Por que visitar Belém do Pará?

 

Com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes e 400 anos de história, a capital é famosa em todo Brasil pelo Círio de Nazaré – evento católico em devoção a Nossa Senhora de Nazaré – mas no post de hoje, vamos te mostrar que esta belíssima cidade tem muito mais para te oferecer. Acompanhe nossas dicas e conheça mais sobre Belém!

O que Belém oferece aos turistas?

Turismo Histórico

Podemos começar com um dos aspectos mais atrativos de Belém do Pará: sua história! Para iniciar este passeio indicamos uma visita na Basílica de Nazaré, inaugurada em 1909. Com suas grandes portas de Bronze, a construção é uma réplica da Basílica de São Paulo, em Roma.

Em seguida, faça um passeio no mercado Ver-o-Peso, localizado na Cidade Velha às margens do rio Guajará. O Ver-o-Peso, inaugurado em 1901, é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina e conta com muitos tipos de ervas medicinais e alimentos típicos do Pará. O mais interessante é que ele é abastecido através do próprio rio.

Já que falamos na Cidade Velha, este é um bairro da cidade que conserva a arquitetura colonial de Belém. Por lá é possível encontrar ruas estreitas com calçadas de pedra, sobrados geminados com azulejos portugueses na fachada e muito charme! Vale a pena tirar um tempo e passear por esta história!

O Teatro da Paz é outra atração histórica muito conhecida em Belém. Inaugurado em 1878, ele chama atenção por suas seis colunas coríntias e pelo teto com pintura do italiano Domenico de Angelis. Durante fase de ouro da extração da borracha, o teatro recebeu companhias famosas da Europa, especialmente de música lírica.

Religião e Gastronomia

Além dos aspectos históricos, Belém recebe fiéis de todo o Brasil para o Círio de Nazaré. O círio é uma procissão católica realizada na cidade há mais de dois séculos e reúne, a cada ano, aproximadamente 2 milhões de romeiros.  A romaria acontece sempre no segundo domingo de outubro e sai da Catedral de Belém e vai até a Praça Santuário de Nazaré, que é onde fica a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Agora, quando se trata de gastronomia, a capital do Pará é um show a parte. Seus aromas e sabores são definitivamente inconfundíveis! Se você quer algumas dicas do que provar, aqui vão as principais: o Pato no Tucupi (que é goma de mandioca) e o Tacacá, um caldo feito com tucupi, jambu (erva típica), camarão seco e pimenta-de-cheiro. Depois do prato principal, que tal o tradicional sorvete paraense, um mix de tapioca e açaí? Verdadeiras iguarias!

Infelizmente em um único post não podemos mostrar todas as belezas e atrações turísticas de Belém. Estação das Docas, Bondinho de Belém, Mangal das Garças, Jardim Botânico… As opções são muitas e o conselho final é separar alguns dias de viagem para conhecer tudo que a cidade oferece!

Você já conheceu Belém do Pará? Conhece algum outro ponto turístico que não foi citado neste post? Compartilhe com os outros leitores através dos comentários!

Deixe um Comentário