Um roteiro, sete praias: viaje pelo litoral de Pernambuco!

Nosso país é um dos mais diversos e plurais do mundo, e a gente sabe que com tanto cantinho pra se encantar fica difícil escolher por onde começar a explorar. Para te ajudar a planejar um grande roteiro pelas beleza brasileiras, a gente separou um pequeno guia pelo litoral pernambucano.

O estado de Pernambuco é o lar de muitas praias incríveis e paradisíacas, o que é ótimo, mas ao mesmo tempo torna a seleção de apenas um destino de viagem bem difícil – e é exatamente por isso que escolhemos sete! 😂

De norte a sul: vá além de Recife e conheça mais sobre algumas das mais belas praias de Pernambuco.

Praia de Ponta de Pedras, em Goiana

Foto: Álvaro Mello

A Praia Ponta de Pedras é uma das primeiras praias em Pernambuco, lá no topo do estado, em Goiana. 

A paisagem é simplesmente linda, com as águas cristalinas, num tom de verde claro. O quadro se completa com as pedras do recife que se fazem ver por entre as ondas, deixando a praia com um visual paradisíaco. Apesar de atrair um número alto de turistas em altas temporadas, e principalmente no carnaval, Ponta de Pedras é um lugar bem tranquilo, inclusive em relação ao nado, já que é uma praia de mar calmo. 

A infraestrutura que toma o calçadão é mais simples, mas não deixa a desejar: com cardápios de preço justo, bebida geladinha e pratos bem fartos e gostos, esse é um destino que promete dias para ficar na memória. 

Praia do Forte Orange, em Itamaracá

Descendo um pouco no litoral, chegamos na Praia do Forte Orange, na Ilha Itamaracá, que, como o nome diz, é fica bem pertinho de um dos cartões postais da ilha: a Fortaleza Santa Cruz de Itamaracá, conhecido como Forte Orange. 

Além disso, a praia é um dos pontos mais procurados por turistas no litoral norte de Pernambuco e conta com uma infraestrutura bem interessante. Com o mar bem calminho e águas claras, esse é um ótimo destino para quem viaja com crianças ou quer praticar esportes aquáticos como o velejo, caiaque e stand-up paddle. 

O Forte que dá nome à praia é uma construção que data de 1654, quando os portugueses e holandeses duelavam pela posse da região. Hoje, ele já é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, passou por uma reforma e foi reaberto à visitação e conta como um ótimo passeio para quem visita a praia. 

Praia Coroa do Avião

Foto: Rafael Medeiros

Você não precisa ir longe para chegar no próximo destino: a Praia Coroa do Avião fica numa ilha bem próxima de da Praia do Forte Orange. 

O interessante é que até a década de 70, Coroa do Avião era apenas um banco de areia que surgia por entre as águas quando a maré estava baixa. Com o passar do tempo e o acúmulo de sedimentos, a ilhota se formou  e estabilizou e, hoje, é um destino bastante procurado por turistas.

O acesso é feito por barcos e você encontra uma infraestrutura de quiosques e bares, que te prometem um dia recheado com o melhor da culinária pernambucana. Por alí, as águas também são de um tom de verde que torna a paisagem paradisíaca e, ao cair do dia, o pôr do sol se faz de um espetáculo à parte. 

Praia da Boa Viagem, em Recife

Não poderíamos deixar de falar de uma das praias mais famosas da capital pernambucana, né? A Praia da Boa Viagem é cartão postal e faz parte da história de Recife, conta com uma infraestrutura de robusta para o seu dia e, além de uma vista bonita, tem as águas quentinhas. 

Além de curtir a praia em si, esse é um ótimo local para praticar atividade física ao ar livre, como uma corrida no calçadão para começar o dia bem ou simplesmente aproveitar uma boa água de côco admirando a vista! E apesar de ser conhecida, também, por casos de ataques de tubarão, mas não precisa correr para cancelar a viagem por causa disso! O local é bem sinalizado e, seguindo as normas de segurança, é possível se divertir bastante por ali. 

Ah, e quer saber mais sobre o Recife? Aqui a gente te conta tudo que você precisa para planejar sua viagem! 😉

Praia das Calhetas, em Cabo de Santo Agostinho

Foto: Alexandre Moreira

Pequenininha e deslumbrante, a Praia das Calhetas é um destino de tirar o fôlego. Cercada de verde, com pedras compondo a paisagem e mais uma vez contando com a beleza de águas que mesclam os tons do azul ao verde, esse é um paraíso principalmente para quem está fugindo do caos das cidades grandes. 

Por alí, é possível rechear seu dia: com pesca submarina, mergulho, surf e até mesmo uma tirolesa sobre as águas, a Praia das Calhetas tem atividades para todos os gostos. A Barraca do Artur é uma das recomendações principais para quem vai passar à Calhetas, pois conta com um ótimo atendimento e com um cardápio completo, pronto para te deixar com água na boca. 

Porto de Galinhas, em Ipojuca

Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados no Pernambuco – e não era para menos: com uma paisagem incrível e piscinas naturais formadas pela calmaria do mar, esse é o lugar perfeito para quem busca descanso, paz e tranquilidade. 

Além de relaxar nas águas e se deliciar com os restaurantes que se espalham pelos 16 km de litoral, você pode se jogar em passeios de buggy, fazer um passeio de jangada, ver a vida marinha mais de perto em mergulhos de snorkel, e muito mais. 

Além disso, podemos te garantir que, com as belezas de Porto de Galinhas, você vai ter ótimas fotos de viagem para guardar na memória! 😉

Praia dos Carneiros, em Tamandaré

igrejinha da Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros é um dos pedacinhos mais cheio de charme do Pernambuco. Com águas cristalinas, areia branquinha, rodeada de coqueiros e até mesmo com uma igrejinha do século XVIII para completar o quadro, o lugar é um oásis na terra. Se você busca por uma viagem que una um clima rústico com uma ótima infraestrutura, esse pode ser seu destinos dos sonhos. 

Além de se jogar nas piscinas naturais e aproveitar o cenário paradisíaco para conseguir fotografias incríveis, há muito o que se fazer e conhecer em tamandaré. ALgumas sugestões para rechear os dias com atividades são: fazer um passeio de catamarã, dar uma chance à experiência de stand up paddle, aproveitar um mergulho de snorkel, dar um pulo na Cachoeira do Bulha, conhecer a Reserva Biológica do Saltinho e curtir a vista do Morro do Oitizeiro. 

 

O Pernambuco é um estado mágico, de águas cristalinas e paisagens de deixar qualquer um de queixo caído. Bora planejar essa viagem e conhecer essas praias incríveis mais de pertinho? 😉

 

Deixe um Comentário