City tour Salvador: 5 dicas para conhecer a cidade

A cidade de Salvador é cheia de gente feliz, beleza natural, arquitetura única, comida gostosa e arte. 

Você sabe quais são os pontos turísticos que você não pode deixar de visitar na capital da Bahia? A cidade é conhecida pelo seu carnaval, mas a animação do baiano está por lá o ano inteiro e não faltam opções para visitar durante um City Tour em Salvador.

Você sabia que Salvador foi a primeira capital do Brasil? Os portugueses chegaram por lá em 1549 e ainda hoje é possível ver o contraste social entre os colonizadores e o povo colonizado. A mistura dessa cultura está no DNA dessa cidade. Há igrejas com muito ouro, o dendê, o candomblé, a capoeira, os atabaques, as grandes mansões, os restaurantes luxuosos e as barraquinhas de rua. 

E qual a melhor época para visitar Salvador? Todas! Em Salvador faz calor o ano inteiro e, dependendo da sua crença, as festas para os Orixás são bem famosas por lá. Entre abril e junho são meses de chuva, o que pode atrapalhar um pouco alguns passeios e o trânsito da cidade fica mais lento. 

Agora, veja o que não pode faltar no seu city tour por Salvador!

Veja também: Guia de Salvador

1. Pelourinho e Centro Histórico

vista da igreja de concreto marrom e branco no centro histórico de Salvador

Para começar o city tour em Salvador, você deve tirar um tempo para conhecer o Pelourinho e todo o Centro Histórico, ali você vai imergir na cultura local. As construções do século 17 e 18 do Pelô, viraram Patrimônio da Humanidade. 

Algumas pessoas reclamam da segurança e dizem preferir contratar um guia para aproveitar melhor o local. De qualquer forma, tome cuidado com relógios, correntes e celulares, assim como você faria em qualquer grande metrópole no Brasil. Fora isso, o Pelourinho exalta a cultura baiana, com comida, música, arte e tem sempre alguma apresentação cultural acontecendo.

O comércio, ateliês, restaurantes e bares estão distribuídos nas ladeiras dos bairros e ao redor de algumas praças, sendo as principais delas o Largo do Pelourinho, o Terreiro de Jesus e o Largo do Cruzeiro. Separe um dia todo para curtir o centro histórico, entrar nas igrejas, museus, comer nos restaurantes típicos e barraquinhas de acarajé.

Mercado modelo

vista aérea do Mercado Modelo em Salvador

Você pode começar seu city tour pelo mercado modelo, o mais famoso de Salvador. Lá você encontra lembrancinhas, fitinhas do Bonfim, artesanatos, roupas e muito mais. Se prepare para pechinchar, porque os preços variam de acordo com cada vendedor.

Elevador Lacerda

Vista à distância do elevador lacerda em Salvador

Cartão postal de Salvador, esse local faz parte do sistema de transporte público da cidade. Quando foi inaugurado, em 1873, era o elevador mais alto do mundo. A vista de cima é incrível e, ao desembarcar, você pode conhecer a praça Tomé de Souza e o Palácio Rio Branco e depois caminhar até a praça da Sé. 

Casa do carnaval

Na praça da Sé você encontra uma atração recente: a casa do carnaval. Esse museu interativo conta a história do maior carnaval de rua do mundo, o de Salvador. Um acervo incrível rico em detalhes, decoração colorida e uma sala de dança interativa. 

Catedral Basílica de Salvador

Essa igreja demorou 18 anos para ser construída e usaram mais de 50 mil folhas de ouro. São 13 altares e vale a pena conhecer a arquitetura e história do lugar.  

Na região, tem outras atrações famosas: o Museu da Misericórdia, o Solar do Ferrão e o Convento de São Francisco. A última é uma construção referência na arquitetura barroca da Bahia. 

Museu de Arte Moderna  

Esse museu foi restaurado entre as décadas de 1950 e 1960 e ali você pode ver uma capela, senzala, obras de Tarsila Amaral e muito mais. O local é muito visitado aos sábados, com apresentações de jazz, comidas e bebidas.

2. Forte Santo Antônio da Barra ou Farol da Barra

vista do Farol da Barra em Salvador

Construído antes mesmo da fundação da cidade, esse é um ótimo lugar para iniciar o segundo dia do seu city tour em Salvador. Ali fica o museu náutico da Bahia, que tem um acervo surpreendente com peças que ajudaram a entender a relação do homem com a navegação.

Esse farol foi o segundo construído no continente americano. Além de ser um lugar cheio de história, ali você pode tirar sua selfie perfeita e ainda pegar uma praia na Praia da Barra.

3. Rio Vermelho

Esse bairro é parada obrigatória para os turistas que querem saber como fazer um city tour em Salvador, na Bahia. Leve roupa de banho para aproveitar uma hora de praia pela manhã e depois visite a Casa do Rio Vermelho. Você pode visitar também a praia do Buracão e a Praia da Paciência.

Mercado do Rio Vermelho

Aproveite para almoçar nesse mercado, que é cheio de artesanatos, lojas e, especialmente, comida gostosa.

Casa do Rio Vermelho 

Depois do almoço, conheça a casa em que viveram Jorge Amado e Zélia Gattai. Ali você vive uma experiência completa e íntima do lar desses dois escritores. Esse lugar foi comprado com o dinheiro da venda dos direitos do livro “Gabriela Cravo e Canela”.

