Guia Tailândia: tudo o que você precisa saber para viajar para este paraíso asiático

A Tailândia é um país receptivo para todos os públicos. Praias paradisíacas, paisagens encantadoras, segurança e infraestrutura de qualidade são um dos diferenciais que o país oferece aos turistas. Com o Guia Tailândia você saberá como programar a sua viagem e aproveitar esse paraíso asiático.

A Tailândia é um país do sudeste asiático com uma cultura tradicional muito forte, pois foi o único país da Ásia que não foi colonizado pelos europeus. 

Com paisagens naturais que tiram o fôlego de todos os visitantes, o país está entre os principais destinos visitados pelos brasileiros.

Pensando nisso, criamos o Guia Tailândia para te ajudar a conhecer mais sobre o lugar, facilitando o planejamento da sua próxima viagem.

Embarque na leitura e não perca nenhum detalhe!

Qual a melhor época do ano para visitar?

litoral da Tailândia. Imagem disponível em Unsplash.

A Tailândia pode ser visitada em qualquer época do ano. O país possui duas costas e em cada uma delas a temperatura varia. Por exemplo, enquanto o sol está presente em uma, na outra pode estar chovendo.

Por ser um lugar com muitas praias, as temperaturas oscilantes acabam gerando confusão na hora de escolher a melhor época para visitar o país.

Embora possa parecer uma tarefa difícil, com algumas informações sobre cada temporada você pode programar a sua viagem sem maiores complicações.

Vamos conferir?

Alta temporada

A alta temporada acontece de novembro a fevereiro. É a melhor época para aproveitar o sol e as belas praias, pois em novembro o período chuvoso chega ao fim.

Em dezembro, o calor predomina durante o dia e as noites são mais amenas.

Janeiro e fevereiro são os meses com temperatura elevada, ideal para curtir as praias e outras atrações da Tailândia.

Média temporada 

Acontece de março a maio, tendo como característica as altas temperaturas que podem assustar os turistas. Essa época é considerada a mais quente do ano todo. 

O lado bom é que os passeios por diversas ilhas podem ser bem aproveitados. 

Em abril acontece o ano novo budista e as temperaturas se elevam ainda mais. Nesse período, o país recebe muitos turistas para comemorar o início do ano novo nas praias.

Baixa temporada

Ocorre de junho a outubro. É a época das grandes monções, que são as fortes chuvas.

Julho é o mês mais chuvoso do país, causando alagamentos e outros transtornos. Portanto, não é um período indicado para conhecer o país.

Novembro a março são os melhores meses do ano para visitar a Tailândia. Há uma maior presença do sol, facilitando a visita às diversas ilhas do lugar.

Visto e documentos de entrada

Quem é brasileiro não precisa se preocupar com o visto de turismo para viajar para o país. Esse documento não é exigido. No entanto, é necessário estar com a vacinação contra febre amarela em dia.

A carteira de vacinação é o primeiro documento obrigatório exigido pelas autoridades do país. Ao chegar na Tailândia, o turista passa pela vigilância sanitária e preenche um formulário que precisa ser carimbado.

Após esse trâmite, o passageiro é liberado. Se tiver algum problema com a vacinação, é possível se vacinar no próprio aeroporto.

Documentos pessoais como a carteira de identidade são essenciais para que o turista seja identificado. 

Em resumo, os principais documentos exigidos são: 

  • Carteirinha de vacinação comprovando a vacinação contra a febre amarela;
  • Documentos pessoais para identificação: RG, CPF e Passaporte.

Já o visto não é obrigatório para brasileiros que desejam ou estão visitando o país. 

Quanto custa viajar para a Tailândia?

Arquitetura de Bangkok, na Tailândia. Imagem disponível em Unsplash.

Os custos de viagem para o país dependem do seu orçamento. 

O item mais caro, com certeza, será a passagem aérea. Mas aqui na MaxMilhas você encontra passagens aéreas para a Tailândia com preços que cabem no seu bolso.

