Quando ir a São Luís: clima e melhor época

As datas da sua viagem podem influenciar muito em como você aproveita a estadia. Venha saber quando ir a São Luís e curta a capital maranhense!

 

Conhecer São Luís é um objetivo de muitas pessoas que adoram praia, sol e calor. Afinal, a capital maranhense é cheia de praias lindas, paisagens de tirar o fôlego e algumas das festas mais divertidas de todo o Brasil. Mas ainda fica a dúvida: quando ir a São Luís para aproveitar mais essa viagem?

No texto de hoje, vamos falar sobre a temperatura, as chuvas e os eventos que fazem dessa cidade o melhor destino para suas férias. Confira!

Sol e calor o ano todo?

Muitas pessoas acreditam não é preciso decidir quando ir aos estados nordestinos do Brasil, porque toda época tem sol e calor. Quanto ao calor, não podemos negar: os estados nordestinos são, normalmente, mais quentes, inclusive no inverno. É possível pegar dias de inverno com 25 ºC em São Luís.

Porém, o sol não é constante. A melhor época para pegar dias claros, ideais para aproveitar a praia, é de julho a dezembro. Nesses meses, o clima é quente e seco, enquanto os ventos ajudam a refrescar quem fica à beira do mar.

Chuva e umidade

Enquanto os meses de julho a dezembro são mais secos, o período de janeiro a julho inclui chuvas constantes por toda a cidade. Em dezembro, elas começam devagar, com média de 100 mm. Em janeiro, a média já sobre para 200 mm. Fevereiro, março e abril são os meses de mais chuva, com média de 400 mm. Depois, a densidade diminui mais uma vez.

De agosto a novembro, as chuvas são muito raras. Quem tem problemas com ares muito secos pode se incomodar entre esses meses. Se você quiser ir em uma época mais úmida, mas sem chuvas frequentes, escolha os meses de junho, julho ou dezembro.

Eventos e pontos turísticos

Decidir quando ir a São Luís sem pensar nos eventos mais famosos da cidade ou nos pontos turísticos que você quer visitar é uma tarefa impossível.

Os lençóis maranhenses, por exemplo, são um ponto atrativo importante da cidade, e a melhor época para visita-los é de junho a setembro, quando as lagoas estão mais cheias. A partir de outubro, a maioria das lagoas estará seca.

Se você quer ver e participar das festas de São João e Bumba-Meu-Boi, saiba que os ensaios já começam em maio, e você pode aproveitá-los tanto quanto as festas em si. As festas ocorrem em junho e julho, e os bois se apresentam nos arraias montados em pontos diversos da cidade.

Já quem quer visitar Alcântara para a famosa celebração da Festa do Divino deve marcar sua viagem para 40 dias depois da Páscoa. A festa é gratuita, acontece nas ruas e é uma celebração religiosa que chama a atenção de pessoas do mundo todo.

Para decidir quando ir a São Luís, você não pode pensar apenas na temperatura e umidade, mas sim no que a cidade tem a oferecer. E, apesar de ser famosa pelos lençóis maranhenses e as praias maravilhosas, São Luís tem muitas atrações para curtir o ano inteiro.

Que tal começar a planejar essa viagem? Entre no site da MaxMilhas para escolher suas passagens aéreas com muito desconto!

Deixe um Comentário