4 melhores destinos no Brasil para a observação de aves

Se amarra na observação de pássaros? Então confere com a gente os 4 melhores destinos no país e reserve logo su passagem em promoção na MaxMilhas!

Sossego, tranquilidade, contato direto com a natureza de uma forma super respeitosa. A observação de aves no Brasil aumenta cada vez mais – já são 35 mil adeptos, número que deve triplicar até 2020, segundo a ong Avistar-Br. E voar atrás dos melhores destinos é a forma mais legal de apreciar as espécies mais variadas.

Então vem com a gente descobrir os 4 dos melhores destinos nacionais para curtir muito esse hobby fantástico. Porque o resto, você já sabe: tudo fica mais fácil com a passagem aérea barata da MaxMilhas. Então pega o binóculos porque a nossa viagem já vai começar!

1 – Observação de aves? Um dos melhores destinos é o Parque Estadual do Itacolomi (MG)

São mais de 200 espécies, mas o Parque Estadual do Itacolomi não é um dos melhores destinos para observação de aves só por causa disso. O lugar, pertinho de Ouro Preto e Mariana, e a 100 Km da capital mineira, é belíssimo.

Além disso, a observação de aves por lá é super organizada. Há várias expedições em grupo que parte a intervalos regulares. O ideal é dar uma olhada na programação e conferir quando parte a próxima.

2 – Parque Nacional da Chapada da Diamantina (BA)

Com 152 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada da Diamantina é considerada um verdadeiro paraíso para os birdwatches e ornitólogos.

A Casa da Geleia, em Lençóis, por exemplo, é considerada um dos melhores pontos estratégicos para observação de pássaros do país. Mas há vários roteiros para o esporte, de norte a sul da Chapada.

Só para dar um gostinho, não é à toa que esse é um dos melhores destinos. Há várias espécies que só aparecem por lá, as chamadas endêmicas.

Entre elas estão o beija-flor-gravatinha-vermelha (Augastes lumachella); o papa-formiga-do-Sincorá (Formicivora grantsaui); o beija-flor-marrom (Colibri delphinae); e a águia-chilena (Buteo melanoleucus).

3 – Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT)

O bioma do Pantanal congrega mais de 600 espécies de pássaros, entre elas chororó-do-pantanal (Cercomacra melanaria), o falcão-de-coleira (Falco femoralis) e a ema (Rhea americana).

No Parque Nacional do Pantanal Matogrossense , em Poconé, a grande pedida para os birdwathces é fazer a observação de pássaros a bordo de uma das muitas embarcações que navegam pela Baía do Burro.

4 – Parque Nacional da Serra da Bocaína

Entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o Parque Nacional da Serra da Bocaína é outro dos melhores destinos para a observação de pássaros.

Localizada em pleno coração da Mata Atlântica, a área de preservação já tem mais de 300 espécies de aves catalogadas.

Entre elas estão o gavião pega-macaco (Spizaetus tyrannus), o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), o cuiú-cuiú (Pionopsitta pileata), tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), o macuco (Tinamus solitarius) e a jacutinga (Aburria jacutinga).

A melhor época para a observação de pássaros no Parque Nacional da Serra da Bocaina é entre os meses de maio e agosto, na baixa temporada de chuva.

Mas vá preparado, porque é também a época mais mais fria. A temperatura média é de 10°C e as mínimas podem chegar a 2°C negativos durante a madrugada.

Gostou do nosso roteiro para observação de pássaros? Agora é só comprar sua passagem aérea com desconto na MaxMilhas e voar para os melhores destinos que separamos para você! Partiu?

 

Deixe um Comentário