chegam facilmente aos 35 ou 40 graus durante o dia.

Apesar disso, o clima é muito procurado por turistas, que não se deixam abater pelas altas temperaturas.

Diversas opções de lazer

Durante o verão, os moradores aproveitam o clima para ficar até mais tarde na rua e curtir os dias longos. Afinal, o inverno não permite tanto essa interação social ao ar livre. A parte boa disso tudo é que a Europa conta com muitos parques naturais e atrações gratuitas que podem ser visitadas por turistas e locais.

Grande parte das festas também acontece nessa época. Estamos falando de uma variedade de atrações: festival de vinho e cervejas artesanais, música eletrônica, música clássica, pop, rock, jazz, alimentos e por aí vai.

Conheça os mais famosos:

  • Creamfields, Daresbury, Reino Unido.
  • Isle of Wight Festival 2019. Isle of Wight, Reino Unido.
  • Ultra Europe, Split, Croácia.
  • Wireless Festival, London, Reino Unido.
  • Tomorrowland, Boom, Bélgica.
  • Download Festival 2019;
  • Corrida de Touros em Pamplona, Espanha;
  • Festival Cultural de Gante em Gante, Bélgica;
  • Sziget Festival, Budapeste, Hungria.

Basta escolher a opção de entretenimento que mais agrada ao seu gosto e bom divertimento!

Arquitetura

O estilo arquitetônico imponente, único e incomparável presente nas igrejas, catedrais, casas e construções antigas europeias é de deixar qualquer visitante de queixo caído. Vamos apresentar alguns lugares que são berço de um estilo de arquitetura única e que ficam ainda mais deslumbrantes durante o verão. Veja só!

Prédios, cores e azulejos do Porto, em Portugal

As charmosas casinhas construídas à beira do rio D’Ouro bem como todo o seu leito são um dos cartões postais mais famosos de Portugal. O pôr do sol refletido nas águas do rio é, de fato, inesquecível.

As casas geminadas de Santorini, Grécia

Santorini consiste em uma ilha vulcânica formada por 13 vilas. Oia é a mais famosa dentre os vilarejos, graças à sua arquitetura tradicional, com ruas estreita, igrejas de cúpulas azuis e casinhas pintadas de branco. O poético pôr do sol é um clássico para quem visita o verão europeu.

Arquitetura vertical em Amsterdam, na Holanda

Os canais holandeses que remontam ao século XVII são um patrimônio tombado pela Unesco e vale a pena a visita.

Arquitetura de Alberobello na Puglia, na Itália

A arquitetura peculiar e exótica de Alberobello é considerada patrimônio mundial da UNESCO. As construções adotam a tradicional técnica trulli, ou seja, são utilizados os materiais originários do lugar e métodos convencionais locais. Por estar próxima ao litoral italiano, a região é bastante explorada e visitada por turistas.

O que não pode ficar de fora do roteiro?

Vamos apresentar, a seguir, alguns países que você não pode perder durante a sua viagem ao continente europeu.

Croácia

Apesar de um país pequeno, a Croácia surpreende. Seu território é formado por cerca de 1.185 ilhas, todas banhadas pelo belíssimo mar Adriático. Hvar é a mais popular, que ganhou fama e vem sendo bastante badalada, sendo, talvez por isso, considerada a nova Ibiza.

As paisagens naturais compostas pelo mar Adriático são simplesmente incríveis. O local recebe muitos jovens durante a alta temporada no verão, com festas que vão até o amanhecer. Muitos iates e veleiros atracam na costa para curtir as atrações locais. É possível encontrar uma variedade de paisagens no local. E o melhor de tudo é que a região é super preparada para o turismo, oferecendo uma ótima infraestrutura para os viajantes.

Uma boa ideia é alugar um carro e conhecer desde o sul do país (Dubrovnik) até o norte (Zagreb), passando por Split, os Lagos de Plitvice e o Parque Nacional Krka. Além disso, não deixe de conhecer a ilha de Brac, que abriga a famosa Zlatni Rat Beach, considerada a praia mais bela da Croácia.