Coloque Rua Alagoinhas, número 33 no GPS e visite esse lugar incrivelmente lindo e emocionante.

4. Dique do Tororó

Dique do Tororó com vários barquinhos em Salvador
Foto: Wikimedia Commons

Seguindo com seu city tour em Salvador, vá visitar o famoso manancial natural de Salvador, com 110 mil metros cúbicos de água e que tem oito orixás flutuando. Esse é um lugar que não tem muito o que fazer, aproveite para tirar algumas fotos e já seguir para a próxima atração.

5. Basílica Senhor do Bonfim

Grade da Basílica Senhor do Bonfim em Salvador, Bahia, com várias fitas do senhor do bomfim

Uma city tour em Salvador não é a mesma sem as fitinhas do Bonfim. Essa igreja é o maior centro da fé católica na Bahia e uma bela obra rococó, típica da arquitetura colonial. Amarre uma fitinha na grade da entrada e faça, em silêncio, três pedidos. 

6. Ribeira

Pertinho da Igreja do Bonfim está o bairro da Ribeira, situado na cidade baixa, essa praia tem diversos restaurantes e bares ao ar livre. A parada obrigatória aqui é na sorveteria da Ribeira, que serve diversos sabores desde 1931. Como já não é novidade para ninguém, esse também é um bairro cheio de cultura, história e gastronomia. O pôr do sol na Ribeira é incrível, mas você pode conhecer outro lugar, com um pôr do sol igualmente bonito. 

7. Forte Mont Serrat

Para continuar seu city tour por Salvador vá até o Forte Mont Serrat, um cenário único que acaba passando despercebido pela maioria das pessoas que vão para a Ponta do Humaitá, ali pertinho. O Forte, construído em 1583, é um dos primeiros do país e teve papel fundamental na defesa das nossas terras contra os invasores. Isso sem falar na vista belíssima de toda a Baía de Todos os Santos e da Ilha de Itaparica. Um ótimo lugar para ver o pôr do sol.

8. Corredor de Vitória

No Corredor da Vitória, como é conhecido um trecho da Avenida Sete de Setembro, você pode conhecer o Mahi Mahi, um píer exclusivo e luxuoso com bar e restaurante de gastronomia regional requintada. Essa região tem o metro quadrado mais caro do Norte e Nordeste do Brasil.

O que é o City Tour Panorâmico em Salvador?

Um dos passeios mais tradicionais da cidade. Por ele, você conhece os lugares mais tradicionais de Salvador: Dique de Tororó , Arena Fonte Nova, Praia da Ribeira e Igreja do Bonfim, Ponta do Humaitá e Forte Mont Serrat e Mercado Modelo. Cada empresa de turismo faz um roteiro diferente e é possível conhecer os principais pontos de maneira rápida.

O Tour Panorâmico é ideal para quem tem pouco tempo na cidade e quer conhecer pontualmente alguns pontos turísticos. Geralmente o guia para para fotos e compras.

E aí? Clareou um pouco a ideia de como fazer um city tour em Salvador e quais os principais pontos de visitação? Agora vamos te dar algumas dicas extras, caso você tenha tempo de sobra para conhecer melhor essa cidade maravilhosa.

9. Conheça as praias. 

Visitar as praias de Salvador é tudo menos perda de tempo. Itapuã, Praia do Flamengo e Praia de Stella Maris são as principais.

10. De trem pelo subúrbio de Salvador

Nem Pelourinho, nem Igreja do Bonfim, nem Farol da Barra: bora pegar o trem e fugir pro subúrbio de Salvador. Barato financeiramente, mas riquíssimo em cultura, o passeio diferente tem cerca de 13,5 km, saindo da Estação da Calçada e passando por toda a orla da periferia até Paripe, totalizando 10 estações.

A viagem já começa pelos trens pintados com cores e desenhos que remetem à cultura da cidade, mas a dica é saltar na Estação da Plataforma e pegar um barquinho para atravessar até a Ribeira — onde, por sinal, a sorveteria local, aberta em 1931, é um atrativo à parte.

A estação de trem de Salvador funciona de segunda a sexta das 6h às 21h, e sábados, domingos e feriados das 6h às 19h.

11. Porto dos Tainheiros

Mesmo que você não embarque na ideia do trem, o visual de primeira e quitutes para lá de especiais no Porto dos Tainheiros, ideal para quem quer  um city tour Salvador diferente. Lá, a graça é sentar na mureta e apreciar o colorido das embarcações da Ribeira.

A não ser que você queira saborear um prato de frutos do mar à moda local, aí você escolhe entre o A Bordo ou o Tijupá, restaurantes com mesas voltadas para a orla. Delícia pura

12. Largo de Roma e Memorial Irmã Dulce (MID)

O MID, como é carinhosamente chamado pelos locais, fica no Largo de Roma, lá na Cidade Baixa, onde você pode conhecer praticamente tudo sobre essa freira que foi um verdadeiro exemplo de ser humano. No Memorial há peças pessoas de irmã Dulce e várias referências aos trabalhos que desenvolveu.

Vale a pena fazer a visita guiada pra não perder nenhum detalhe. É lá também que fica o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, um lugar cheio de energia que vale a pena visitar independente de religião.

Aberto de terça a domingo das 10h às 17h.

E aí, já vai sair em seu tour pela cidade de Salvador? Para começar, adquira suas passagens para a capital da Bahia e faça as malas para uma viagem cheia de momentos incríveis! 

Deixe um Comentário

Tags: