Passagem de avião para criança: como funciona e qual o preço médio?

Vai viajar com o pequeno e ainda não sabe como funciona e qual o preço da passagem de avião para crianças? Então fique por dentro do assunto no texto a seguir!

Sem tempo para ler? É só clicar no player para ouvir o conteúdo do texto 😀

Fazer uma viagem em família é sempre uma experiência inesquecível e divertida. Viver momentos de lazer e conhecer novos lugares estando na companhia de quem se ama é realmente incrível. Entretanto, é importante montar um planejamento financeiro realista, uma vez que os gastos podem sair além do esperado, principalmente quando se viaja com crianças.

Diante desse cenário, a boa notícia é que as principais companhias aéreas costumam disponibilizar passagem de avião para criança com descontos ou até mesmo de graça. Nesse sentido, você não vai precisar desembolsar o mesmo valor que fosse para um adulto.

A melhor coisa a se fazer é se informar com a empresa sobre a possibilidade de redução dos preços para os pequenos, uma vez que cada empresa costuma apresentar tabelas específicas.

Quer saber como são cobradas as passagens de avião para bebês e crianças de acordo com as principais companhias aéreas? Continue a leitura deste artigo!

Como funciona a compra de passagens aéreas para crianças?

A compra de passagens para crianças envolve alguns cuidados. Isso porque cada companhia costuma apresentar suas diretrizes próprias com relação ao valor dos bilhetes, documentação, necessidade de estarem acompanhadas dos pais ou responsáveis e outras exigências necessárias para embarcar.

No momento de comprar a passagem, é importante verificar alguns detalhes, como: a escolha da comida, bagagem, turno de viagem (durante a noite as crianças costumam dormir, tornando a viagem mais tranquila), reserva do berço, existência de escalas (o voo direto é o mais indicado).

Qual é a média de valores cobrados na passagem de avião para criança?

Cada companhia aérea tem a sua própria diretriz sobre a cobrança de bilhetes para as crianças. Esse valor costuma variar conforme a idade. Conheça, a seguir, as principais regras.

Latam

A Latam não cobra passagem área para as crianças de até 2 anos de idade. Entretanto, ela não proporciona nenhuma poltrona ou outro tipo suporte especial durante a viagem (bebê conforto, por exemplo). Nesse caso, o pequeno precisa ficar durante todo o trajeto e viajar no colo de seus pais ou responsáveis. Caso queira um assento especial para a criança, deve-se desembolsar o valor da passagem referente ao de um adulto.

Por sua vez, as crianças de 2 até 12 anos completos têm direito a aproximadamente 30% de desconto na passagem. Entretanto, esse desconto não costuma ser válido para as passagens aéreas que estejam em eventual promoção. Neste caso, tanto crianças quanto adultos pagam o mesmo preço.

Gol

A Gol também não cobra a passagem de bebês com até 2 anos de idade se for o caso de voo nacional. Para isso, eles devem viajar no colo do adulto responsável. Contudo, se o voo for internacional, a companhia costuma cobrar apenas 10% sobre o valor da passagem, ou seja, há um desconto de cerca de 90%, além de oferecer a carteirinha bebê conforto, que traz mais espaço e comodidade, tanto para os pais quanto para os pequenos.

Se a criança tiver entre 2 a 12 anos, a Gol oferece passagem com cerca de 25% de desconto sobre a tarifa normal para adultos. Entretanto, essa condição não vale para os trechos que estejam em promoção.

Azul

A companhia não cobra tarifa de passagem para as crianças que tenham até 02 anos de idade, desde que elas viajem no colo do adulto. Contudo, caso você deseje a cadeira bebê conforto, deverá pagar por fora. As crianças de 2 a 12 anos são contempladas com um desconto que varia de 10 a 40%, a depender do destino (nacional ou internacional), do turno e do horário do voo.

Copa Airlines

Essa companhia oferece trajetos internacionais com desconto. Nesse sentido, caso o bebê esteja viajando no colo dos pais ou responsável, o valor da tarifa cobrado costuma ser o referente a 10% do valor de uma passagem total (pois é um voo internacional). Caso o adulto viaje com mais de um bebê, ele deverá comprar um assento adicional. Entretanto, os bebês que têm menos de sete dias não podem viajar.

United Airlines

A United considera que os bebês com menos de 2 anos viajando sem um assento dentro dos EUA, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas não precisam de um ingresso. Os bebês que viajam internacionalmente (incluindo Canadá e México) sem assento precisam ter um bilhete comprado e estão sujeitos a tarifas e impostos infantis.

Os bebês que viajam entre os EUA e o Canadá, ou do México para os EUA ou o Canadá, pagam apenas impostos no bilhete. Bebês viajando sem um assento para outros destinos internacionais, incluindo Guam, cobram 10% da tarifa de adulto no momento da emissão de bilhetes para bebês. Se eles completarem aniversário após o voo de ida, deverão ter o bilhete comprado e ocupar um assento para o voo de retorno.

Iberia Airlines

As crianças menores de 2 anos e que não utilizem uma poltrona terão que pagar somente 10% da tarifa (categoria infantil). Entretanto, caso ocupem um assento próprio, deverão ser consideradas como crianças entre 2 e 11 anos (e incidirão na categoria child). Caso o bebê complete dois anos antes de finalizar a viagem, a sua passagem terá que ser adquirida com a tarifa de criança para a totalidade do voo (ou seja, na categoria child).

Por sua vez, as crianças que tenham entre 2 e 11 anos completos terão um desconto percentual em voos domésticos, a depender da tarifa escolhida (básica, econômica, executiva etc). Porém, caso os bilhetes sejam adquiridos em algum tipo de promoção, pode ser que esse desconto não seja aplicado. Por isso, o ideal é verificar as condições oferecidas pela companhia área no momento da compra.

Quais os benefícios de utilizar passagens inteligentes?

Quem é cadastrado em algum programa de fidelidade ou de recompensa por meio de milhas aéreas pode ser contemplado com alguns benefícios, como descontos e vantagens no embarque. Assim, a emissão de passagens inteligentes por meio de milhas aéreas é uma excelente maneira de viajar mais e aproveitar para pagar menos.

Além das promoções organizadas pelas companhias aéreas, existem sites que vendem passagens com desconto emitidas por meio de milhas acumuladas. A MaxMilhas é uma das empresas que é referência nesse segmento. Essa plataforma conecta usuários que querem ganhar dinheiro com milhas, vendendo para quem quer comprar passagens por um preço menor. As funcionalidades incluem um buscador completo e comparação de preços.

Todas as companhias aéreas costumam oferecer passagem de avião para criança com desconto especial. Porém, é importante ler com cautela o que estabelece a norma interna de cada empresa, uma vez que os descontos e as condições de compra podem variar de acordo com o tipo do voo.

Agora que você conhece as tarifas das principais companhias áreas, que tal se planejar para o grande dia? Conheça algumas dicas de como planejar uma viagem ideal com crianças!

Deixe um Comentário