Programação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Cerimônia de abertura

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será no dia 5 de agosto e terá como palco o Maracanã. A produção será dirigida por Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães, com produção executiva de Abel Gomes. O objetivo do espetáculo é sintetizar a cultura brasileira em pouco mais de três horas.

Natação

Entre os dias 6 e 13 de agosto, o Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos – uma construção provisória no Parque Olímpico da Barra da Tijuca – receberá importantes nomes da natação, como o americano Michael Phelps. Maior medalhista olímpico de todos os tempos, Phelps é o grande favorito nas provas de 200 metros medley e 100 metros borboleta.

Basquete

Você sabia que a seleção de basquete masculina dos Estados Unidos ganhou nada menos que 14 ouros olímpicos em 18 edições dos jogos da era moderna? E esse verdadeiro time dos sonhos tem tudo para marcar presença na quadra do Parque Olímpico da Barra da Tijuca no dia 21 de agosto, quando acontece a grande final da modalidade.

Futebol   

Apesar do pentacampeonato mundial, a seleção brasileira de futebol nunca ganhou uma medalha de ouro nos jogos olímpicos. Caso o time comandado por Alexandre Gallo consiga chegar à final da competição – o que aconteceu em Londres, quando perdemos para o México -, a disputa será no dia 20 de agosto, no Maracanã.

Tênis

Quem gosta dessa modalidade não vai poder perder os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que promete reunir atletas como Roger Federer, Novak Djokovic, Serena Williams e Maria Sharapova. Anote aí: a final da competição feminina será no dia 13 de agosto e a masculina será no dia 14. As duas estão programadas para começar ao meio-dia.

Atletismo

As provas de atletismo vão acontecer no Estádio Olímpico João Havelange e contarão com a presença do jamaicano Usain Bolt, que ganhou nada menos que seis medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim e Londres. Se ele vencer as finais de 100 e 200 metros rasos – que acontecerão nos dias 14 e 18 de agosto, respectivamente -, será seu terceiro ouro consecutivo nas duas provas.

Maratona

Considerada a modalidade mais nobre dos jogos olímpicos, a maratona tradicionalmente acontece no último dia de competições. No Rio de Janeiro, os competidores percorrerão pouco mais de 42 km e passarão pelos principais pontos turísticos da cidade. A largada está prevista para as 9h30 e o público poderá acompanhar de graça pelas ruas.

Vôlei de quadra

As seleções feminina e masculina de vôlei do Brasil são consideradas grandes favoritas ao ouro olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro. A seleção feminina é bicampeã olímpica na modalidade. Já a masculina chegou à final nas três últimas edições. A final do feminino acontece no dia 20 de agosto e a do masculino no dia 21, ambas no Maracanãzinho.

Cerimônia de encerramento

O encerramento oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será no dia 21 de agosto e, assim como a de abertura, acontecerá no Maracanã. Nessa ocasião, os vencedores da maratona receberão suas medalhas. Dessa vez, Rosa Magalhães – carnavalesca cinco vezes campeã no Rio de Janeiro – comandará um legítimo carnaval carioca para o mundo inteiro ver.

E então, quais são as competições que você pretende assistir? Conte para a gente nos comentários!

Deixe um Comentário