Suíça

A Suíça não vive somente de estações de esqui e montanhas alpinas cobertas de neve. Apesar de ser um destino famoso no inverno, o país guarda atrações espetaculares também no verão. E, como não poderia deixar de ser, as paisagens e atrativos mudam completamente.

No verão você poderá conhecer as praias de lago cristalinas com tons vibrantes. Vá conhecer Flims (onde está o lago Caumasee) e Kandersteg (onde se situam os lagos Blausee e Oeschinensee).

Além disso, as montanhas dos Alpes adquirem uma coloração verde, e os vinhedos ficam repletos de uvas. Você vai se deparar com aquele típico cenário de filme. Simplesmente encantador.

Não deixe de visitar Genebra, Lucerna, Zermatt, Interlaken, Gruyères e Grindelwald. As opções de entretenimento favoritas dos moradores são as atividades ao ar livre. Afinal, nada melhor do que apreciar a bela paisagem local por meio de trilhas ou de bicicleta, nadar nos lagos e passar um tempo fazendo piquenique nos parques verdinhos pela cidade.

Finlândia

A Finlândia é um país castigado pelo inverno, que é bastante rigoroso. Por isso, a chegada do verão costuma ser bastante celebrada pelos moradores, que aproveitam cada minuto de sol com muita alegria e disposição.

O centro de Helsinki fica lotado de moradores e turistas. Durante o verão, as temperaturas não costumam ultrapassar os 25 graus, geralmente ficam em torno de 15 graus. Mesmo assim, as pessoas vão até as suas casas de verão, curtir o visual das praias e lagos ao redor.

Itália

A Itália é encantadora em todas as épocas do ano. Mas é no verão que ela ganha um charme todo especial. Além de paisagens incríveis e um litoral encantador, a gastronomia é ótima. Existem muitas opções de roteiro para você escolher aquelas regiões que sempre teve vontade.

Costa Amalfitana

As casinhas coloridas e hotéis fincados no penhasco voltado para o mar Mediterrâneo compõem a paisagem que já virou o cartão-postal da região. Estamos falando de um dos mais belos e requisitados locais que formam a rota sul da Itália: a Costa Amalfitana.

A Costa Amalfi tem um clima mais tranquilo e romântico. Os restaurantes locais oferecem uma gastronomia com deliciosos mariscos e frutos do mar. Vale a pena experimentar.

Puglia

A região é banhada pelos mares Adriático e Jônico. Não deixe de conhecer as cidades Monopoli, Matera, Otranto, Gallipoli, Termoli e Ilha San Domino.

Riviera Italiana

Se você preferir conhecer o norte da Itália, não deixe de passar por Ligúria, Gênova e Cinque Terre (parque nacional, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO). Além disso, as regiões de Sorrento, Ravello e Positano estão praticamente uma do lado da outra são imperdíveis. Não deixe de conhecer as ilhas de Capri, Sardenha, La Madalena e Sicília.

Espanha

A Espanha é, sem dúvidas, um país encantador no verão. Conheça algumas atrações que você não pode deixar de visitar durante a sua viagem.

Barcelona

A cidade é bastante eclética e se encaixa nas preferências de todos os tipos de viajantes, desde pessoas que gostam de apreciar as majestosas construções arquitetônicas até que busca opções culturais, artísticas e gastronômicas. No verão, você vai encontrar muita animação nas ruas, bares, piscinas e praias.

Aproveitando o assunto, conheça as praias mais procuradas da cidade:

  • Barceloneta;
  • Sant Sebastià;
  • Bogatell;
  • Mar Bella e Nova Mar Bella;
  • Sant Miquel;
  • Nova Icària;
  • Costa Brava.

Islas Baleares

Esse arquipélago espanhol, bastante popular pelo mundo todo, é berço de atrações culturais e praias com paisagens paradisíacas. As suas principais ilhas são Mallorca, Ibiza, Minorca e Formentera , as duas últimas são mais tranquilas e familiares.

