Quais os maiores aeroportos do mundo?

Existem aeroportos de todos os tamanhos no mundo, mas você já se perguntou qual o maior de todos eles? Então dá uma conferida na lista que trouxemos para você.

Sem tempo para ler? Ouça este texto no player abaixo!

Quando o 14 Bis voou em 1906, ninguém – nem mesmo Santos Dumont – imaginava a proporção que o avião e seus aeroportos poderiam tomar. Hoje, atravessamos oceanos e continentes para pousar em locais onde podem passar mais de 100 milhões de pessoas!

Esse número é surpreendente, não é mesmo? E isso é referente a apenas um aeroporto – o maior deles, no caso. Mas para que você não fique curioso, vamos listar os maiores aeroportos do mundo por tráfego de passageiros. Tem alguma suspeita de quais são? 

1) O maior aeroporto do mundo está em Atlanta

Achou que o maior aeroporto do mundo estivesse em Nova York, na Europa ou na China? Achou errado! O Aeroporto Hartsfield-Jackson está localizado em Atlanta e é o responsável pelo número do início deste texto. São 103 milhões de pessoas que transitam por aqui durante um ano.

Ele conta com cinco pistas para pousos e decolagens, recebendo aproximadamente 2500 voos por dia. São aproximadamente 250.000 pessoas que passam no aeroporto em 24 horas. Um número e tanto! 

2) Aeroporto Internacional de Pequim, o segundo da lista

O país mais populoso têm o segundo e o nono maiores aeroportos do mundo – mas a gente vai deixar o nono para quando chegar a sua vez. O de Pequim, segundo desta lista, recebe 95 milhões de pessoas por ano. Não está tão longe do de Atlanta…

Em 2008, ele foi expandido devido aos Jogos Olímpicos que aconteceram na cidade e, graças a isso, se tornou o maior de todo o continente asiático. É ouro para Pequim – pelo menos na Ásia. 

    3) Dubai, um aeroporto cada vez maior

    Dubai já tem sido um local que tem atraído um número maior de turistas a cada dia que passa. Logo, o seu aeroporto tem refletido esse aumento no número de passageiros que passam por lá. São, por ano, 88 milhões de pessoas no meio desta joia do Oriente Médio.

    4) Um país pequeno, mas um grande aeroporto: vamos à Tóquio

    O tamanho do Japão engana os desavisados. O país asiático encanta por sua cultura única e tem cidades enormes, contradizendo o seu próprio tamanho. O mesmo podemos falar do Aeroporto Internacional de Tóquio, o quarto desta lista.

    Com 85 milhões de pessoas transitando por ano, o aeroporto é um constante ponto de chegada e partida dos japoneses – e, claro, dos turistas internacionais.

    5) De volta às Américas: Los Angeles, o quinto da lista

    Fechando o top 5 da lista, estamos de volta às Américas. Mais especificamente, em Los Angeles. O Aeroporto Internacional de LA recebe 84 milhões de pessoas anualmente e está na quinta posição dentre os maiores aeroportos do mundo. 

    6) Ainda nos EUA, mas agora em Chicago

    Os Estados Unidos continuam no destaque. A sexta posição é de Chicago, com seus 79 milhões de passageiros anuais no Aeroporto Internacional da cidade. Essa posição só é de Chicago por uma diferença pequena para o sétimo colocado.

    7) Finalmente, a Europa: Inglaterra e o aeroporto de Londres

    Cruzando o Oceano Atlântico e indo diretamente à ilha da Inglaterra, chegamos ao Aeroporto Internacional de Londres. A terra da Rainha recebe 78 milhões de passageiros anualmente, sendo o maior de toda a Europa – mas não o único do top 10. 

    8) Hong Kong, a terra dos arranha-céus

    No meio de prédios enormes e uma população cosmopolita, lá está o oitavo maior aeroporto do mundo. Hong Kong, que é um território chinês com governo próprio, recebe 72 milhões de passageiros em seu aeroporto principal. Um grande número para uma grande e importante cidade.

    9) Olha a China de novo: vamos à Xangai

    Xangai é a segunda maior cidade da China e também tem o segundo maior aeroporto do país. Na cidade chinesa, 70 milhões de pessoas passam durante os 365 dias do ano e garantem mais uma posição para o país na lista dos melhores aeroportos do mundo. Sem contar Hong Kong, claro.

    10) Fechando com beleza: Paris

    Esta lista não poderia ser fechada de qualquer jeito, não é mesmo? Com chave de ouro e a elegância que só Paris tem, o décimo maior aeroporto do mundo está aqui na cidade luz, recebendo 69 milhões de passageiros por ano que veem a beleza da Torre Eiffel do alto e também do chão. 

    E no Brasil? 

    Os aeroportos brasileiros não estão nem um pouco perto dos que foram citados nesta lista. Mas, para falar que não dissemos sobre nosso país, fazemos a citação ao maior aeroporto do Brasil: é o de Guarulhos, localizado em São Paulo. Nele, 41 milhões de pessoas passam todos os anos entre embarques e desembarques.

    As informações desta lista são de 2017 e podem ser vistas por aqui, disponibilizada pela Airports Council International (ACI).

    Que tal ser um desses milhões de passageiros em cada um dos maiores aeroportos do mundo? Se prepare para uma dessas viagens e desfrute dos destinos mais buscados na Terra!

    Deixe um Comentário