Museus de Brasília: opções para curtir um dia cultural na capital

Procurando o que fazer em Brasília? A capital é lar de muitos museus que te deixam mais próximos do desenrolar da história do Brasil.

Na lista de programações e opções de passeios em Brasília, os museus estão perto do topo. Se você está em busca de uma viagem cultural, veio ao lugar certo. Como parte do nosso guia completo de Brasília, trouxemos uma lista com os melhores museus para conhecer na capital brasileira.

Museu Nacional Honestino Guimarães 

Museus de brasília - museu nacional

O Museu Nacional é um dos primeiros prédios que você vai ver se destacar na Esplanada dos Ministérios. Arquitetado por Oscar Niemeyer, o museu é uma semiesfera que desponta na paisagem, sendo uma obra de arte por si só. Em conjunto com a Biblioteca Nacional de Brasília ele forma o Complexo Cultural da República. 

O museu foi inaugurado em 2006 e, desde então, não conta com uma exposição fixa. O que o espaço abriga são exposições itinerárias, nacionais e internacionais, além de seminários, festivais de teatro e mostras de filmes. Isso é ótimo, pois te dá a chance de sempre esperar algo novo da sua visita 😉 

A entrada no Museu Nacional Honestino Guimarães é gratuita! 

Memorial JK 

Museus de brasília - memorial JK

Localizado junto à Praça do Cruzeiro, o Memorial JK, assim como o nome induz, é um espaço que guarda a história de um dos presidentes mais evidentes na história da democracia brasileira, Juscelino Kubitschek. 

Já no espaço de entorno do museu você já pode se surpreender: em um pedestal de 28 metros de altura, uma imagem de JK recepciona os visitantes. Na área externa você também encontra uma estátua de Juscelino e sua esposa, Sara Kubitschek em um banco, além do Ford Galaxie LTD de 1954, o último carro do presidente, que fica exposto próximo à entrada do estacionamento. 

Na área interna, você vai poder descobrir mais sobre a vida do idealizador de Brasília e entender onde e como sua história entrelaça com o Brasil que vivemos hoje. O memorial também é o local onde ficam os restos mortais do ex- presidente. 

Ah, e se você quiser saber mais sobre como JK vivia em Brasília nos primeiros anos de construção da cidade, o Museu do Catetinho é uma ótima forma de fazer essa volta no tempo. 

A entrada no museu é mediante ingresso: R$4,00 a inteira e R$2,00 a meia-entrada. 

Memorial dos Povos Indígenas

Museus de brasília - memorial dos povos indigenas

Mais uma construção idealizada por Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas foi pensado em forma espiral como alusão às moradias de uma aldeia do povo Yanomami. Localizado bem em frente ao Memorial JK, o local conta com pinturas indígenas em suas paredes e seu pátio central é feito de areia, remetendo mais uma vez às habitações indígenas. 

O espaço foi criado com o intuito de celebrar e preservar a memória e a cultura de quem habita as terras brasileiras desde muito antes dos portugueses chegarem pelos lados de cá. Para isso, o Memorial conta com um conjunto de objetos e artes de diferentes tribos. 

Além das exposições, é legal sempre ficar de olho na programação do museu, pois sempre acontecem eventos que contam com a participação de representantes de diferentes povos do país. 

A entrada no Memorial é gratuita!  

Museu Nacional dos Correios 

Museus de brasília - museu dos correios

Quer ver de pertinho a primeira carta escrita por ninguém menos do que Pero Vaz de Caminha? No Museu Nacional dos Correios você consegue ter esse gostinho histórico!

O museu foi inaugurado em 1980 e tem um acervo incrível, que conta com 5 andares bem recheados. Ali você vai encontrar mais informações sobre a História Postal, a História Telegráfica e Filatelia. Você vai poder ver de pertinho a evolução de telégrafos ao modo como a transmissão de mensagens acontece hoje em dia. 

Ah, e os colecionadores de selo que se preparem, pois ali eles chegam a sentir o coração até palpitar com a quantidade absurda que compõe a coleção do museu. 

A entrada no Museu Nacional dos Correios é gratuita!  

Museu de Valores do Banco Central 

Museus de brasília - museu de valores

Ok, o nome pode não deixar qualquer um animado, mas a gente garante que o Museu de Valores é um passeio que vale sua visita e pode te surpreender bastante! 

Este é o local perfeito para entender mais sobre a história financeira do país, tendo contato com um acervo de mais de 135 mil peças, que passam por moedas e cédulas, documentos, medalhas e curiosidades não apenas do Brasil, mas também do mundo.  Além disso, o museu conta com exposições temporárias e um ambiente amigável a quem não tem muita familiaridade com o assunto 😉

Ah, e a entrada é gratuita! 

Deixe um Comentário

Tags: