Porque conhecer Lucerna, na Suíça

Se seu sonho é conhecer a Suíça, mas não sabe por onde passar, estamos aqui para te convencer a conhecer Lucerna, a pequena e charmosa cidadela no coração do país! 😀

Com uma visão mais do que privilegiada dos Alpes Suíços, Lucerna é um destino que reúne uma mistura harmônica entre antigo e moderno, uma rotina vibrante (mesmo que com ares de cidade do interior), muita história para contar e, claro, chocolates divinos! 

Conhecer Lucerna é uma experiência incrível, porque apesar de bem pequena, com seus quase 80 mil habitantes, a cidade tem muito a oferecer aos olhos curiosos de turistas. Com tantas possibilidades fica até difícil definir o que você não pode deixar de fora do seu roteiro, mas hoje separamos nossos 5 pontos preferidos da cidade para te ajudar a planejar sua viagem!  

5 lugares importantes para quem quer conhecer Lucerna

1. A ponte medieval Kapellbrücke


Não dá para falar de Lucerna sem  falar de um dos cartões postais mais famosos da cidade: a Kapellbrücke (ou, trazendo para o português, a Ponte da Capela). 

A ponte data do século XIV e leva o título de ponte coberta mais antiga de toda a Europa. Sua construção foi pensada para atravessar o Rio Reuss e ser a porta de entrada da cidade. Além de te oferecer uma visão privilegiada do lago, a estrutura de madeira da Kapellbrücke te presenteia com várias pinturas do século XVII, que ilustram a história do país. 

A ponte está conectada à Torre de Água, que já funcionou como prisão, depósito da cidade e, hoje sedia alguns eventos ao longo do ano. Prepare-se para passar muito pela Kapellbrücke (e para se surpreender com algum novo detalhe que antes passou despercebido sempre que fizer a travessia!). 

2. O monumento Löwendenkmal

O monumento Löwendenkmal é um dos lugares mais bonitos e emocionantes de Lucerne. Esculpido numa enorme pedra de granito pelas mãos do artista dinamarquês Bertel Thorvaldsen em 1820, a imagem do leão agonizando é uma homenagem aos soldados suíços que perderam sua vida durante a Revolução Francesa. 

A escultura é enorme e tem um realismo que impressiona qualquer um. Talhada bem próxima ao um espelho d’água próximo ao bosque de Löwenplatz, o monumento é uma parada imperdível na cidade. 

Uma curiosidade interessante é que, na realidade o leão de Löwendenkmal não foi planejado para ser tão melancólico. Esse resultado veio como um ato de rebeldia do artista, que descobriu, durante o processo de criação, que não lhe pagariam o prometido. Diz-se também que ele mudou a forma onde o leão se encontra, fazendo-a se assemelhar a um porco. Olhos atentos conseguem ver essa semelhança! 

3. A Museggmauer e suas 9 torres

Como uma boa cidade medieval, Lucerna era uma cidade murada. Sua muralha, a Museggmauer, foi construída entre 1350 e 1408 e tem grande parte preservada até hoje, contornando o centro antigo e se tornando um dos principais pontos turísticos da cidade. 

Além das longas paredes de pedra, a Museggmauer conta com nove torres, que eram utilizadas para a vigilância de quem se aproximava do local. Dessas nove, a mais famosa é a Torre do Relógio (Zytturm), que pode ser vista praticamente de toda a cidade e era a responsável por marcar a hora oficial de Lucerna. 

As torres ficam abertas para visitação apenas entre abril e novembro e  um passeio bem legal é se desafiar a subir todos os degraus até o topo de alguma das torres para ter uma visão panorâmica (e incrível!) de Lucerna. 

4. A beleza antiga do centro da cidade

Andar pelo centro antigo de Lucerna é um espetáculo à parte na cidade. Passar os dias andando por ali é uma atividade de olhos atentos: as ruas são um museu a céu aberto! 

Além de construções que claramente datam de muito tempo e cantinhos incríveis prontos para serem descobertos, as fachadas do centro de Lucerna carregam um charme a mais: vários afrescos! 

As pinturas dão uma carinha incrível ao lugar, pintando com muitas cores e histórias a paisagem da cidade e te fazendo um convite para sentir uma volta ao tempo. Além disso, são diversas as esculturas que se escondem por ali e esse vai ser um passeio certamente enriquecedor! 

5. KKL – Kultur-und Kongresszentrum Luzern 

Lembra que falamos sobre o equilíbrio perfeito entre antigo e novo que conhecer Lucerne te proporciona? Pois bem, o  Kultur-und Kongresszentrum Luzern (ou, simplesmente, o Centro Cultural de Lucerna) é uma das coisas que ajuda essa magia arquitetônica acontecer!

Uma das construções mais recentes da cidade, datando de 1998, o prédio é pura moderneza e motivo de muito orgulho entre os habitantes da cidade. É ali que se tornam realidade vários eventos culturais como shows, apresentações e conferências. Além disso, o KKL também o lar do Kunstmuseum, que é um dos museus mais importantes da cidade. 

Ah e o mais legal é que o lugar muda ao longo do ano. O que no verão é um espelho d’água lindo, que completa a vista do KKL, no inverno se torna uma pista de patinação no gelo! 

 

E aí, conseguimos te convencer a conhecer Lucerna? Então bora programar essa viagem! 😉

Deixe um Comentário