Quais são as melhores dicas e locais para viajar na terceira idade?

Conhecer as melhores práticas e os locais ideais para viajar na terceira idade é o primeiro passo para uma experiência inesquecível. Acompanhe!

Viajar na terceira idade é uma ótima opção para aproveitar a vida. Isso porque, depois de anos de trabalho, esse é o momento em que você pode fazer as escolhas com maturidade, sem muitas preocupações, com o principal objetivo de relaxar e se divertir.

Há um grande número de pessoas nessa faixa etária que gostam de viajar, por isso, é fácil encontrar um destino que oferece uma infraestrutura adequada, além de boas atrações turísticas. No entanto, outros fatores devem ser considerados ao fazer o planejamento de uma viagem.

Está pensando em viver essa experiência? Continue a leitura deste post e conheça algumas dicas para ter uma ótima viagem na terceira idade.

Escolha o melhor destino

A escolha do destino é um passo importante para viajar na terceira idade. Isso porque, além de encontrar um lugar que ofereça os programas ideais, é preciso observar a infraestrutura dos hotéis e restaurantes.

A segurança do local também deve ser analisada antes da viagem. Se você pretende sair à noite para um jantar ou algum evento, por exemplo, deve analisar qual meio de transporte mais indicado e como acessá-lo. Em um local diferente, evite aceitar ajuda de desconhecidos e procure ter sempre uma companhia por perto.

Alguns destinos se destacam por ter uma boa infraestrutura e os programas ideais para pessoas na terceira idade.

Caldas Novas — GoiásPousada de águas quentes em Caldas Novas

Um destinos perfeitos para relaxar e aproveitar um pouco do ambiente natural é Caldas Novas. A cidade abriga a maior estância hidrotermal do país, além de oferecer ao visitante diversos parques aquáticos, cachoeiras de águas quentes e piscinas com águas naturais.

No Parque Estadual da Serra de Caldas Novas existem cachoeiras cercadas por vegetação cuja temperatura da água chega até a 51 ºC. Além disso, as piscinas de águas naturais têm propriedades terapêuticas.

Gramado — Rio Grande do SulJardim em Gramado, Rio Grande do Sul

A arquitetura de Gramado traz referências europeias para o sul do país. Além de belas construções, a cidade se torna ainda mais charmosa pelo tempo frio, que costuma trazer muita neblina.

Gramado é uma cidade muito florida, com museus e parques temáticos. Por lá, você pode desfrutar bons chocolates artesanais produzidos na cidade, além de visitar uma das várias vinícolas, que tornam o local ainda mais famoso.

Lisboa — PortugalBonde passa por prédio antigo de Lisboa

Mas se a ideia é fazer uma viagem maior e sair do país, uma ótima opção é Lisboa. Isso porque os roteiros turísticos da cidade são carregados de história, gastronomia e paisagens incríveis. Na Torre de Belém, um dos monumentos de Lisboa, você pode subir e apreciar toda a cidade lá de cima.

Um grande atrativo da cidade é o Bairro Alto, onde você pode passear de bondinho, saborear a gastronomia local — como o pastel de Belém — e visitar alguns vinhedos nas redondezas de Lisboa.

Verifique se o local oferece conforto e acessibilidade

Depois de escolher o destino, é o momento de descobrir se o local oferece o conforto e a a acessibilidade de que você espera. Para isso, primeiramente, pense se você tem alguma necessidade especial.

  • As ruas, restaurantes e demais pontos turísticos devem ter rampas de acesso?
  • O hotel deve ter elevador?
  • Os banheiros precisam de alguma adaptação especial?

Uma boa forma de descobrir se o destino oferece uma infraestrutura adequada é entrando em contato com o hotel com antecedência. Seja por telefone, seja por e-mail, procure saber se o local está preparado para receber sua visita.

Pense na alimentação

Caso você tenha alguma restrição ou necessidade especial de alimentação, é importante se preparar. Eventualmente, o próprio café da manhã do hotel pode não ser uma refeição adequada para você e, por isso, algumas surpresas desagradáveis podem surgir.

Conheça o cardápio do local onde você vai se hospedar. Se não cumprir ao que você precisa, pesquise se há algum restaurante ou supermercado nas proximidades. Pode ser que o restaurante tenha o cardápio mais adequado à sua dieta.

Planejar a alimentação, além de evitar preocupação, você consegue evitar, também, surpresas financeiras, já que, dessa forma, você não precisará recorrer a soluções imediatas e mais caras.

Garanta uma consulta médica antes da viagem

Garantir boas condições de saúde é fundamental para conseguir se divertir e aproveitar ao máximo a viagem, não é? Por isso, antes de viajar, é fundamental conversar com o seu médico para que ele faça um check up.

Aproveite a visita ao consultório e peça ajuda para fazer um planejamento dos remédios que serão usados durante a viagem. Caso você tenha alguma medicação prescrita que deve ser consumida frequentemente, é interessante levar todos os remédios que serão necessários no período.

Além disso, não deixe de levar outros medicamentos de eventual consumo, como remédios para dores de cabeça, febre, dores de barriga, prisão de ventre, dores musculares etc. Essa é uma forma de se prevenir e evitar preocupações, caso algum imprevisto aconteça.

Adquirir um seguro viagem também é uma boa ideia para a ocasião. Se a viagem for internacional, essa modalidade de seguro pode ser obrigatória, dependendo do país. Além disso, você garantirá toda a assistência necessária.

Prepare a mala

Prepare a mala pensando no tempo que você ficará viajando e no clima do seu destino. Evite levar roupas além do que será necessário, já que isso pode trazer um peso desnecessário na bagagem, o que gerará uma dificuldade maior em alguns momentos de locomoção.

Mesmo que o destino tenha um clima quente, não deixe de levar uma roupa de frio. É comum que o ar-condicionado do avião deixe a temperatura baixa, por isso, o agasalho é necessário nesses momentos.

Dê preferência a roupas confortáveis, principalmente porque, em uma viagem, é comum que você queira caminhar para apreciar o lugar. Leve um tênis para esses momentos e um calçado aberto para ficar no hotel.

Viajar na terceira idade é incrível não apenas para sair da rotina, mas, principalmente, para viver novas experiências, conhecer novas pessoas, uma cultura diferente e uma gastronomia única. Por isso, além de escolher um local adequado, não deixe de seguir as dicas para que tudo aconteça conforme planejado.

Quer mais algumas dicas de destinos para viajar e ainda economizar? Confira este post e conheça mais alguns destinos baratos para viajar na terceira idade.

Deixe um Comentário