Ícone do site Blog da MaxMilhas

Os 18  melhores restaurantes no Rio de Janeiro

Saber onde comer no Rio de Janeiro pode deixar sua viagem ainda mais interessante. Venha conferir nossas dicas!

Do churrasco e comida japonesa ao prato vegano. Veja os melhores restaurantes no Rio de Janeiro, para fazer um tour gastronômico na cidade enquanto tiver de passagem.

A cidade maravilhosa atrai turistas o ano inteiro que vêm em busca de suas praias e suas paisagens exuberantes. No entanto, muitos não sabem que o Rio de Janeiro tem uma gastronomia rica, e saber onde comer na cidade pode fazer toda a diferença para sua viagem.

Por isso, deixe as redes de fast food para outra hora: continue sua leitura e descubra os melhores restaurantes no Rio de Janeiro para aproveitar ao máximo sua viagem!

Restaurantes de culinária oriental

Se você não quer gastar muito, mas também quer experimentar comidas e sabores diferentes, selecionamos alguns restaurantes que você deve ir.

São eles: 

1 – Sushi Leblon

Para quem gosta de comida japonesa, o Sushi Leblon já foi várias vezes campeão na categoria Japonês/Oriental dos principais prêmios de gastronomia. Com seu estilo nipo-contemporâneo, há pratos que envolvem ovo de codorna com azeite trufado, por exemplo. Com 3 décadas de funcionamento, não tem como não visitar esse restaurante que vive se reinventando! 

Endereço: Rua Dias Ferreira 256, Leblon

Horário de funcionamento: segunda a domingo das 12:00 as 01:00

2 – Mee

No Copacabana Palace tem outro restaurante que vale a pena visitar, o Mee. 

O chef Kazuo Harada comanda a cozinha especializada em comidas asiáticas. Os pratos vão dos clássicos sushis aos exóticos, como ouriço do mar.  Além disso, seu ambiente é sofisticado e glamouroso. Em 2017, o Mee levou o prêmio de melhor oriental pela Comer & Beber da Veja Rio.

O restaurante conta com uma Estrela Michelin e um menu que homenageia o prêmio, chamado de MEEchelin. 

Endereço: Av. Atlântica, 1702 – Copacabana

Horário de funcionamento: segunda a domingo das 19h à 00h.

3 – Mr. Lam

O Restaurante Mr. Lam, comandado pelo chef homônimo, conta com uma estrela Michelan e três ambientes diferentes com uma coisa em comum: a culinária de dar água na boca. 

Todos os ambientes são decorados como uma forma de lembrar a China, com as melhores técnicas de Feng Shui e uma culinária chinesa muito bem apreciada por quem visita o local. 

Endereço:  Rua Maria Angélica, 21, Lagoa

Horário de Funcionamento: Seg. a Quin.: 19:00 a 00:00h; Sexta: 19h a 01:00h; Sábado: 13:00 a 01:00h; Domingos e feriado: 13:00 as 22:00.

Culinária Francesa

4 – Laguiole Lab

O Laguiole fica dentro do Museu de Arte Moderna (MAM) e é comandado pelo chef Ricardo Lapeyre. Com 1 estrela Michelin, o restaurante tem um cardápio de dar água na boca, uma adega diversificada e uma vista deslumbrante do Pão de Açúcar. 

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Glória

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 12h às 17h

5 – Olympe

Que tal visitar um restaurante francês com influências brasileiras que está na lista dos 50 melhores da América Latina? Sim! O Olympe,  restaurante do chef Claude Troisgros que agora é comandado pelo seu filho, Thomas Troisgros, é perfeito para essa experiência. Com um menu de gastronomia francesa, o restaurante tem até pratos vegetarianos.

Endereço: Rua Custódio Serrão 62, Lagoa

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 19:30 às 00h.

Culinária Italiana

6 – Cipriani

Referência em alta gastronomia italiana, o Cipriani fica no restaurante do Belmond Copacabana Palace. Comandado pelo chef Aniello Cassese (chef revelação em 2017 pela Veja Rio), o restaurante tem um cardápio exclusivo e enxuto que mistura o melhor da Itália com o Brasil. 