Quanto aos gastos no país, a Tailândia possui preços baixos, quando comparada a outros lugares. A moeda que circula no país, se chama Baht.

Atualmente, a cotação da moeda Baht equivale a R$ 0,15. 

No entanto, o ideal é comprar dólar no Brasil e levar para o país, pois é mais simples de trocar pela moeda local.

Quais cidades conhecer?

A Tailândia possui diversas cidades interessantes e cheias de atrações para aproveitar. Para conhecer as principais, é necessário reservar ao menos 20 dias de viagem e conhecer cada canto do país asiático. 

Cidades como Bangkok, Ayutthaya e Chiang Mai não podem faltar no seu roteiro de viagem para a Tailândia.

Vamos começar Bangkok.

Bangkok

Estátua em azul e dourado de um guerreiro com cabeça de dragão. Imagem disponível em Unsplash.

A capital da Tailândia é uma cidade super moderna e cheia de atrações para você curtir. 

Para conhecê-la de forma completa, é importante reservar alguns dias de viagem e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer.

Há prédios antigos, gigantes e modernos. Templos budistas, shoppings de luxo e muita vida noturna.

Templos budistas

Em Bangkok há uma variedade de templos budistas para você conhecer. São monumentos históricos importantes para saber mais sobre a cultura local.

Os principais templos estão localizados no Grand Palace, um palácio próximo ao Rio Chao Praya.

Rua Khao San Road

A mais famosa rua de Bangkok, cheia de agitação e intensidade, é o local que nunca dorme. 

Durante o dia a agitação é para todas as pessoas. Há barracas de comerciantes vendendo diversos produtos. Já no período noturno há casas de show, baladas e restaurantes.

Mercados noturnos 

Na Tailândia, os mercados noturnos são comuns. Assim como a rua Khao San Road, que não para nunca, há lugares onde é possível comprar roupas e outros objetos por preços mais baixos.

Tudo isso acontece durante a noite, onde as ruas são exclusivas para comerciantes e clientes andarem tranquilamente pelo local.

Você já percebeu como Bangkok possui uma variedade de atividades. Apresentamos apenas as principais. Agora vamos saber mais sobre a cidade histórica de Ayutthaya.

Ayutthaya 

Templo budista marrom e dourado. Imagem disponível em Unsplash.

Em um dia é possível conhecer a antiga capital da Tailândia, Ayutthaya. A cerca de 80 km de Bangkok, a cidade se destaca pela presença das Antigas Ruínas do Reino do Imperador Sião.

Lá você encontrará templos antigos, estátuas e outros objetos sobre a religião budista. 

Chiang Mai

Construção tailandesa antiga, em branco e dourado. Imagem disponível em Unsplash.

A exótica e tranquila Chiang Mai é ideal para quem quer fugir da loucura moderna de Bangkok.

Mesmo que você seja adepto da agitação, vale a pena visitar essa cidade tranquila. As opções de passeios são mais culturais e exóticas.

Agora que você já sabe quais são as principais cidades que não podem faltar no seu guia de viagem para a Tailândia, vamos falar de uma coisa muito importante: comida!

Quais as comidas típicas da Tailândia?

Dois homens cozinhando. Imagem disponível em Unsplash.

A gastronomia da Tailândia é formada por comidas mais simples às mais exóticas. Os principais alimentos típicos do país são:

Pad Thai

É o prato mais típico da região, feito com noodles de soja, camarão e cebola. Entre os temperos usados temos: molho de soja, açúcar e pimenta malagueta.

Pineapple Rice

É um arroz frito com abacaxi e especiarias tailandesas. A principal característica desse prato é o sabor agridoce.

Green Curry

Na Tailândia destacam-se o curry verde de leite de coco e pimentas verdes. São pratos que podem ser servidos com arroz, macarrão ou pão sírio.

Mango Rice

É uma sobremesa tradicional da Tailândia. O arroz doce de manga é um prato presente principalmente no verão.

Comida de Rua

A comida de rua nada mais é do que barraquinhas que vendem petiscos, café da manhã e alguns animais como baratas e escorpiões.

Quais os principais tipos de transporte?

Duas motos adaptadas para levar passageiros na Tailândia. Imagem disponível em Unsplash.

Os principais meios de transporte para se locomover na Tailândia são: avião, ônibus, barcos públicos, metrô, táxis e tuk-tuks.

Os tuk-tuks são uma espécie de triciclo motorizado. Possui um design colorido e agilidade nas ruas. Porém, não é muito confortável. Mas vale a pena experimentar.

Os táxis diferem dos nossos táxis convencionais. Assim como os tuk-tuks, os veículos possuem cores como o verde, rosa e amarelo.

Quanto ao preço, possuem um custo mais elevado e podem ocorrer alguns golpes. É importante ter bastante atenção na hora de usar esse meio de transporte.

O Uber também costuma ter valores mais altos. Ideal apenas para se deslocar do aeroporto para o hotel, por exemplo.

O trem é um transporte disponível para viagens mais longas, além de ser uma opção mais confortável que o ônibus.

Falando em ônibus, eles estão em todos os lugares do país e há opções tanto para distâncias maiores ou menores.

Os barcos são usados para transportar passageiros entre as ilhas do sul do país. Na capital, Bangkok, também são usados como transporte público, pois há um rio que corta toda a cidade. 

O metrô também é uma ótima opção para quem quer passear pelo país de forma barata, tranquila e organizada.

Por fim, temos os aviões, usados para realizar viagens aos países vizinhos de forma rápida e segura.

5 dicas de viagem para Tailândia

Estátua gigante de concreto de Buda. Imagem disponível em Unsplash.

Para tornar a sua viagem mais tranquila e sem muitos imprevistos, separamos 5 dicas de viagem para você saber antes de montar o seu roteiro.

1. Planeje-se

Antes de viajar para qualquer país é importante se planejar. Foi pensando nisso que criamos esse guia Tailândia para te ajudar nessa tarefa.

Pesquise por passagens aéreas mais em conta e entenda como o país funciona, quais são as suas regras e exigências, costumes e cultura.

2. Crie um orçamento

Defina quanto dinheiro você vai levar para a Tailândia. Isso vai depender do seu padrão de consumo. 

Lá você encontrará preços baixos, o que é interessante tanto para quem reservou mais dinheiro como para quem está com um orçamento mais apertado.

De qualquer forma, é possível aproveitar as melhores atrações do lugar com os valores baixos.

3. Compre um chip

Para ter acesso à internet rápida e acessível você precisa comprar um chip no momento do desembarque.

Isso vai ajudar você a se deslocar pelo país, tanto por aplicativos de transporte como pelo GPS. Ter internet é fundamental.

4. Atente-se a golpes

Embora viajar para a Tailândia seja seguro, fique atento aos possíveis golpes que podem ocorrer, principalmente, com taxistas e tuk-tuks.

Fora isso, o país é conhecido pelo tratamento super receptivo com os visitantes que chegam ao país. 

5. Observe a higiene e a pimenta

Sempre que for comer tenha atenção à higiene para evitar possíveis problemas com contaminação de alimentos.

Algumas comidas são bem apimentadas. Sempre pergunte se o alimento é apimentado para não ter surpresas desagradáveis com o seu paladar.

Outra curiosidade com relação à alimentação é o uso da colher. Na Tailândia tudo já vem cortado, portanto, lá se come de colher. Se você quiser garfo ou faca terá que pedir. 

Com este Guia Tailândia, você aprendeu tudo sobre o país das praias paradisíacas e já pode começar a planejar sua viagem. Na hora de reservar sua passagem aérea e hospedagem, conte com a ajuda da MaxMilhas para encontrar as melhores ofertas!

Deixe um Comentário