7 dicas sobre Madri para quem vai pela primeira vez

O que, afinal, podemos fazer em Madri? Conheça dicas imperdíveis de roteiro na capital espanhola!

O que passa pela sua cabeça quando a cidade de Madri é mencionada? Muito provavelmente você pensa em uma explosão de cores, ritmos e sabores, certo? E, de certo modo, isso está completamente correto. A capital da Espanha (e também a sua maior cidade) é um lugar cheio de informações e curiosidades incríveis.

No entanto, embora seja relativamente conhecida, poucas pessoas sabem exatamente o que esperar de um local como Madri. Por isso, planejar bem a viagem e saber o que espera por você em um dos mais imponentes, antigos e impressionantes cartões-postais da Europa é essencial.

Pensando nisso, preparamos um texto que tem como principal objetivo lhe mostrar quais são as principais dicas para quem visitará Madri pela primeira vez. Ao longo de nossa conversa, descobriremos locais incríveis e imperdíveis para tornar a sua viagem ainda mais especial. Boa leitura!

1. Leia sobre a história do local

Embora hoje a Espanha não faça parte do grande eixo econômico da União Europeia, isso nem sempre foi assim. Séculos atrás, ela e Portugal protagonizaram as Grandes Navegações e foram as primeiras nações unificadas de todo o continente. Com isso, eram muito poderosas, tanto econômica quanto politicamente.

Até hoje, ambos os países trazem em sua cultura fortes raízes daquele tempo. Isso se reflete no modo como os pontos históricos são preservados. Por conta disso, é muito fácil observar edifícios muito antigos nessa cidade espanhola, o que é um prato cheio para aqueles que amam conhecer mais sobre a história dos lugares que visitam.

2. Prepare-se bastante

Além de ler sobre a história do país, é muito interessante se informar sobre outros aspectos, como características culturais, costumes e hábitos daquele povo. Isso torna a visita muito mais fácil e agradável para todos. Praticar um pouco de espanhol (mesmo que seja apenas o básico!) também é importante para evitar confusões na hora de fazer pedidos, por exemplo.

Preparar-se também inclui se informar sobre as linhas de transporte, conferir a localização dos principais hotéis, ter uma lista de restaurantes predefinida, entre outros aspectos. Passear e descobrir lugares novos é muito válido, mas um bom planejamento pode evitar problemas e o gasto desnecessário de tempo.

3. Pratique a imersão na cultura

Outra dica muito bacana para aproveitar a sua viagem à Madri do melhor jeito possível é caprichar na imersão. Em um português bom e claro, se jogue! Esqueça os brasileirismos e tente visitar os pontos turísticos com uma visão completamente diferente. Lembre-se de que você estará em um dos berços da civilização moderna na Europa.

Por fim, quando em Roma, faça como os romanos. Tente se incluir em meio aos madrilenses, que são um povo bastante receptivo e estão sempre prontos para uma boa festa. Assim, você conhecerá essa capital do melhor jeito possível: aprendendo a cultura local com aqueles que moram por lá.

4. Conheça os principais pontos turísticos

Uma viagem à Madri não está completa sem os passeios aos pontos turísticos, não é mesmo? Então, não deixe de incluí-los em seu roteiro de viagens! A seguir, veja alguns dos lugares que não podem ficar de fora de uma viagem à capital espanhola:

Museu do Prado

Um dos mais importantes museus da Europa, foi inaugurado em 1819 e abriga uma imensa coleção de artefatos culturais, especialmente pinturas e esculturas de todo o mundo. Por lá há, por exemplo, obras de Rafael e de El Greco.

Palácio Real

Construído em meados do século 18, o Palácio Real é, até hoje, a maior moradia de realeza em toda a Europa. Nele, estão os Jardins de Sabatini (outro ponto turístico importante da Espanha) e inúmeras riquezas importantíssimas para a história desse país.

Catedral de La Almudena

Construída em uma mescla de estilos que vão do neoclássico ao neogótico, essa catedral é uma das sedes da Igreja Católica na Espanha. Sua construção levou mais de 100 anos para ser concluída e ela é hoje uma das mais simbólicas igrejas europeias.

Praça de Espanha

Palco de muitos momentos históricos, a Praça de Espanha é um complexo artístico em pleno ar livre das ruas de Madri. Por lá, por exemplo, é possível conferir uma série de obras dedicadas ao escritor Miguel de Cervantes, importante autor do Renascimento espanhol.

Podemos citar também locais como a Plaza Mayor e o museu Thyssen-Bornemisza. Esses são apenas alguns dos pontos turísticos mais populares dessa cidade. Por lá, há inúmeras atrações para todos os gostos!

5. Não deixe de conferir a gastronomia local

Ir à Espanha e não conferir os pratos típicos desse país é praticamente uma heresia. Portanto, nada de deixar de conferir alguns dos principais restaurantes da cidade de Madri, que incluem nomes como:

  • Casa González;
  • La Perejila;
  • Tandem;
  • La Malondrina;
  • Saraiba;
  • Los Montes de Galicia;
  • Taberna El Callejon;
  • Restaurante Morgana;
  • La Levantera;
  • GastroVía 61;
  • La Gaditana Castellana.

Além desses restaurantes, é interessante explorar a cidade e encontrar pequenos estabelecimentos, que normalmente fazem comidas típicas de ótima qualidade e oferecem uma atmosfera intimista e com muita história para contar. Não deixe de conferir!

6. Observe a vida noturna da cidade

Quando pensamos em Madri, pensamos em muito sol e ruas arborizadas, com um clima sempre quente. Embora isso seja relativamente verdadeiro (especialmente durante o verão), há muito mais que isso para conferir na cidade. Um dos pontos de destaque, inclusive, é a vida noturna.

Os madrilenses sabem festejar como ninguém, por isso, a noite na cidade também é muito agitada. Há atrações para todos os gostos, incluindo danceterias, casas noturnas e bares que prometem levar a diversão noite adentro. Por isso, se você gosta de baladas e atrações do gênero, Madri também é a cidade certa para você!

7. Vá às compras sempre que possível

Fazer compras em Madri é uma atração turística já conhecida. Por lá, há inúmeros locais destinados exclusivamente para essa atividade, com preços que podem variar bastante de acordo com seu bolso e suas necessidades. Alguns dos pontos quentes de compras são:

  • El Corte Inglés;
  • Calle Serrano;
  • Calle de José Ortega y Gasset;
  • Gran Vía;
  • Calle del Carmen;
  • Calle de Preciados;
  • Calle de Fuencarral.

Apesar dessas dicas de lugares, é válido procurar outras opções de compra enquanto passeia pelas ruas da cidade. Há muitos pequenos estabelecimentos com ótimos preços e artesanatos produzidos por moradores locais. Assim, você não só estimula a economia dos pequenos produtores, como leva para casa produtos exclusivos como lembrança dessa grande viagem!

Gostou das dicas que trouxemos para tornar a sua viagem para Madri muito mais simples? Há inúmeras atividades para fazer nessa cidade e, certamente, você descobrirá as mais interessantes ao explorar os arredores. No entanto, é sempre bom ter um roteiro planejado para evitar imprevistos e não deixar de visitar os pontos mais importantes do local. Boa viagem!

Gostaria de receber mais notícias, dicas e informações sobre turismo, viagens e lugares incríveis? Então, siga a gente nas redes sociais! Você pode nos encontrar no LinkedIn, no Twitter, no Instagram e, claro, no Facebook!

Deixe um Comentário