Os melhores roteiros para Palmas em 3, 5 e 7 dias

A capital do Tocantins oferece excelentes opções do que fazer para todos os gostos, seja você alguém que curte uma praia ou uma pessoa adepta do turismo cultural. É possível traçar roteiros para Palmas para 3, 5 e até 7 dias. 

Quem for ao Jalapão certamente passará por Palmas, capital do Tocantins. Os viajantes que por ali passam devem, definitivamente, aproveitar a oportunidade para conhecer as muitas belezas que a região norte do Brasil tem a oferecer.

E se você busca opções de roteiros para Palmas, queremos te ajudar a aproveitar ao máximo sua viagem. Para ficar por dentro das melhores praias, das atrações turísticas mais populares ou dos melhores restaurantes, continue por aqui.

Sugerimos um itinerário perfeito para explorar esta bela cidade, quer você tenha 3, 5 ou 7 dias disponíveis. De passeios turísticos a alimentação ou curtir a vida noturna, você verá um pouco de tudo. Confira!

Quantos dias ficar em Palmas?

Há muitas coisas para fazer em Palmas, então mesmo se você ficar lá por semanas, ainda terá atividades para fazer e lugares para conhecer. No entanto, separamos abaixo alguns roteiros para passeios curtos:

Roteiro para 3 dias em Palmas

1º dia

Vista da orla, em Palmas (TO)

Foto: Flávio André – MTUR

Palácio do Araguaia

Tem só o resto da tarde sobrando e não sabe o que fazer em Palmas no seu primeiro dia de viagem? Que tal conhecer o Palácio Araguaia, um dos maiores e mais importantes edifícios?

Ali se encontra a sede do Poder Executivo do Tocantins e abriga também o Centro Geodésico do Brasil, local que sinaliza os pontos extremos do Brasil em relação às linhas norte-sul e leste-oeste.

O palácio oferece uma rica visita guiada que cobre a história local e dá aos visitantes a oportunidade de conhecer algumas das salas mais importantes do edifício. O passeio é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a geografia e história do Brasil.

2º dia

Praia da Graciosa

Achou que em Palmas não tinha praia? Então você se enganou! A região abriga águas que são o cenário perfeito para lindas fotos turísticas.

E embora seja chamado de praia, o local é, na verdade, um rio de água doce que parece muito com o mar. Uma areia fofa circunda as margens e uma estrutura completa pode ser encontrada na orla se você quiser aproveitar o dia.

Ah, apesar do nome “Graciosa” o lugar é lar das temidas e nada graciosas piranhas. Mas não se preocupe, você pode nadar sem medo. Cercas foram colocadas na água para separar os banhistas das predadoras.

Ainda assim, se você não quiser “arriscar”, vale a pena visitar este ponto ao fim da tarde, quando está bastante movimentado e oferece um espaço agradável para passear ou mesmo andar de bicicleta, aproveitando aquela brisa da natureza.

Falando em ciclismo, Palmas tem o projeto “Eu Curto a Orla” que oferece bicicletas gratuitas por 40 minutos à beira-mar. Para retirar a sua bicicleta, é preciso ter ao menos 18 anos e comprometer-se a devolvê-la no prazo estabelecido.

3º dia

Ilha Canela

Se você está procurando um destino encantador e único para o seu roteiro em Palmas, não procure mais, visite a Ilha Canela.

Esta ilha artificial é perfeita para um passeio de um dia e pode ser facilmente alcançada de barco a partir da Praia da Graciosa. A travessia custa R$40 por pessoa.

Na ilha, você encontrará muitas barracas que oferecem um local relaxante para passar o dia. Há também alguns bares com lanches e bebidas e alguns pratos tradicionais brasileiros disponíveis.

Roteiro de 5 dias em Palmas

vista aérea da cidade de Palmas (TO)

Foto: Flávio André – MTUR

4º dia

Praia do Prata

A Praia do Prata é uma das praias mais populares da região e por boas razões. Esta praia é conhecida há muito tempo por oferecer aos visitantes uma vista deslumbrante do pôr do sol e um ambiente sereno com águas claras e calmas.

Se você estiver viajando em família e com crianças pequenas e não sabe o que fazer em Palmas, a Praia do Prata será uma das suas melhores opções.

5º dia

Parque Estadual do Lajeado

O Parque Estadual do Lajeado é uma ótima opção de roteiro em Palmas. O parque existe para proteger a flora e a fauna locais e abrange 10.000 hectares.

Com cachoeiras, cavernas e sítios arqueológicos, há muito o que explorar. É um passeio para todas as idades, e o melhor de tudo, a entrada é gratuita!

No entanto, vale avisar que o parque está aberto apenas de segunda a sexta-feira.

Roteiro de Palmas para 7 dias

Rio em Palmas, tocantins

Foto: Flávio André – MTUR

6º dia

Praça dos Girassóis

Palmas abriga a maior praça da América Latina, a Praça do Girassol, um dos marcos mais emblemáticos e queridos da cidade. 

O local tem uma série de esculturas em bronze em homenagem aos primeiros moradores que ajudaram na construção e desenvolvimento de Palmas.

Os visitantes também podem encontrar outros monumentos e pinturas que contam a história da região, além de um belo jardim.

Ali se encontra também o maior “Relógio de Sol” horizontal do país, medindo 6 metros de altura e 60 metros de diâmetro.

7º dia

Taquaruçu

Se você gosta de passar o tempo ao ar livre e explorar novos lugares, Taquaruçu deve estar no seu roteiro para Palmas.

A região abriga nada menos que 80 cachoeiras, tornando-se um paraíso para os amantes da natureza. Algumas das quedas mais populares incluem a Cachoeira do Roncador, a Cachoeira das Araras e a Cachoeira do Evilson.

Não importa quais cascatas você escolha visitar, você certamente ficará impressionado com a beleza natural desta área.

O que tem para fazer em Palmas à noite?

Se você está procurando um roteiro do que fazer à noite em Palmas, não ficará desapontado. A cidade tem uma vida noturna vibrante, com muitos bares e restaurantes para escolher.

Muitos destes estabelecimentos oferecem música ao vivo, para que possa desfrutar de uma noite relaxante ou dançar a noite toda. Daremos algumas sugestões no tópico seguinte.

Se você procura lugares mais discretos e tranquilos, dê um passeio pela Praça dos Girassóis, é bem iluminada à noite e patrulhada pela polícia, ou vá até o Parque Cesamar para relaxar.

Seja qual for a opção que você escolher, você certamente se divertirá!

O que fazer em Palmas com chuva?

Que tal aproveitar um dia chuvoso do seu roteiro em Palmas para aproveitar todas as delícias gastronômicas da região? 

Reunimos abaixo alguns dos melhores locais para comer bem na Capital do Tocantins:

Rota gastronômica

1. Dona Maria Beach:

Este encantador restaurante oferece comida boa e preços razoáveis. É pequeno, tranquilo e íntimo – perfeito para passar uma tarde com os amigos. Tem uma variedade de pratos para escolher, que vão de massas a frutos do mar.

Além disso, o restaurante oferece uma vista imbatível do pôr do sol que o torna o local perfeito para terminar o seu dia.

2. Soho Food Park:

O Soho Food Park oferece uma grande variedade de opções gastronômicas – você encontra massas, hambúrgueres, sushis e ensopados. Há também várias opções de sobremesas feitas na hora.

Os destaques deste lugar são as cenas pitorescas que ele proporciona. Já imaginou tirar uma foto em um “ônibus escolar restaurante”?

3. Feira da Rua 304 Sul:

Para quem quer experimentar a culinária local, a Feira da Rua 304 Sul é o lugar ideal para começar. 

Esta feira de rua tem várias barracas que vendem lanches e iguarias típicas da região. É um ótimo lugar para provar algumas das melhores comidas que Palmas tem a oferecer.

4. Choupana do Lago:

Comida brasileira e regional é servida neste restaurante. Eles têm um ótimo espaço ao ar livre e uma atmosfera agradável. Os frutos do mar são deliciosos e os preços são muito razoáveis.

5. Tucum Gastrobar

Se você procura um local moderno e informal, com espaço aberto e decoração rústica, então este é o lugar para você. Se você está procurando um local moderno com um ambiente descontraído, espaço aberto e decoração rústica, então este é o lugar para você. A seleção varia de lanches a refeições prontas e coquetéis, para que todos possam encontrar algo de que gostem.

Bares e pubs

Nada como tomar um drink com os amigos em um bar ou pub, principalmente se estiver chovendo, não é mesmo?

Se você está com disposição para uma atmosfera animada ou uma vibração mais descontraída no seu roteiro por Palmas, sugerimos esses locais:

  • Lanterna Lounge Bar ($$$): Espaço inclusivo para todos os públicos incluindo LGBTQIAPN+;
  • Shed Lounge Beer ($$): Ambiente agradável e divertido;
  • Sede Live Music ($$$): Boas apresentações musicais ao vivo;
  • Prime Club Sound ($$): Ambiente agradável para curtir a noite sozinho ou com amigos;
  • Tendencies Rock Convenience ($$): Espaço para quem curte rock e metal que conta com festivais de tatuagem e piercing.

Como se locomover em Palmas?

Agora que você já sabe o que fazer em Palmas, descubra como se locomover.

Você pode alugar um carro, o que pode ser a opção mais cara. Você também pode pegar um táxi ou um Uber, que será mais em conta do que alugar um carro. Finalmente, você pode pegar ônibus, que é a opção mais barata, mas pode não ser tão conveniente.

Essas possibilidades servem tanto para ir do aeroporto até a área turística quanto para se locomover pela cidade.

E aí, gostou das nossas recomendações? Com tantas opções do que fazer, é hora de comprar suas passagens aéreas para Palmas e desfrutar das maravilhas que a capital do Tocantins tem a oferecer!

 

Deixe um Comentário