O que fazer no Pantanal: 7 dicas para uma viagem incrível

Já pensou em conhecer o Pantanal? Considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, esta é a maior planície inundada do mundo: uma área de 230 mil km² que cobre grande parte do centro-oeste brasileiro e partes do Paraguai e Uruguai. 

Com esta área imensa, o Pantanal abriga quase 5 mil espécies de fauna e flora, se tornando um dos ambientes mais diversos presentes no Brasil. Com tanto a se ver e fazer, fica até difícil criar um roteiro de viagem que consiga cobrir toda, mas para tentar te ajudar separamos aqui 7 atividades para deixar sua viagem mais especial!

7 dicas de passeios no Pantanal

1. Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense

Quem viaja ao Pantanal busca entrar em contato com a natureza e ver de perto algumas espécies de animais, não é mesmo? O Parque Nacional é uma das oportunidades que você tem de transformar esse sonho em realidade: em seus 135 mil hectares vivem onças pintadas, capivaras, jacarés e cervos. 

Mas atente-se: para conhecer o local, é necessário planejamento. Para fazer um dos passeios de lancha, por exemplo, é preciso solicitar autorização com 15 dias de antecedência. O passeio é especialmente interessante para quem viaja ao Pantanal quando as planícies não estão alagadas (entre abril e setembro), porque é mais fácil de ver os animais.

2. Passeio a cavalo

Fazer um passeio a cavalo bate recorde de recomendação quando o assunto é o que fazer no Pantanal. Tida como a melhor forma de conhecer de perto como é o dia a dia da vida pantaneira, você pode conseguir passeios de cavalo em fazendas da região

Uma dica extra para quem quer se desligar da realidade e contemplar um pantanal ainda mais exuberante é cavalgar ao pôr do sol. E o melhor é que, com as luzes rurais da região, na volta você tem a companhia de um céu espetacular, com muitas estrelas e, se der sorte, até outras surpresas da Via Láctea. Para quem se interessar por uma experiência diferente, também há a possibilidade de acompanhar a cavalo o manejo do gado. 

Estes passeios podem ser feitos em qualquer época do ano, mas entre os meses de abril a setembro, as condições do solo são mais favoráveis.

3. Safári Fotográfico

Viajar para o Pantanal é, sem dúvidas, uma excelente oportunidade de voltar para casa com fotografias incríveis. Quem faz o Safári fotográfico tem ainda mais oportunidades! 

Durante o passeio pelas matas da região, feito em picapes e caminhões adaptados, os turistas têm chances de ver e fotografar sucuris, tamanduás e veados, entre outros animais. As espécies avistadas dependem do período do ano e do horário escolhido para o passeio.

4. Focagem Noturna 

Se observar animais no seu habitat natural é a sua praia, que tal testar esse hobbie durante a noite? Com muitas espécies de hábito noturno, você pode ter um vislumbre do Pantanal sob a luz da lua e encontrar jacarés, lobos, onças pintadas e muito mais durante o passeio. 

A focagem noturna é uma atividade super popular para quem visita o Pantanal e pode ser feita de carro ou barco. Mas é sempre bom lembrar: é importante que o passeio seja feito com empresas responsáveis ou guias locais, que podem ser indicados pelo serviço na hospedagem. 

5. Projeto Arara Azul 

A Arara Azul é um dos símbolos nacionais e essa é a chance de você conhecer um projeto que lutar pela preservação da espécie, que infelizmente se encontra ameaçada de extinção. 

O Projeto Arara Azul está no Pantanal desde 1990 e, de lá pra cá, já conseguiu ajudar a proteger a população local da ave, que cresceu de 1500 para mais 5.000 araras. A visita, além de te colocar cara a cara com a beleza da Arara, te leva a refletir e tomar consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente.  

6. Forte Coimbra

Que tal aproveitar a viagem para conhecer um pouco da história do Brasil? O Forte Coimbra é uma construção portuguesa, erguida durante o século XVIII. No Forte, que representou um ponto estratégico na Guerra do Paraguai, estão a  base do Exército e um hotel militar. 

Vale a pena visitar este ponto turístico pela sua paisagem exuberante e também pelo seu museu – que expõe armas e documentos que contam a história da Guerra do Paraguai.

7. Casa do Artesão

Nem só observar e viver a natureza está na lista do que fazer no Pantanal: para conhecer mais da cultura da região e comprar algumas lembranças locais, a dica é visitar a Casa do Artesão. O prédio, que funcionou como presídio Estadual entre 1905 e 1970, conta com uma exposição de obras de mais de 30 artesãos.

Para fazer as esculturas vendidas no local, os artesãos usam matérias-primas como sementes, argila e couro de peixe. São peças produzidas por artistas locais e a partir de materiais da região! Uma ótima ideia de presente para amigos e familiares, já que são uma boa representação da cultura do Pantanal.

Qual a melhor época para visitar o Pantanal? 

Assim como praticamente qualquer destino, a melhor época para visitar o Pantanal vai depender do que você procura na sua viagem. Neste caso específico, o que mais impacta as atividades e o clima que vai te receber no centro-oeste brasileiro são os períodos de chuva e de seca. 

Novembro a maio: época de chuva no Pantanal

Esta é considerada a baixa temporada no Pantanal, onde os preços caem e você pode conhecer uma das áreas mais diversas do Brasil com mais economia. 

No entanto, por ser época de chuvas, o nível dos rios sobe e o Pantanal se torna ainda mais alagado. Apesar disso beneficiar passeios de barco e conhecimento da vida marinha, isso significa que você vai avistar menos animais terrestres e que alguns passeios em terra não vão poder ser feitos. 

Junho a outubro: época de seca no Pantanal 

Durante a alta temporada, o nível da água abaixa, por ser período de seca, e, com menos áreas alagadas, os animais terrestres são mais fáceis de serem avistados em excursões pelo Pantanal. 

No entanto, por se tratar da época mais popular de viagem para a região, os preços sobem e a procura é alta, então é preciso reservar passagens e hospedagens o quanto antes! 

 

Acreditamos que todo mundo deveria ter a oportunidade de ver o Pantanal de pertinho pelo menos uma vez na vida. Uma das áreas mais plurais e exuberantes do Brasil, as vistas da região chegam a ser surreais, principalmente para quem está acostumado com o clima de cidade grande. 

E aí, pretende fazer uma visita ao Pantanal? A gente te ajuda a encontrar a melhor passagem para te levar até lá! 

 

Deixe um Comentário