Ibiza

Quanto o assunto é badalação e festas intermináveis que duram até o raiar do dia, a ilha é uma das referências mais famosas do assunto. Ela simplesmente não dorme! É possível encontrar pessoas passeando pelas ruas 24 horas por dia.

O público descolado, animado e diversificado torna Ibiza um dos locais mais procurados por quem busca curtir o verão no belo litoral espanhol. Além disso, o centro histórico da ilha é cheio de elementos culturais.

Marbella

As praias e festas animadas e o clima descontraído da Espanha fazem de Marbella um dos locais recomendados para curtir o verão na Europa. O que não faltam são alternativas de bares e restaurantes para curtir as altas temperaturas.

Portugal

Portugal é um dos destinos preferidos dos brasileiros quando o assunto é verão. O país inteiro é encantador e muito simpático e receptivo aos turistas. O ideal é alugar um carro e ir conhecendo as cidades pelo caminho com mais calma e sem preocupação.

Ilhas dos Açores

As ilhas dos Açores pertencem à Portugal. Banhadas pelo Atlântico e formando verdadeiras piscinas naturais, as mais populares são Faial, Pico e São Jorge. Uma excelente atração para quem deseja tranquilidade e sossego, mas quer curtir o verão na Europa.

Litoral Sul

O litoral sul de Portugal é um point super badalado durante o período do verão europeu. A cidade e os seus arredores ficam bastante movimentados, e a lotação dos hotéis chega a ser total. E tanto sucesso não é para pouco.

A região simplesmente guarda um dos cenários litorâneos mais encantadores do mundo todo: o Algarve. As suas falésias, a areia branquinha e as águas cristalinas com tons azulados não restam dúvidas de que o lugar foi desenhado nos mínimos detalhes.

Além do Algarve, visite também Lagos, Faro, Albufeira e Vilamoura. Não deixe de conhecer a praia Dona Ana, em Lagos, considerada uma das mais belas do mundo, Praia de Benagil, em Lagoa, e na Cascata Pego do Inferno, perto de Tavira.

Além das praias, existem outras alternativas de entretenimento: lagos, cachoeiras, bares, restaurantes e boates com muitas festas.

Além da deliciosa gastronomia e dos famosos vinhos, essa pequena nação situada na parte ocidental da Europa guarda atrativos para todos os gostos:

  • apreciar as paisagens e as águas das praias no litoral;
  • conhecer a vista panorâmica da praia de Nazaré e torcer pelos surfistas em meio a ondas gigantes;
  • passear pelo centro de Lisboa;
  • visitar as vinícolas do Alentejo e do Vale do Douro;
  • conhecer o charme da bela cidade do Porto.

França

A França é um assunto à parte quando falamos de atrações turísticas, gastronomia e diversão. O país é simplesmente referência no mundo todo. E não poderia ser diferente no verão. O clima mediterrâneo torna os verões quentes e secos, com poucas chuvas, o que faz com que as pessoas passem boa parte do tempo ao ar livre, afastadas de ambientes fechados.

Conheça algumas sugestões de passeios interessantes durante o verão:

  • ir ao cinema en plein air (ao ar livre);
  • aproveitar as Paris Plages (praias artificiais)
  • passear de bicicleta e fazer piquenique nos parques;
  • curtir os jardins de Paris — Jardins du Luxembourg, Jardin des Tuileries, Parc de Belleville, entre outros;
  • dar um mergulho nas praias da Córsega — uma mini ilha paradisíaca no Mediterrâneo.

A Riviera Francesa com seus lagos cristalinos e campos de lavanda em Luberon são uma das principais atrações do país no verão. Além disso, que tal conhecer as famosas cidades de Cannes, Nice, Saint Tropez e Toulon? São tantos lugares fascinantes para ir que fica até difícil montar um roteiro.

Quais são os benefícios de viajar para a Europa?

Viajar para o continente europeu enche os olhos de pessoas ao redor do mundo todo, incluindo os brasileiros. São diversos os motivos que fazem com que a Europa venha recebendo cada vez mais turistas.

