Hotéis para viagem: tudo o que você precisar saber para escolher o melhor

Precisa de uma ajuda para fazer a reserva de sua viagem? Então, fique com a gente e aprenda sobre o que os melhores hotéis tem pra oferecer. Ah, e se tiver sem tempo para ler, é só clicar no player para poder escutar o conteúdo! 😉 Uma das partes mais importantes da viagem é a escolha do roteiro. Por meio de uma pesquisa, é possível encontrar os melhores locais para visitar, os mais recomendados restaurantes e, o mais importante, os melhores hotéis para viagem. Entre as tarefas que devem ser realizadas, a escolha entre os hotéis deve ser feita com cuidado. Existem muitos fatores que devem ser avaliados, como o tipo da acomodação, o conforto, o preço e a localização. Além disso, se a experiência na hospedagem for boa, o passeio fica mais leve e agradável. Para ajudar você na missão de escolher o hotel mais adequado para sua estadia, preparamos um post com várias dicas. Continue a leitura!

Defina o objetivo da viagem

Primeiro de tudo é importante pensar em qual tipo de viagem vai fazer. Pode ser um passeio com amigos, um fim de semana a dois, férias em família ou somente viagem a trabalho. Independentemente do caso, isso deve ser definido – e levado em conta na hora de escolher o melhor hotel. É claro que, independente dos objetivos, o preço é um grande diferencial. Então, já te adiantamos uma dica: os clientes que adquirem suas passagens aéreas com a MaxMilhas tem 30% de desconto na rede Atlantica Hotels. Com certeza você irá pensar nisso quando decidir, não é mesmo? 😉

Passeio

Para uma viagem turística, a escolha entre os tipos de hospedagens pode ser mais difícil, pelo excesso de opções. Cabe a você selecionar a opção que mais agrada e satisfaz seus objetivos e de seus acompanhantes. Algumas sugestões apropriadas são desde hotéis, casas para temporadas e pousadas. Outros ainda preferem hostels, albergues, resorts e até hotel fazenda.

Negócios

Ao viajar para reuniões de negócios ou até mesmo realizar provas de concurso público, a escolha do hotel deve atender alguns critérios. Imagine ficar longe do local do evento e acontecer algum imprevisto? Nem pensar, certo? Dessa forma, considere se hospedar nas proximidades de seu compromisso. Analise também a distância do hotel em relação ao aeroporto e do comércio. Outra opção interessante para os executivos são os hotéis com estrutura própria para realização de certas tarefas. Exemplo disso são os que possuem grande quantidade de tomadas, boa conexão de internet e salas de reuniões. Um diferencial bastante útil para quem está a trabalho são os serviços de quarto de café da manhã e refeições 24h por dia. Com a correria entre uma atividade e outra, a praticidade na alimentação pode ajudar bastante.

Decida a localização do hotel

Com objetivo da viagem já decidido, chegou a hora de escolher a região do hotel. Com a localização adequada, sua viagem pode ser ainda mais incrível e prática. A seguir, listamos alguns pontos que você deve observar para arrasar na escolha da hospedagem. Vamos lá?

Centro

Hotéis localizados no centro de cidades facilitam no caso de algum problema que tenha para resolver. A facilidade em encontrar diversos tipos de comércios e prestação de serviços é muito bom. Se estiver sem carro então, nada melhor que ter a liberdade de sair de seu quarto a pé para comprar algo necessário. Para escolher os mais bem localizados, pesquise pelo Google a vizinhança. Além do centro, existem bairros bem bacanas para você ficar. Priorize os que oferecem segurança e os mais procurados pelos turistas. Existem os hotéis em áreas bem agitadas e também outros em locais tranquilos. Tudo depende de sua preferência.

Próximo aos pontos turísticos

Os hotéis próximos aos pontos turísticos costumam ser ocupados com maior facilidade. Para evitar surpresas com a falta de quartos, faça a reserva logo quanto estiver decidido seu destino. O segredo de ficar em uma boa localização está em ter paciência, além de dispor de tempo e atenção. Esses itens são essenciais para te livrar de dores de cabeça durante sua estadia.

Afastado dos centros urbanos

Existem hotéis que ficam distantes da agitação das cidades grandes e, consequentemente, custam menos. São locais propícios para o descanso e sossego dos clientes. Por outro lado, o afastamento dos pontos turísticos pode ser um problema, caso esteja sem automóvel. A solução nesse cenário é alugar um carro ou ver como funciona os serviços de transporte público da região.

Escolha o tipo de acomodação

O quarto de hotel varia de acordo com os serviços e a estrutura dos cômodos. A seguir, você acompanha algumas dessas nomenclaturas e entende sobre os tipos de acomodação ofertados aos clientes.

