Roteiro de 7 dias dias pela cultura milenar do Peru

Bora dar um role no Peru? Do surf à incrível Machu Picchu, dá pra passar momentos inesquecíveis nesse vizinho incrível que temos aqui na America do Sul. Como sabemos que 0 país é super rico e cheio de lugares para conhecer (o que deixa bem difícil escolher o que fazer), bolamos um roteiro de sete dias para te ajudar a desbravar as terras peruanas 😉

Vamos lá?

Lima, Machu Picchu e Cusco: 7 dias incríveis no Peru

Antes de entramos no roteiro propriamente dito vale lembrar: os locais pelos quais você vai passar têm uma altitude bem alta e isso pode ser um problema se você não se preparar.

Mas pode ficar tranquilo que não é nada complicado: para fazer a chama aclimatação (que é basicamente dar tempo ao corpo para se acostumar com a altitude), você só precisa pegar mais leve nos primeiros dias, porque o corpo pode sofrer alguns efeitos por conta da menor quantidade de oxigênio no ar. Ou seja: nada de já chegar e ir direto para Machu Picchu, por exemplo.

Por isso, nosso roteiro começa com dias mais calmos em Lima. Dessa forma, você não perde os dias de viagem e ainda assim consegue vencer esse período mais chatinho de adaptação com mais tranquilidade.

Ah, inclusive, se você quer saber um pouco mais sobre os impactos da altitude no viajante (e ler sobre uma experiência super legal passada na Bolívia, no Chile e no Peru), é só conferir esse relato aqui 😉 

1º e 2º dias: conhecendo mais de Lima

Lima - peru

Do aeroporto ao centro da capital Lima são apenas 10 km, então logo, logo, você chega ao hotel. Se chegar até às 13h, dá tempo de deixar as coisas, almoçar e dar uma volta pela cidade.

Uma boa dica é conhecer os principais pontos turísticos, como Plaza Mayor, o Palácio de Governo, o centro histórico. Não deixe de ir à Casa Aliaga, construída em 1535 – o local é uma verdadeira obra prima da da arquitetura colonial, incrivelmente bem conservada.

À noite, aposte na gastronomia da cidade, que é fantástica. O Social Restaurant & Bar e o Nanka são perfeitos para conhecer a cozinha típica do Peru. Mas se gosta de arriscar na terra dos sabores, vá ao Maido: aqui você vai encontrar uma mistura sensacional das cozinhas japonesa e peruana.

Pra quem curte onda a dica é deixar o surf para o segundo dia de viagem. O país, que tem nada menos que 3 mil Km de costa no Oceano Pacífico, é conhecido por alguns points perfeitos aos olhos dos surfistas. Alguns deles estão ali mesmo, em Lima, na Costa Verde. Você vai ver uma sucessão de praias – entre ela a Herradura, na baía no distrito de Chorrillos.

Outros dois pontos legais de se conhecer também são o Convento de San Francisco e o Museu Larco, em Pueblo Libre.

3º e 4º dias: se aventurando por Cusco

cusco - peru

Cusco é uma cidade lindíssima, que vale a pena ser explorada com calma. Procure chegar pela manhã para, à tarde, começar a se aventurar pela antiga capital e coração espiritual do Império Inca.

Você vai perceber que a cidade é um tesouro cultural, principalmente por carregar um mix de estilos inca e colonial espanhol. Alguns passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro pela cidade são as Ruínas Limítrofes de Sacsayhuaman, Qenqo, PucaPucara e Tambomachay.

Reserve o quarto dia para o Vale Sagrado, especialmente Chinchero, um dos povoados locais que te promete uma imersão cultural bem legal, e à belíssima Fortaleza Inca de Ollantaytambo. Vá também ao pueblo de Pisac, que tem como algumas de suas atrações seu mercado hiper colorido e suas ruínas maravilhosas.

5º e 6º dias: se encantando por Machu Picchu

Embarque cedo no trem Vistadome na estação de Poroy, rumo a Machu Picchu (atenção à bagagem de mão: só é permitida uma bagagem com peso máximo de 5 Kg). São 4 horas de uma belíssima viagem pelo Vale do Rio Urubamba e a Cordilheira dos Andes. Na estação Aguas Calientes começa a verdadeira aventura com a visita guiada a Machu Picchu.

Desnecessário dizer que este é um lugar incrível, coberto de mitos e mágica. Aproveite seu tempo por ali ao máximo e se deixe levar pelos ares passados dos Incas, converse bastante com seu guia para conhecer as histórias do sítio arqueológico a fundo e não deixe de conhecer as mascotes do país: as lhamas e alpacas.

Uma dica boa é deixar os lugares mais remotos de Machu Picchu para o sexto dia, quando você vai poder conhecer a verdadeira entrada da cidade, a Porta do Sol, e o Templo da Lua no Pico Huayna Picchu.

Com a viagem chegando ao fim, é hora de retornar a Cusco para o seu voo. Para isso, embarque no elegantérrimo trem Hiram Bingham rumo à cidade.

7º dia: de volta à magia de Cusco

Dependendo da hora da sua passagem de volta para casa, ainda dá tempo de conhecer um pouco mais a cidade. Para isso, você pode conferir serviços de guarda-volumes na estação de trem ou no próprio aeroporto 😉

 

E aí, já arrumando as malas rumo ao Peru? Então deixa as passagens econômicas por nossa conta! 

Deixe um Comentário