Etias Europa: como funciona o visto de entrada para brasileiros
O ETIAS Europa é a autorização necessária para entrar em alguns países europeus, funcionando como uma espécie de ‘visto’ que se torna obrigatório para brasileiros a partir de novembro de 2023.
A Europa é um destino de viagem dos sonhos de muitos turistas. Afinal, esse continente, além de possuir lugares lindos e grandes atrações, oferece fronteiras próximas entre seus países: é possível conhecer diferentes culturas próximas umas às outras.
No entanto, os países da Europa estão reforçando a segurança de suas fronteiras, além de monitorar os viajantes que chegam aos seus países. Por esse motivo, a União Europeia criou o Etias Europa.
Mas não se preocupe: isso não afetará seus planos de conhecer a Europa, é apenas um documento a mais que você precisará obter antes de viajar. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o Etias Europa. Portanto, acompanhe a leitura até o final!
O que é o ETIAS?
A sigla ETIAS significa Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem e consiste em uma forma que alguns países da União Europeia encontraram para fortalecer a segurança das fronteiras e controlar o fluxo de imigrantes aos países.
O Etias Europa funciona como um visto que irá autorizá-lo a entrar e a circular livremente nos países de Schengen.
Quais países europeus vão exigir o ETIAS ?
Os países que irão exigir o ETIAS compõem o Espaço de Schengen, que consiste em um grupo de nações que assinaram o tratado de Schengen. Esse acordo visa regularizar a circulação de pessoas, serviços, bens e valores entre os países.
Atualmente, a Europa não exige visto de pessoas de 62 nacionalidades. O ETIAS procura, portanto, regularizar essa questão. Os 26 países abaixo fecharam esse acordo e passam a exigir o documento:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- República Checa;
- Suécia;
- Suíça.
Os países europeus que não assinaram o tratado de Schengen e não exigem o ETIAS Europa para acessar são:
- Irlanda;
- Croácia;
- Bulgária;
- Chipre;
- Reino Unido
Além disso, existem lugares que estão dentro do espaço, mas não aderiram ao tratado, tais como:
- Groenlândia e Ilhas Feroé, pertencem à Dinamarca;
- Guernsey, ilha de Man, Jersey ou outro território ultramarino pertencente ao Reino Unido;
- Helgoland, na Alemanha;
- Monte Athos, na Grécia;
- Svalbard, na Noruega.
Quais países precisam do ETIAS para entrar em determinados destinos Europeus?
Os 62 países nos quais a população precisa emitir o ETIAS para entrar em determinados territórios europeus são:
- Albânia;
- Antígua e Barbuda;
- Argentina;
- Austrália;
- Bahamas;
- Barbados;
- Bósnia e Herzegovina;
- Brasil;
- Brunei;
- Canadá;
- Chile;
- Colômbia;
- Costa Rica;
- Dominica;
- El Salvador;
- Geórgia;
- Granada;
- Guatemala;
- Honduras;
- Hong Kong;
- Israel;
- Japão;
- Kiribati;
- Macau;
- Malásia;
- Ilhas Marshall;
- Ilhas Maurício;
- Macedônia (Norte)
- México;
- Micronésia;
- Moldávia;
- Montenegro;
- Nauru;
- Nova Zelândia;
- Nicarágua;
- Palau;
- Panamá;
- Paraguai;
- Peru;
- Saint Kitts e Nevis;
- Saint Lucia;
- Saint Vincent;
- Samoa;
- Sérvia;
- Seychelles;
- Singapura;
- Ilhas Salomão;
- Coreia do Sul;
- Taiwan;
- Timor Leste;
- Tonga;
- Trindade e Tobago;
- Tuvalu;
- Ucrânia;
- Emirados Árabes Unidos;
- Estados Unidos da América;
- Uruguai;
- Vanuatu;
- Venezuela.
Como funciona o ETIAS?
Com o ETIAS, o turista recebe a autorização de permanecer por 90 dias no espaço desses países, a cada 180 dias. Agora, se esses 90 dias forem ultrapassados, o turista precisará emitir uma nova autorização específica, que pode ser para viagens de turismo, negócios, trânsito ou estudo.
Porém, vale ressaltar que se o turista for transitar entre os estados membros, ele precisa se certificar de visitar primeiro o país informado no formulário – requisito obrigatório do sistema.
Ao cumprir este requisito, ele poderá circular livremente durante o período de 90 dias corridos.
Como fazer a solicitação do seu ETIAS Europa?
Para solicitar o ETIAS Europa, é preciso preencher um formulário online com os dados pessoais e responder a um questionário que estará disponível no próprio site que emite a autorização.
Contudo, para requerer a sua, você precisará atender os seguintes critérios:
- ter um passaporte válido;
- apresentar um endereço de e-mail;
- possuir um cartão de débito ou crédito para o pagamento da taxa.
O ETIAS Europa terá o valor de ¢7, porém essa taxa dependerá das exigências de autoridades europeias e possíveis encargos administrativos.
Após preencher o formulário e realizar o pagamento, o visto será válido por 3 anos, ou até o vencimento do passaporte. Portanto, durante este período, você poderá viajar e circular entre os países dentro das condições estipuladas pelo sistema.
Finalizados esses 3 anos, é possível renovar o seu visto ETIAS, mas será necessário realizar um novo pagamento da taxa. A boa notícia é que, segundo o site oficial informou em 2022, esse valor não deverá sofrer alterações nos próximos anos.
A partir de quando o ETIAS Europa entrará em vigor?
O Etias Europa entrará em vigor em 2023, com obrigatoriedade prevista para novembro do mesmo ano.
Sendo assim, 2023 será um período de transição, por isso pessoas que possuem viagens marcadas a partir de novembro de 2023 precisam ficar atentas a fim de solicitar seu ETIAS a tempo.
O ETIAS é a garantia de que a sua viagem será segura, promovendo todo o bem-estar que você merece. Dessa forma, não hesite em solicitá-lo assim que a medida entrar em vigor.
Além disso, você não precisará mais apresentar sempre o passaporte entre as fronteiras dos países do espaço de Schengen, uma vez que o ETIAS garante a livre circulação. Portanto, o ETIAS Europa proporcionará alguns benefícios interessantes aos viajantes, não é mesmo?
Agora que você já sabe o que é ETIAS, esse é o momento de garantir a reserva para uma viagem inesquecível à Europa. E, por que não se preparar para visitar o inverno Europeu? Afinal, como vimos, solicitar o ETIAS não é tão complicado como parece.
Portanto, garanta agora a compra das suas passagens e a reserva em um hotel incrível para curtir o inverno Europeu com segurança e conforto.