Quando ir a Belo Horizonte: clima e melhor época

Belo Horizonte tem muito a oferecer para aqueles que procuram um bom destino cultural, cheio de museus, restaurantes e eventos. Mas será que você sabe quando ir à capital mineira?

É isso o que revelaremos nesse post! Analisamos o clima, o período de alta temporada e os eventos de Belo Horizonte para descobrir qual é o melhor momento de visitar a cidade.

Acompanhe!

Afinal, quando ir a Belo Horizonte?

Clima

Ao mesmo tempo, Belo Horizonte fica na zona tropical, em um platô e acima do nível do mar. Isso faz com que o seu clima seja o tropical de altitude, que se caracteriza por verões intensos e úmidos e invernos suaves e secos.

O período mais quente e chuvoso engloba os meses entre outubro e março. Nessa época, as temperaturas costumam transitar entre a máxima de 29ºC e a mínima de 19ºC.

Os meses de dezembro e janeiro concentram a maior parte das precipitações. Porém, como Belo Horizonte costuma ter mais de 100 dias de chuva por ano, é desejável evitar o período quente e chuvoso como um todo.

Já a estação mais fria e seca acontece dos meses que vão de abril a setembro. Durante essa fase do ano, as temperaturas oscilam entre a máxima de 25ºC e a mínima de 13ºC.

O mês de junho é o que costuma registrar a menor quantidade de precipitações. No entanto, você terá poucos problemas com chuvas se marcar a sua viagem em qualquer mês que integre a estação fria e seca.

Alta temporada

Graças ao clima ameno, Belo Horizonte é uma cidade que pode ser curtida praticamente o ano todo. Contudo, os preços costumam subir um pouco entre abril e maio, quando acontecem os principais eventos do calendário da capital.

Mesmo assim, a cidade não está entre as mais caras para viajar aqui no Brasil. Por isso, a nossa dica é que você fique de olho nas promoções de passagens aéreas e aproveite a primeira que encontrar, independentemente da época!

Eventos

Belo Horizonte é um reflexo da riqueza cultural do estado do qual é a capital. Portanto, podemos dizer que o calendário de eventos da cidade é extremamente interessante, com ênfase na famosa culinária mineira.

No carnaval, as ruas de Belo Horizonte são tomadas pelos bloquinhos, que arrastam milhares de foliões com ritmos populares brasileiros. Também é possível usar a capital de base para curtir as festas das cidades históricas.

Entre abril e maio, acontece o Comida di Buteco, festival em que o público vota nos pratos especiais preparados por dezenas de estabelecimentos da cidade. Organize uma maratona e escolha seus favoritos!

Nessa mesma linha, há o Botecar, que na verdade é um dissidente do Comida di Buteco. O evento acontece na mesma época e funciona do mesmo jeito que o original, então dá para escolher o que parece mais interessante.

Em maio, ainda acontece o Festival Internacional de Teatro, que é considerado um dos mais importantes de toda a América Latina. Trata-se de uma boa oportunidade de ver peças a preços populares em espaços públicos da cidade.

Esperamos que esse post ajude você a decidir quando ir a Belo Horizonte! Quando estiver certo da data da viagem, passe no site da MaxMilhas e compre as passagens aéreas com desconto, combinado?

Deixe um Comentário