Endereço: Av. Atlântica, 1702 – Copacabana

Horário de funcionamento: segunda a domingo das 19h à 00h.

7 – Mamma Jamma

Sair para comer uma pizza com a família ou amigos é uma excelente opção. Por isso, você deve ir a Mamma Jamma, uma pizzaria gourmet, rústica, ganhadora de prêmios que mistura ingredientes clássicos e inusitados que ficam deliciosos. Como: presunto de parma, orégano chileno e até alcachofra! 

Endereço: clique aqui e veja qual está mais perto de você.

8 – Casa Due

A Casa Due é uma excelente opção para quem busca um local para comer com a família e com crianças. Com uma experiência diferenciada e cercada de natureza, o restaurante é comandado por Giuseppe, um italiano que traz o melhor da culinária do seu país natal.

Endereço: Estr. da Barra de Guaratiba, 40 – Barra Guaratiba, Rio de Janeiro – RJ, 23020-822

Culinária variada

9- Lilia Restaurante

Localizado em um casarão do século 19, o Lilia Restaurante tem um cardápio criativo e tradicional feito de acordo com os produtos do dia do mercado. Ou seja, é tudo muito fresco e saboroso. Comandado pelo chef Lucio Vieira, as especialidades da casa são: os tiraditos de Buri, o peixe do dia feito na brasa e a panna cotta de chocolate branco. Perfeito para almoçar com a família!

Endereço: Rua do Senado, 45 – Centro

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 11:30 às 15h.

10 – Blá Blá Champanheria

Que tal provar umas garrafas de espumante e drinks? Bom, no Blá Blá Champanheria, além das bebidas você ainda pode escolher entre comida japonesa, pratos a carte orientais ou brasileiros.  Tudo muito saboroso e em um ambiente aconchegante e despojado.

Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 843, Barra da Tijuca ou R. Jardim Botânico, 710.

Horário de funcionamento: segunda a domingo das 17h às 00h.

Restaurantes especializados em Carnes

Para quem vai fazer uma viagem no Rio e não dispensa um bom jantar em um restaurante sofisticado, separamos as seguintes opções:

11 – Pobre Juan

Para quem gosta de carnes, o point é o restaurante Pobre Juan. Especializado em carnes argentinas, no cardápio você encontra os cortes clássicos e os mais exóticos. 

Endereço: Avenida das Américas, 3900, Barra da Tijuca.

Horário de funcionamento: segunda a domingo das 12h às 23h.

Restaurantes veganos e vegetarianos

Para agradar a todos, segue a lista dos melhores restaurantes no Rio de Janeiro para quem é vegano ou vegetariano.

12 – Teva

O Teva, um dos melhores restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro é conhecido pelos seus pratos originais, petiscos, drinks e sobremesas sem qualquer tipo de proteína animal. Lá você vai encontrar um carpaccio de cogumelos e pastel nepalês por exemplo, que são deliciosos.

Endereço: Rua Henrique Dumont, 110 – Loja B – Ipanema

Horário de funcionamento: terça a quinta, de 12h às 16h e de 18h a 00h. Sexta e sábado, de 12h a 1h. Domingo, de 12h às 22h.

13 – Org Bistrô

Opção perfeita para quem para quem é vegano e vegetariano, o Org Bistrô, além dos pratos lindos e instagramáveis é 100% orgânico e como ingredientes locais. Com uma decoração fofa, colorida e aconchegante, o bistrô é comandado pela chef Tati Lund, nutricionista e apresentadora do Comida.Org, do GNT. Lá você vai encontrar petiscos, saladas, sanduíches e uma feijoada deliciosa. No restaurante você pode comprar também chocolates, vinhos, queijos de cabra e chás, tudo orgânico!

Endereço: Av. Olegário Maciel, 175 – loja G – Barra da Tijuca

Horário de funcionamento: segunda a quarta, de 12h às 20h, quinta a sábado, de 12h às 22h.

