7 erros no planejamento de viagem que você não pode cometer

As viagens sempre proporcionam momentos para relaxar e aproveitar, certo? Porém, quando acontecem erros no planejamento, os imprevistos chegam e atrapalham toda a programação.

Todo mundo ama as sensações de conhecer novos destinos, visitar pontos turísticos conhecidos mundialmente e aprender novas culturas. No entanto, a programação para que uma viagem seja perfeita precisa ser feita com antecedência para evitar as dores de cabeça.

Quer saber quais são os erros no planejamento de viagem que você precisa evitar? Então, veja os itens que listamos e prepare-se para aproveitar as suas férias sem incômodos!

1. Não elaborar um planejamento financeiro adequado

Imagine a possibilidade de ficar pagando as parcelas de uma viagem por dois ou até três anos depois que você já viajou. Ninguém merece! Isso acontece com os turistas que não organizam as suas finanças e acabam se prejudicando com os gastos.

Em razão disso, é recomendável que os turistas analisem os orçamentos e adequem as programações para as suas realidades. A partir de um planejamento financeiro é possível estipular um valor máximo para investir em uma viagem sem prejudicar a situação financeira.

É importante também estipular médias de gastos por dia, separar um dinheiro extra para imprevistos e programar o roteiro da viagem com antecedência.

2. Viajar na temporada errada

A definição de um período desfavorável para uma viagem é subjetiva, uma vez que ela varia conforme os objetivos de cada turista. Por exemplo, se o seu desejo é economizar, escolher a alta temporada não é a melhor opção para o seu passeio.

Dessa forma, antes de comprar a sua passagem, verifique quais são os períodos de alta temporada no destino escolhido e avalie como os preços mudam durante essa época.

3. Deixar as reservas para a última hora

Já escolheu o destino e se empolgou com as opções de roteiro, mas não comprou as passagens e reservou a hospedagem? Cuidado! Para as viagens de avião, a tendência é que os valores fiquem mais altos conforme a proximidade da data de embarque.

Em casos de viagens nacionais, o ideal é que você compre a sua passagem com 30 dias de antecedência, pelo menos. Quando falamos de vôos internacionais, o recomendado é que o passageiro compre o bilhete, pelo menos, 50 dias antes do embarque.

Também não deixe para reservar a sua hospedagem em cima da hora. Dessa forma, você evita a possibilidade de encontrar preços diferenciados devido à alta procura ou hotéis lotados, principalmente em épocas de alta temporada.

4. Esquecer de pesquisar sobre o clima da região

Um dos principais erros no planejamento de viagem é não buscar informações sobre as estações do seu destino no período das suas férias. Por exemplo, em julho é verão nos Estados Unidos e Europa. Enquanto isso, os países da América do Sul enfrentam as baixas temperaturas do inverno.

Com essa dica, além de se prevenir na hora de escolher as melhores roupas para colocar na mala, você consegue fazer toda a programação da viagem. Priorizando os lugares mais recomendados conforme a estação do ano.

5. Não pesquisar sobre os documentos necessários para a viagem

Quais são os países que exigem visto e passaporte? Quais são os destinos que aceitam os turistas apenas com o RG? Essas informações são muito importantes para que a sua viagem aconteça sem imprevistos.

Alguns países que exigem visto possuem um processo um pouco demorado. É o caso dos Estados Unidos, onde os turistas do Brasil precisam se dirigir até o consulado para finalizar o processo.

Portanto, busque essas informações com antecedência para não ficar com o tempo reduzido para realizar todos os trâmites necessários e precisar pagar mais caro com uma solicitação de agendamento emergencial na véspera da viagem.

6. Desconhecer a cultura local

Imagine você se deparando na rua com turistas estrangeiros desrespeitando os costumes culturais da sua cidade. Sem dúvidas, eles passariam uma impressão errada sobre a educação do seu país.

Quando viajamos para outros lugares, é indispensável que a cultura do local escolhido seja, no mínimo, respeitada. É claro que isso não quer dizer que tenhamos que concordar com todas as leis, porém, é preciso tomar cuidado para não enfrentar situações que possam prejudicar a sua viagem.

Um exemplo disso é uma lei muito comum em alguns países, como nos Estados Unidos, em que a população não pode sair na rua ingerindo bebidas alcoólicas com os rótulos aparecendo. Sendo assim, se você quiser comprar uma cerveja para tomar durante uma caminhada, não deixe de solicitar ao vendedor um copo ou saco marrom que cubra a embalagem.

7. Não contratar um plano de celular com cobertura no destino

Embora as conexões de Wi-Fi já estejam dominando as grandes cidades, não são todos os estabelecimentos que oferecem esse serviço de maneira gratuita. Um dos maiores erros no planejamento de viagem é não se programar para não ficar sem conexão telefônica ou de internet, principalmente se você estiver viajando sozinho.

Sendo assim, verifique com a sua empresa de celular se o seu plano atual tem cobertura no destino da sua viagem e, caso não tenha, pesquise quais são as possibilidades para ter sinal em todos os locais do seu roteiro.

Com uma conexão de internet você consegue conferir os roteiros no GPS do seu celular, se comunicar com amigos e familiares e, se for necessário, utilizar os aplicativos de transporte particular.

Agora que você já sabe quais são erros no planejamento de viagem que podem ser prejudiciais, que tal escolher o destino que mais combina com a sua personalidade? Aproveite a sua folga para relaxar, conhecer novas pessoas e culturas, vivenciar aventuras e guardar as melhores lembranças!

Você gostou deste texto sobre os erros no planejamento de viagem? Aproveite a sua visita e assine a nossa newsletter para receber todas as atualizações em sua caixa de entrada!

Deixe um Comentário