5 Passeios diferentes em Brasília 

A gente sabe que passear pelos pontos famosos de uma cidade é parte importante de um bom roteiro de viagem. Mas temos que confessar: uma das nossas coisas favoritas numa experiência em um novo lugar é conhecer pontos fora da rota turística mais comum! 

Por isso, hoje separamos 5 lugares de Brasília que fogem um pouco das visitas na esplanada dos ministérios 😉 

Veja também: Guia Completo de Brasília.

1. Se jogar nas atividades do Lago Paranoá 

lago paranoá - brasília

O Lago Paranoá é um lago artificial que foi represado em 1959. O lugar é um marco na cidade de Brasília, não somente por conta de sua extensão, recheada de atividades e restaurantes, mas também por conta da Ponte JK, que cruza o lago e é, por si só, um ponto importante na capital. 

Com duas praias artificiais, começar o dia no Paranoá é uma ótima ideia. Por ali, além de curtir a vista e os bares e restaurantes que se espalham pela orla, você vai poder fazer um passeio de barco ou caiaque, aproveitar as águas calmas para curtir um stand up paddle ou simplesmente se refrescar com um mergulho. 

Esse também é um ponto legal de se visitar um dia ao pôr do sol, que deixa todas as atividades aquáticas com um toque a mais de mágica.

2. Curtir um dia no Parque Nacional Água Mineral 

brasília - parque agua mineral

Outro bom passeio para quem curte estar mais perto da natureza é o Parque Nacional Água Mineral, uma reserva ecológica que promete um dia cheio de atividades. Com cerca de 30 mil hectares de extensão, o local conta com piscinas naturais de água mineral, trilhas na mata, espaço para piqueniques e churrasco e boas sombras de árvore para descansar do sol. 

O parque também te dá a chance de conhecer várias nascentes de água pura, inclusive as que formam importantes bacias hidrográficas, como a de Tocantins, do Paranoá e de São Francisco. 

O Parque Água Mineral é a receita garantida de um dia cheio de atividades. A entrada para idades de até 12 anos ou acima dos 60 é gratuita e, para os demais visitantes, o valor é de R$14 por pessoa. 

3. Conhecer a primeira casa de JK em Brasília 

brasilia museu do catetinho

Hoje na forma do Museu do Catetinho, a primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek na capital foi um pequeno prédio construído em madeira e com cômodos bem simples. Foi ali que o então presidente do Brasil construiu seus dias durante a construção da capital. 

O passeio conta com a os móveis originais, exposições de fotografia, peças de roupa e muito sobre a história da cidade. Você vai se sentir voltando no tempo e poderá ver de pertinho o que já foram os quartos de JK, Niemeyer e Sayão. 

4. Aproveitar os mirantes das Torres de TV

torre de tv digital - brasilia

Uma das coisas a se fazer em Brasília é conhecer a cidade do alto dos mirantes de suas duas Torres de TV. 

A primeira dela é mais central, localizada bem próxima à Esplanada dos Ministérios, bem no coração da cidade. Exatamente por isso, a visão lá de cima é uma experiência bem legal, pois você consegue ver grande parte da famosa cidade planejada. Tanto durante a manhã, quanto ao cair da tarde ou anoitecer, a Torre de Tv é uma visita bem legal e você pode emendar o passeio na feirinha de artesanato que fica bem ali pertinho. 

Já a Torre de TV Digital fica um pouco mais afastada do centro de Brasília, é um projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 2012 – e um dos pontos turísticos mais novos da cidade. Com um mirante de paredes e teto de vidro, a torre foi construída em um dos pontos mais altos da região e tem 180 metros de altura, te permitindo ter uma visão bem legal do seu entorno.

5. Conhecer o Salto do Corumbá

salto do corumbá - brasilia

E que tal sair um pouquinho da cidade? A 95 Km de Brasília fica Corumbá, uma área onde a natureza mostra todo o seu esplendor!

Para os mais aventureiros, é possível passar todo o fim de semana por ali mesmo, armando sua barraca numa imensa e maravilhosa área de camping às margens do belíssimo Rio Corumbá. Outra opção é comprar o passe Day Use, para deitar e rolar nas piscinas e tobogãs, entre outras atrações (crianças até 1,35 cm não pagam!)

Para quem quiser virar o sábado e domingo com mais conforto, a Pousada Corumbá fica ali pertinho e é super aconchegante, tanto que é preciso fazer reserva com antecedência.

E aí, quer conhecer mais sobre Brasília? Que tal conferir várias opções de hospedagem e já planejar sua viagem?

Deixe um Comentário

Tags: