Passo a passo: como tirar passaporte

O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal do Brasil, e que é solicitado em viagens internacionais para países que não fazem parte do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai).

O processo de emissão do passaporte é muito simples e muita gente acaba demorando para solicitar o documento por não saber como funcionam as etapas. Mas é por isso que a gente vai explicar como requerer o seu agora mesmo. Continue a sua leitura para saber mais!

1. Separe os documentos necessários

O primeiro passo para tirar o passaporte é separar toda a documentação necessária para a emissão. A fim de facilitar o seu trabalho, nós listamos todos os documentos que você precisa para realizar a solicitação:

  • caso a solicitação seja para alguém com mais de 18 anos, é obrigado apresentar o título de eleitor;
  • apresentar o comprovante de voto na última eleição ou a justificativa com o comprovante do pagamento da multa respectiva;
  • estar em dia com o alistamento do serviço militar obrigatório (para homens);
  • não ter impedimento judicial para sair do Brasil;
  • documento de identidade (são aceitos: carteira funcional, passaporte anterior em caso de renovação, carteira de habilitação acompanhada da certidão de nascimento e carteira de trabalho);
  • em caso de nome alterado, é necessário levar os documentos originais, como certidão de casamento, devidamente atualizados com a averbação dos nomes anteriores;
  • CPF;
  • autorização própria para menores de 18 anos.

Também é importante lembrar que para requerer a emissão do Passaporte Comum, o solicitante precisa ter nascido no Brasil ou ser naturalizado brasileiro.

2. Preencha o formulário de requerimento no site da Polícia Federal

Depois que você conferiu toda a documentação que citamos no tópico anterior, acesse o site da Polícia Federal para preencher o formulário eletrônico de requerimento de passaporte.

Nessa etapa, você vai incluir todas as suas informações, como nome, data de nascimento, filiações, estado civil, cidade e estado de nascimento, documento de identidade, CPF, certidão e alguns dados complementares.

Depois de finalizar o preenchimento do formulário, não se esqueça de conferir se todas as informações estão corretas.

3. Realize o pagamento da taxa de emissão

Com todas as informações preenchidas corretamente no formulário eletrônico de requerimento de passaporte, o seu link será direcionado para uma página que vai gerar um boleto de cobrança.

Para tirar o passaporte é cobrada uma taxa chamada de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente, o valor cobrado é de R$ 275,25 e o pagamento é realizado via boleto bancário. Após a confirmação do pagamento, você será liberado para realizar o agendamento da data do seu comparecimento na Polícia Federal com o seu número de protocolo.

É importante lembrar que nem todos os postos de atendimento solicitam o agendamento prévio. Sendo assim, para evitar perder a viagem e não conseguir ser atendido sem agendar o seu horário, você deve buscar mais informações no site da Polícia Federal ou entrar em contato com a sede responsável pelo atendimento na sua cidade ou região.

4. Compareça ao posto da Polícia Federal na data marcada

Caso seja necessário agendar horário na sua região, compareça ao posto responsável na data agendada para o registro dos seus dados na Polícia Federal. Chegue no horário marcado e aguarde o oficial chamar o seu nome. Não se esqueça de levar todos os documentos que já citamos nos tópicos acima junto com o comprovante de pagamento do GRU e um comprovante de residência.

O processo realizado na sede da Polícia Federal é muito simples e rápido: o oficial responsável vai conferir toda a sua documentação, tirar a sua foto 3×4 que será impressa no documento, recolher as suas impressões digitais e solicitar a sua assinatura.

Depois da realização desse processo, você vai receber um papel com o número do seu protocolo e uma data prevista para a entrega do seu passaporte.

5. Aguarde a produção do documento e retire na sede da Polícia Federal

O prazo estipulado para a produção e a entrega do passaporte é de 10 dias úteis, mas o tempo pode variar conforme a sede do seu atendimento. Pode acontecer de o seu documento ser entregue antes da data prevista. Nesses casos, você vai receber um aviso no e-mail informado no formulário preenchido na internet ou uma ligação do oficial responsável pela entrega.

Para retirar o passaporte basta ir ao posto da Polícia Federal com o seu protocolo na data estipulada. O oficial responsável vai entregar o documento e solicitar que você faça a sua assinatura no passaporte da mesma maneira que assinou o leitor digital quando levou a sua documentação.

Depois de assinar o passaporte você é liberado e está pronto para viajar para os países que não exigem visto de entrada para brasileiros. São vários lugares para conhecer e aproveitar! Caso o seu destino solicite a emissão de visto, você deve se informar sobre quais são as exigências de cada país a fim de solicitar a sua entrada e começar a arrumar as malas.

Viu como tirar passaporte é fácil? Com esse documento em mãos, o próximo passo é começar a se programar para realizar a sua viagem internacional, conhecer novos destinos e se aventurar ao redor do mundo!

É necessário ressaltar que, mesmo sendo um procedimento fácil e prático para ser feito, o tempo estimado para realizar todos os trâmites de tirar o passaporte pode ser um pouco demorado.

Em razão disso, caso você já tenha alguma viagem programada, comece a se organizar para dar início ao processo de tirar o passaporte com três meses de antecedência da data de ida. Dessa forma, é possível estar preparado para imprevistos ou demoras no prazo de entrega do documento.

Já está se programando para viajar depois de ler o nosso passo a passo de como tirar passaporte? Então, siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro de mais informações sobre viagens: estamos no TwitterFacebook e Instagram!

Comentários

Deixe um Comentário