Onde praticar escalada no Rio de Janeiro?

Se você conferiu nosso post com os melhores destinos para praticar rapel, provavelmente ficou morrendo de vontade de comprar passagens rumo à próxima aventura, não é mesmo?

Mas saiba que não é preciso viajar para destinos remotos na Ásia para encarar grandes desafios! O Brasil também é recheado de pontos para quem curte escalar e o Rio de Janeiro é um bom exemplo disso. Quer ver só?

Descubra onde praticar escalada no Rio de Janeiro

Morro da Urca

Por ter vias relativamente curtas, o Morro da Urca é uma boa pedida para quem começou a escalar há pouco tempo e/ou deseja praticar o esporte todos os dias. O acesso também é fácil.

Somadas, as faces norte e sul possuem mais de 50 vias. O norte oferece trilhas com altos graus de dificuldade. Já o sul conta com os famosos trechos coloridos, que são perfeitos para iniciantes.

Corcovado

Sim, você pode escalar no morro sobre o qual está o principal ponto turístico do Rio de Janeiro! Para chegar até a base da via – que fica a 500 metros de altura da cidade –, é preciso fazer uma caminhada de 20 minutos.

A escalada propriamente dita tem cerca de 150 metros e exige algumas técnicas, como aderências, agarras, lances de oposição e horizontais. A aventura termina aos pés do Cristo Redentor. Nada mal, né?

Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é considerada um dos principais pontos para a prática de escalada no Rio de Janeiro! E não é para menos: lá do topo, dá para ver a Baía de Guanabara, Ipanema e Barra da Tijuca.

A via mais famosa da Pedra da Gávea é conhecida como passagem dos olhos e é relativamente fácil. No entanto, pode assustar por ficar nas alturas (150 metros) e exigir que os aventureiros escalem na diagonal.

Pão de Açúcar

Outro grande cartão postal do Rio de Janeiro que você pode conhecer de um ângulo diferente! Os quase 400 metros de altura do Pão de Açúcar oferecem diversos caminhos para quem deseja chegar ao topo – na verdade, mais de 100.

Talvez, a via que chamam de costão seja a mais indicada para iniciantes. Quem começa a escalada no meio da tarde consegue alcançar o topo para pegar o pôr do sol e ainda pode descer de bondinho! Que tal?

Morro da Babilônia

Trata-se de uma boa opção para pessoas que pretendem praticar escalada pela primeira vez no Rio de Janeiro, pois a vista é espetacular: é possível ver o Pão de Açúcar e a Praia Vermelha.

O Morro da Babilônia é de fácil acesso e as rotas são relativamente simples. Como algumas são bastante verticais, é recomendável ter alguma experiência prévia com escalada em rochas.

Cantagalo

As vias de Cantagalo também estão entre as mais tradicionais para os amantes de escalada do Rio de Janeiro. E não é por acaso: de lá, eles podem contemplar a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Praia de Copacabana.

Em média, as trilhas do Cantagalo têm 120 metros de altura. A mais fácil se chama brilho da noite e a mais difícil tem o apelido de calis. Outras opções conhecidas são 22 de outubro, urbanoide e lembranças de um passado.

Antes de embarcar para o Rio de Janeiro, não esqueça de investir no seu preparo físico, adquirir equipamentos de qualidade e contratar um profissional para acompanhar você, combinado?

Gostou das nossas dicas de lugares para praticar escalada no Rio de Janeiro? Então, o próximo passo é encontrar passagens aéreas para o Rio de Janeiro com desconto. Depois, é só preparar as malas e partir para a aventura. 

Deixe um Comentário