Conheça os principais fatores que levam os viajantes a optar pelos destinos europeus.

Desenvolvimento

A Europa é considerada um dos maiores centros econômicos do planeta. O avanço do capitalismo e a busca por mais crescimento, fizeram com que os países que pertencem a esse continente formassem um bloco econômico, que ficou conhecido como União Europeia.

Trata-se de uma forma de estimular e estreitar ainda mais as relações comerciais e os investimentos entre essas nações. Atualmente, o continente concentra grande parte das áreas industriais, riquezas e tecnologia de todo o mundo.

Distância entre os países

Já pensou tomar café da manhã em Lisboa e jantar em Paris? Saiba que isso é perfeitamente possível por meio da viagem de trem! A distância relativamente curta entre os países europeus permite conhecer vários deles de uma vezes só. Além de tudo, esse meio de locomoção tem um custo considerado normal em relação aos benefícios que proporciona.

Qualidade de vida

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países europeus está entre os maiores do mundo. Tal fato não é à toa e é fruto de planejamento social, investimentos na área da educação e prioridade ao emprego.

No mesmo sentido, a Europa é uma região considerada bastante segura. As taxas de violência são baixas, comparadas com outros países menos desenvolvidos como o Brasil. Mas claro que você não vai dar mole por aí, e deixar seus pertences sozinhos enquanto se distrai com outras coisas, combinado?

Cultura e diversidade social

A Europa é um continente multicultural. É bastante comum, ao caminhar pelas ruas, se deparar com pessoas das mais diversas nacionalidades, desde latinos até indianos, chineses japoneses, americanos, árabes etc.

Esse fato se deve principalmente aos movimentos de migração que têm levado muita gente a sair do seu país para buscar melhores condições de vida em lugares mais desenvolvidos. Entretanto, muitos também estão ali apenas por turismo, fazendo um mochilão, ou em viagem com a família, por exemplo.

Gastronomia de primeira qualidade

A gastronomia europeia, por meio de suas comidas típicas e pratos tradicionais, de disseminou por todo o mundo. A influência dos países europeus teve alto impacto na culinária mundial.

Conheça os pratos típicos mais famosos de alguns países europeus:

  • Alemanha — carne de porco, salsicha, Apfelstrudel, Chucrute e Sauerbraten;
  • Espanha — queijos, peixes, frutos do mar e salsichas, Chicharrón, Paella e Zarangollo;
  • França — Cassoulet, Canard à l’orange e Croissaint;
  • Itália — Pizza de Napoli, Lasagna, Spaghetti;
  • Inglaterra — chá, Fish and Tips e Wellingtonbeef;
  • Portugal — bacalhau, caldo verde, pastel de Santa Clara, francesinha.

Antes de tudo, é importante conhecer um pouco mais sobre cada região e identificar aquelas que mais têm a ver com a sua personalidade, orçamento e disposição. Até porque os locais ficam cheios e você precisa ter em mente que pode enfrentar filas e dividir espaço com muitas pessoas.

Mas não se preocupe, nem mesmo o aumento da demanda de turistas que desembarcam na Europa nessa época é capaz de ofuscar a beleza de cenários estonteantes e paradisíacos.

Curtir o verão na Europa é, sem dúvidas, uma das experiências mais inesquecíveis que você terá em toda a sua vida. O velho continente está repleto de belezas naturais, obras arquitetônicas majestosas, cultura milenar que é preservada ao longo dos anos e, muitas vezes, passada de geração em geração.

Nada melhor do que aproveitar o clima agradável para conhecer melhor essas atrações, não é mesmo? Por isso, não perca mais tempo! Reserve já o seu hotel, verifique o câmbio, contrate um seguro viagem e comece a arrumar as malas!

Quer encontrar passagens baratas? Então vem de MaxMilhas! Nosso foco é conectar pessoas que querem vender suas milhas com pessoas que querem comprar passagens baratas. Além disso, nós cuidamos de todo o processo de emissão e reserva e oferecemos um suporte com atendimento 24 horas!

Deixe um Comentário