14 – Verdin

Já quem prefere uma comida mais saudável, ou mesmo vegetariana, vai adorar o Verdin. Sua linha é mais saudável e funcional, com pratos quentes, saladas e sobremesas, assim como sucos naturais. Os preços são baixos, especialmente se você considerar que o restaurante fica no Leblon!

Endereço: R. Visc. de Pirajá, 422 – Loja A – Ipanema

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 20:30.

15 –  Prana Vegetariano

Pioneiros na gastronomia vegetariana no Rio, o Prana é o restaurante perfeito para comer uma feijoada de cogumelos espetacular. Além desse prato, no restaurante você encontra um cardápio diversificado e várias opções de sobremesas que dão água na boca! 

Endereço: Rua Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico

Funcionamento: segunda a sábado, de 12h às 16h e de 19h às 23h.

Melhores restaurantes com a tradicional comida carioca

Agora, se você quer experimentar o que tem de melhor na culinária carioca, coloque os restaurantes abaixo no seu roteiro!

16 – Esplanada Grill

Dez vezes ganhador do título de melhor carne do Rio, de acordo com a Veja Rio, o Esplanada Grill é um tradicional restaurante de carnes que você não pode deixar de ir. Com mais de 30 anos em Ipanema, lá você irá encontrar cortes clássicos de picanha e T-Bone. Além disso, tem pão de queijo, cebola marinada e a famosa costela de boi que demora 8 horas para assar. 

Endereço: R. Barão da Torre, 600 – Ipanema

Horário de funcionamento: segunda a domingo das 12h às 16h e das 19h às 00h.

17 – Aprazível

Localizado em Santa Teresa, o Aprazível é um destaque quando se pensa em onde comer com a família. A decoração e a vista são lindas, com um estilo tropical, entre árvores nativas e casas antigas. O menu é cheio de clássicos, como moqueca, e conta com um coquetel de frutas surpreendente.

É sempre bom fazer uma reserva, porque é um restaurante bem famoso. E se você quer planejar um jantar romântico, recomendamos escolher a mesa da casa da árvore. A vista é incrível!

Endereço:  R. Aprazível, 62 – Santa Teresa

Horário de funcionamento: terça a sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 18h

18 – Bar Varnhagen

Um bar presente nas noites da Tijuca desde 1944, o Varnhagen é ocupado, especialmente, por moradores locais que o frequentam faz anos. Seu interior é simples, com azulejos brancos e azuis, e cachaças artesanais que enfeitam as prateleiras e fazem a alegria dos clientes.

No cardápio, rabada com agrião e bolinho de bacalhau, como manda a tradição. Sabores clássicos e deliciosos!

Endereço: Praça Varnhagem, 14 A – Tijuca

Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 17h e sábado e domingo das 10h às 17h.

19 – Antigamente

Ainda na faixa clássica e tradicional do Rio, o Antigamente é um lugar onde comer bem e curtir um samba é a chave para criar um ambiente agradável, acolhedor e divertido. Sempre com cerveja gelada disponível, o cardápio conta também com costela no bafo e filé com molho de alho.

Endereço: R. do Ouvidor, 43 – Centro

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 11:30 às 00h e sábado das 11h às 18h.

20 – Filé do Lira

Mais uma opção perfeita para as noites boêmias cariocas: o Filé do Lira é um restaurante muito tradicional no Leblon e serve pratos executivos durante toda a semana. Com opções como picanha com batata e salmão com arroz de brócolis, seus preços são bem acessíveis, ótimos para quem quer matar a fome com uma comida simples e saborosa.

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 658 – loja b – Leblon

Horário de funcionamento: segunda a domingo de 11h às 21h

Pronto! Se você estava procurando onde comer no Rio de Janeiro, seu roteiro está prontinho com as nossas dicas! O Rio é uma cidade cheia de todo tipo de restaurante, pub e bar, com sabores influenciados por todas as partes do Brasil e do mundo. 

Quer planejar sua viagem para o Rio? Encontre suas passagens aéreas aqui ou, se preferir, confira os pacotes de viagem para o Rio de Janeiro da MaxMilhas!

Sair da versão mobile