Aprenda o que é cicloturismo e conheça os melhores destinos para viajar e praticar

A bicicleta é um meio de transporte que oferece múltiplas possibilidades aos seus usuários e o cicloturismo é uma delas. Você pode conhecer o melhor dos destinos enquanto pratica uma atividade saudável.

Bike, magrela, camelo, magrelinha ou bici, não importa por qual nome você costuma chamar a tão famosa bicicleta, uma coisa não podemos negar: ela é um meio de transporte com inúmeros benefícios à saúde e ao meio ambiente.

E esses são alguns motivos para o crescimento do cicloturismo no Brasil e no mundo. Essa modalidade se popularizou bastante durante a pandemia de coronavírus, dada a possibilidade de viajar com uma bicicleta para diversos destinos e evitar aglomerações de pessoas. 

Segundo um monitoramento da Aliança Bike, houve um crescimento de 34% na venda de bicicletas em 2021 em relação ao período anterior. Durante a pandemia (2020), o aumento foi 54%. Logo, a bike tem ganhado cada vez mais espaço na rotina dos brasileiros. 

Se você tem interesse em aventuras e em conhecer lugares incríveis, esse tipo de turismo é o ideal. Neste artigo, explicaremos o que é cicloturismo e quais são os melhores destinos para  praticar no Brasil. Continue conosco!

Veja também: Quais são os tipos de turismo? 

O que é o cicloturismo?

O cicloturismo é uma modalidade de turismo na qual o principal meio de transporte é a bicicleta. Sua principal característica é realizar o percurso de grandes distâncias sobre duas rodas. 

Diferente de outros tipos de ciclismo, o cicloturismo preza pelo conhecimento e superação de limites. Nesses pontos residem as diferenças entre um passeio de bicicleta ou ciclismo.

Existem dois tipos de cicloturismo: com suporte e autônomo. No suporte, o turista recorre a outros veículos para transportar sua bicicleta em determinados momentos do trajeto. 

No autônomo, por sua vez, esse trajeto é percorrido integralmente de bicicleta, o que pode ser realizado tanto em grupo como individualmente. 

O cicloturismo também possui o benefício de ser mais econômico do que uma viagem tradicional, uma vez que os gastos com transporte são reduzidos.

Além disso, é um tipo de turismo sustentável e ecológico, pois a bicicleta é um veículo que não emite poluentes. 

5 melhores destinos para o cicloturismo

Você deve estar se perguntando: onde fazer cicloturismo? 

Podemos encontrar lugares incríveis para praticar o cicloturismo no Brasil e no mundo. Existem trajetos, inclusive, para todos os níveis, tanto para iniciantes quanto experientes. 

A seguir iremos listar as 5 melhores rotas para você praticar cicloturismo no Brasil. Confira!

1. Serra da Canastra – MG

Para quem deseja praticar cicloturismo em Minas Gerais, a Serra da Canastra é uma ótima alternativa. A serra é um dos parques nacionais mais importantes do Brasil, abrigando paisagens naturais e pequenas estradas. 

Localizada no sudoeste de Minas, a Serra da Canastra fornece 500 km de estradas e trilhas ótimas para o cicloturismo e mountain bike. Além das paisagens, você pode aproveitar para provar o queijo da região, que é considerada a maior produtora do país. 

2. Santa Teresinha – BA

Foto de uma praça com monumento em Santa Teresinha na Bahia
Foto: Fabiano Linhares, Wikimedia Commons

Santa Teresinha possui uma área com cerca de 55 km destinada à prática do cicloturismo. Neste município, você encontra rotas para todos os níveis de cicloturistas, com um total de 33 roteiros separados em 3 segmentos, como:

  • fácil e média dificuldade (cicloturismo para iniciantes); 
  • difícil (com obstáculos, pedras,  encostas e ladeiras);
  • extremamente difícil (com ladeiras mais acentuadas e trajetos que exigem mais preparo físico).

Todos os roteiros são sinalizados e o parque oferece estacionamento para os praticantes com suporte. Logo, ao praticar cicloturismo em Santa Teresinha, você tem a certeza de que irá encontrar a rota ideal para o seu nível.  

3. Rolante e Riozinho – Rio Grande do Sul

Cachoeira em Rolante e Riozinho no Rio Grande do Sul
Foto: Leandro Egidio Machado Toledo, Wikimedia Commons

Outro trecho interessante para os iniciantes no cicloturismo está entre as cidades de Rolante e Riozinho, no Rio Grande do Sul. Isso porque as estradas de terra são bem sinalizadas e estão em boas condições, tornando a pedalada mais fácil. 

Durante o trajeto, o cicloturista poderá admirar as principais cascatas da região: a Chuvisqueiro e a Cascata das Andorinhas, ambas localizadas entre os municípios. Além disso, se quiser dar uma refrescada, o cicloturista transita ao lado do rio Rolante e, assim, pode separar um tempo para dar um mergulho. 

4. Fortaleza-Jeri – CE

Pedra de Jericoacoara

A rota entre Fortaleza e Jeri é ótima para aqueles que desejam praticar cicloturismo apreciando praias maravilhosas. O trajeto conta com praias com águas cristalinas e paisagens deslumbrantes. 

Essa rota possui ventos favoráveis aos praticantes de cicloturismo e isso favorece a pedalada, tornando-a mais leve. 

No entanto, o trajeto de volta não é recomendado para iniciantes na prática, justamente devido aos ventos. Por outro lado, cicloturistas mais experientes e com um bom preparo físico podem fazê-lo sem dificuldades. 

Outro ponto que é preciso ficar atento nessa rota é ao nível da maré, sendo recomendado pedalar enquanto ela estiver baixa. 

No mais, é uma rota belíssima na qual você não pode deixar de visitar a famosa praia de Jericoacoara, entre outras da região. 

5. Estrada Graciosa – PR

Estrada de paralelepípedos, Estrada Graciosa no RS
Foto: Rodrigo Postol, Wikimedia Commons

A Estrada Graciosa localizada no Paraná é um dos destinos favoritos dos cicloturistas, uma vez que faz parte dos percursos mais bonitos do cicloturismo no Brasil.

A rota tem cerca de 70 km, começando em Curitiba no km 37, com dificuldade moderada. Logo, é preciso se atentar a algumas questões, como:

  • clima e horário, pois dias nublados impedem a contemplação das paisagens naturais;
  • trânsito aos finais de semana, no qual é recomendado realizar o trajeto pelo acostamento;
  • cuidados nas descidas e nas curvas, que costumam ser muitas neste percurso.

Contudo, tomando os cuidados certos, a viagem vale a pena. Além de tudo, a estrada conta com estruturas de lazer para relaxar.

Nelas, é possível encontrar churrasqueiras, sanitários, mirantes com vistas incríveis, entre outros serviços. 

Como vimos, o cicloturismo é um tipo de turismo que oferece possibilidades maravilhosas de viagem. Por conta disso, vale a pena começar a praticá-lo. 

Agora que você já sabe o que é cicloturismo e os melhores destinos para viajar de bicicleta, é hora de escolher uma dessas rotas. Reserve uma passagem aérea para o seu próximo destino agora mesmo!

Deixe um Comentário