Standard

O standard, considerado o mais simples dos quartos, oferece o suficiente para acomodar os hóspedes. Apesar de simples, atende de forma adequada a casais, solteiros, famílias ou grupos de amigos. É apropriado para qualquer tipo de turismo e também aos que buscam um lugar só para dormir e descansar. Em hotéis que ficam próximos a praias, esse tipo de quarto geralmente tem vista lateral para o mar. Já nas cidades, as janelas dão para o fundo do prédio. Entre os itens oferecidos, estão:

  • cama;
  • luminária;
  • armário;
  • criado-mudo;
  • frigobar;
  • escrivaninha;
  • televisão;
  • telefone;
  • banheiro com sabonete, secador, toalhas, xampu, condicionador e secador;
  • serviço de quarto.

Single

Para os viajantes sozinhos à trabalho ou mesmo para os aventureiros, existe o tipo single. São quartos individuais, com uma ou mais camas de solteiro. Os serviços oferecidos podem variar conforme a disponibilidade de cada hotel. As reservas costumam ser preenchidas por aqueles que buscam um hotel somente para ter onde dormir durante a estadia.

Apartamento

O ideal para uma família ou grupo de amigos é o “apartamento”. Tem conforto, espaço suficiente e quarto duplo, que pode ser usado pelas crianças. Além da cama e das mobílias básicas, há também varanda, banheiros amplos e área para circulação dos hóspedes. Alguns disponibilizam variações, como os mais simples, de nível superior ou os chamados Loft. O grande benefício desse tipo de acomodação é que ela geralmente dispõe de cozinha, ou seja, os hóspedes podem fazer a própria comida.

Master

Conhecidos como quartos executivos, o conceito Master engloba características como acomodação ampla, com possibilidade de caber até mais de uma cama. São mais caros que os Standard e ficam mais bem localizados no hotel.

Master Superior

Parecido com o quarto Master, o tipo superior é mais completo em acomodação e serviços ofertados. Os ambientes da instalação são quarto e sala, separados por uma porta. Pode ser comparado com apartamento, pois ele dispõe de uma maior metragem dos cômodos. O banheiro, na maioria das vezes, tem banheira, e as varandas são compostas por mais móveis. Se deseja ter a melhor vista de seu quarto, com certeza, esse tipo de acomodação é a sua escolha.

Suítes

Com o objetivo de acomodar casais, ou apenas uma pessoa que queira mais conforto, as suítes são ideias. Englobam esse padrão de quartos: as suítes executivas, suíte plus e suíte presidencial. Basicamente elas apresentam banheiros espaçosos e demais estruturas, como mesa de refeições ou de trabalho. Sofás ou poltronas são móveis úteis que também compõem a acomodação, além de uma varanda, para sentir como estivesse em casa.

Quarto de luxo

Nem todos os hotéis têm a opção do quarto de luxo. Somente os de alto padrão concedem essa hospedagem. Neles, você usufrui de um conjunto de serviços de elevada qualidade, com tarifas bem altas. Tudo vale a pena por proporcionar requinte e bem-estar aos hóspedes. Entre os mimos, estão:

  • camas king size com matérias-primas exclusivas;
  • lareiras;
  • hidromassagem;
  • jacuzzi;
  • banheiras.

Aprenda sobre os tipos de camas dos quartos

De uma maneira geral, as camas que compõem os quartos da hospedagem são a de casal ou duas de solteiro. Em muitos estabelecimentos, essa composição pode variar e ter até três camas: todas de solteiro ou uma de casal e duas de solteiro. Caso se hospede com bebês, também é importante conferir com o serviço do hotel se há a possibilidade de quartos com cercado ou berço, para uma melhor acomodação dos hóspedes. Existe um padrão dos tamanhos e estilos das camas, podendo variar de acordo com o país:

  • cama de solteiro, para uma pessoa, apresenta um colchão de tamanho 90cm x 1,90 ––2,00 cm;
  • cama de casal, para duas pessoas, com medida de 1,40 cm x 1,90 ––2,00 cm;
  • cama “queen size”, maior que a de casal e mede 1,53 ––1,60 cm x 2,03 cm;
  • cama “king size”, mais espaçosa do que a cama “queen size”. O colchão mede 1,98 ––2,00 cm x 203-210 cm.

Verifique os serviços oferecidos

É claro que os serviços ofertados pelo hotel não poderiam ficar de fora das nossas dicas. Afinal, de nada adianta ter um quarto maravilhoso, se a hospedagem perde nos demais critérios. Por isso, preste atenção nos serviços oferecidos aos hóspedes, como lavanderia, serviço de despertador, chamada de táxi, aluguel de carros e de cofre etc. Lembre-se também de verificar as taxas que serão cobradas, caso contrário, o que era para ser uma facilidade pode acabar te deixando no prejuízo.

Alimentação

A alimentação servida aos clientes de um hotel deve preencher alguns requisitos básicos. De maneira geral, o café da manhã está incluso nas tarifas de todas as acomodações. O frigobar com algumas bebidas e biscoitos também são disponibilizados nos quartos, com os preços, que ficam fixados em uma lista, próxima aos produtos. Esses alimentos, quando consumidos, são pagos à parte, no momento do check-out. Alguns hotéis oferecem chá e café para os hóspedes prepararem em seus aposentos. Já em relação às refeições principais, é comum ter restaurantes no próprio hotel, com tarifas que devem ser quitadas no fechamento da estadia.

Serviço de quarto

O serviço de quarto é oferecido pelo hotel em que está hospedado e faz parte dos benefícios aos clientes. Entre as atribuições das tarefas estão a arrumação do quarto e até mesmo a entrega de algum pedido feito à cozinha ou recepção. A limpeza é de responsabilidade dos empregados do empreendimento. Entre as tarefas a serem feitas estão a higienização dos banheiros e dos cômodos e a arrumação das camas.

Internet gratuita

Uma dica importante antes de escolher onde se hospedar, é verificar se o hotel oferece serviço de internet gratuito. Afinal de contas, não conseguimos ficar desconectado de amigos e familiares. Imagina esperar voltar em casa para postar suas fotos nas redes sociais? Ou ainda perder aquele e-mail que você estava esperando do seu trabalho? Nem pensar, não é mesmo? Com mais essa comodidade, sem dúvida, sua viagem ficará mais tranquila. Você não vai precisar se deslocar do hotel até uma lan house ou usar os dados móveis de seu celular.

Qualidade do chuveiro

Um dos maiores pré-requisitos para escolher um hotel, e também um dos mais negligenciados. Pode parecer insignificante falar sobre chuveiro de hotel, mas faz toda diferença em uma hospedagem. Após chegar de um passeio ou um encontro de negócios, tomar um banho agradável renovará as suas energias. Para garantir mais esse benefício, veja as opiniões de outros hóspedes sobre. Pesquise se os chuveiros funcionam bem, com água fria e quente e se há um bom espaço para relaxar.

Cordialidade na prestação de serviço da equipe

É comum que surjam imprevistos durante a estadia no hotel. Para resolver esses problemas, os funcionários devem ser atenciosos e prestativos. Ser atendido por pessoas bem-humoradas faz toda diferença em uma viagem. Mesmo que em muitas situações os problemas não sejam solucionáveis, a cordialidade é um ponto a ser valorizado.

Parceria com empresas de turismo

Uma forma de facilitar a escolha e agendamento dos passeios é ficar em um hotel que tenha parceria com empresas de turismo. Na própria recepção você fica por dentro dos serviços e taxas de excursões para aproveitar melhor a região. Sem falar na segurança de ser indicado por um estabelecimento de confiança. Com toda certeza, um bom guia turístico é a melhor saída para conhecer os pontos turísticos da cidade.

Bar conhecido e movimentado

O bar do hotel deve ter bom serviço, com drinks e petiscos de qualidade para saborear. Seja em qual tipo de hospedagem for, ter um tempo para se distrair é bem interessante. Além disso, caso chova no dia de algum passeio, o bar pode ser a melhor opção. Se divertir no ambiente do próprio hotel pode deixar o dia mais animado. Da mesma forma, se o local for bem movimentado, será propício para fazer novas amizades.

Serviços adicionais de bem-estar e lazer

Outra dica antes de escolher em qual hotel se hospedar é checar os serviços adicionais. Veja alguns que podem fazer a diferença na hora da escolha.

Piscinas e saunas

Quando há a opção de se refrescar em uma piscina, o conceito de um hotel melhora bastante. Caso tenha também uma área coberta e aquecida, o lazer é garantido seja em tempos chuvosos ou de forte sol. Como complemento, a sauna é uma ótima opção para quem deseja desintoxicar o corpo e mandar embora o estresse.

Academias de ginástica e musculação

É fato que as pessoas têm cuidado mais de sua saúde e buscado se exercitar mesmo durante as viagens. Dentro deste contexto, muitos hotéis têm inserido em seus serviços academias de ginástica. Aproveite essa tendência e fique em boa forma mesmo longe de sua casa. Verifique apenas as condições de uso, os trajes adequados e a preservação do espaço.

Serviços de beleza

Grande destaque em muitas hospedagens é a possibilidade da pessoa ficar com a pele e cabelos tratados. Os spas e salões de beleza prometem facilitar a vida de hóspedes que precisam de um trato a mais. Vale a pena esses tratamentos por perto, seja por estar na cidade para participar de um evento, um casamento ou somente energizar o seu corpo.

Salas de conferências

Se o objetivo da viagem for negócios, se instalar em hotéis com salas de conferências é de grande ajuda. No local, existe tudo que é preciso para um encontro corporativo, como material audiovisual e demais tecnologias.

Estacionamento

É bem bacana para os hóspedes que moram em cidades próximas saber se o hotel dispõe de estacionamento. Seu carro ficará guardado com segurança e você pode usufruir dele quando achar necessário.

Observe o preço das taxas

Como já mencionado, as taxas fazem parte de muitas conveniências de um hotel. No entanto, fique de olho ao abuso das tarifas. À primeira vista são taxas pequenas, mas, ao usar os serviços, você pode acabar extrapolando os gastos. Outra questão é sobre a reserva. Muitos empreendimentos cobram pela desistência. Verifique se essas taxas não são altas, pois incidentes podem acontecer com qualquer pessoa.

Saiba como escolher hotéis para viagens internacionais

A gente fala agora sobre as viagens no exterior. Escolher um hotel em outros países requer alguns cuidados extras. Abaixo, você encontra alguns pontos importantes.

Verificar o site do hotel

Não confie apenas em sites de busca, visite também o site do hotel que você está considerando. Essa atitude pode ser uma mão na roda para saber mais detalhes sobre a estadia. Como as páginas das reservas de hotel são atualizadas todos os dias, você fica sabendo das ofertas e novidades. Também descobre se o hotel passa por alguma reforma que atrapalhe seus planos, como a reforma da academia, por exemplo.

Ficar atento à moeda do país

Como a moeda de cada país pode variar, preparamos uma lista de orientações sobre a troca de seu dinheiro:

  • países europeus que utilizam o euro como moeda, troque o dinheiro antes da viagem, aqui no Brasil;
  • nos Estados Unidos, compre os dólares em território brasileiro;
  • na Inglaterra, as libras esterlinas devem ser adquiridas no Brasil;
  • nos demais países, troque os euros ou dólares comprados no Brasil pela moeda local do país, quando chegar lá.

Lembre-se de levar um cartão de crédito internacional para aproveitar as vantagens que são oferecidas aos clientes no exterior.

Pesquisar o que as pessoas falam sobre o local

Veja as opiniões de outras pessoas sobre as experiências que tiveram com a hospedagem. Podem ser sugestões de amigos, familiares, conhecidos e em sites de buscas tipo Yelp ou TripAdvisor. Caso escolha as páginas virtuais de pesquisas de hotéis, você verá as opiniões de outros hóspedes, sobre os serviços oferecidos pelo estabelecimento. Nesse caso, tire um tempo e leia as opiniões, para sanar as dúvidas sobre o hotel no qual está pensando em fazer a reserva. O bacana é que nesses sites as avaliações são separadas por itens, como comodidade, localização e limpeza. Também é possível ver as fotos postadas pelos hóspedes e não somente as imagens de divulgação. Só é preciso ponderar as avaliações, porque não há hospedagem perfeita. Podem acontecer situações inesperadas, como em qualquer outro local. Um exemplo a ser citado é a falta de energia. Nesses casos, reveja se a análise do cliente foi a mesma de outras pessoas. Uma boa dica é comparar as críticas e elogios e relevar o que for mais interessante para sua viagem.

Conhecer as dicas de preços

Uma opção relevante para escolher seu hotel no exterior é saber os dias mais recomendados de fazer a reserva. Nos finais de semana os preços ficam mais caros, por isso, é indicado fazer as reservas entre segunda e sexta-feira. Outra alternativa para ter maior economia é selecionar os hostels. Esses estabelecimentos comportam os hóspedes em quartos compartilhados. Uma boa escolha para os mochileiros ou os que querem se aventurar em outros países. Como você pode ver, a escolha de do melhor hotel varia de pessoa para pessoa. Esperamos que, com as nossas dicas, você consiga decidir qual é o melhor hotel para você. Lembre-se também de passar sua experiência de estadia para amigos e demais pessoas. Dessa maneira, outros hóspedes aprenderão a fazer reservas tão bem como você. Agora que já viu com a gente sobre escolher o melhor hotel para sua viagem, veja também as nossas dicas sobre como se preparar para viagens em alta temporada.

Deixe um Comentário