Viagem para Jalapão, da aventura ao romantismo em um só destino

Viagem para Jalapão, o destino no Tocantins para todos os gostos 

Alguns destinos são ideais para viajantes aventureiros, enquanto outros são mais procurados por casais buscando momentos românticos. Para quem gosta de aproveitar isso tudo e muito mais, uma viagem para Jalapão pode ser a melhor solução.

Ainda em fase de expansão turística, o Jalapão promove o que há de melhor para quem não abre mão de viver o ecoturismo em grande estilo, esteja você só, com amigos ou mozão.

São 34 mil km², divididos entre 9 municípios que compõem o Parque Estadual do Jalapão e promovem uma experiência única com flutuação pelos fervedouros, pôr do sol nas dunas douradas, banhos de cachoeira, além de dias alternados entre descanso e esportes.

Quer entender melhor como aproveitar o turismo de aventura mais romântico do norte brasileiro? Continue com a leitura do nosso guia de viagem para Jalapão.

Onde fica o Jalapão?

dunas de areia no jalapão Localizado no extremo leste do Tocantins, o Jalapão é considerado uma região do cerrado brasileiro, entre o Piauí, a Bahia e o Maranhão. Ele fica a aproximadamente 300 km do aeroporto de Palmas, com necessidade de viagem por estrada de chão em veículo com tração. Entre os municípios localizados na região, podemos citar Mateiros, Novos Acordo, São Félix e Ponta Alta, além das áreas de preservação ambiental, como o famoso Parque Estadual do Jalapão. Em sua extensão de 34 mil km² de área preservada, encontramos chapadões, veredas, uma vasta quantidade de água e a beleza esculpida de um dos melhores destinos para ecoturismo do Brasil, onde o Sol pinta de dourado as dunas entre os buritis.

Como chegar ao Jalapão?

Considerando a distância entre o Jalapão e o aeroporto de Palmas, é preciso seguir pela via de acesso, de preferência em veículo 4×4, a partir da TO-030 à Santa Tereza do Tocantins, seguindo até a TO-130 à Ponte Alta. É importante lembrar que até a altura da Ponte Alta, o trajeto ainda é asfaltado, passando para a pista de areia e terra em seguida. Carros comuns costumam atolar durante o percurso, por isso, o ideal é que a viagem siga com um carro de tração 4×4. É possível viajar para Jalapão sem contratar um guia turístico, mas ter o auxílio de uma pessoa local e com experiência é uma ideia a se pensar. Isso porque o local é de difícil acesso, com pouco sinal de telefone e pouca sinalização.  Além disso, o guia tem sempre dicas valiosas, como o melhor horário para visitar uma atração ou quais valem mais a pena conhecer de acordo com suas preferências. E para os viajantes que querem ter a experiência livre da viagem, sem preocupações com nada, a não ser curtir o momento, sugerimos a compra de um pacote de viagem para Jalapão com todas as atividades e roteiros pensados por especialistas a um preço econômico. A MaxExperiências oferece vantagens de valores, pois agências de turismo conseguem bons preços em hospedagens e passeios. 

Como é a viagem para o Jalapão com a MaxExperiências?

mulher dentro de água cristalina A MaxExperiências é um produto da MaxMilhas que oferece pacotes de viagens completos, com passagens, hospedagem, café da manhã, transfers e roteiros exclusivos. Na plataforma da MaxExperiências você encontra  diferentes pacotes para Jalapão, todos planejados por especialistas em viagem e para perfis diferentes de viajantes.. Todos os pacotes incluem:

  • Passagem aérea de ida e volta para Palmas.
  • Bagagem de mão de até 10kg.
  • Traslado entre hotel e aeroporto.
  • Hospedagem com café da manhã, tanto em Palmas quanto no Jalapão
  • Diversos passeios, que variam de acordo com o pacote escolhido. Entre eles, estão inclusos locais como Cachoeira da Velha, Fazenda Triago, Prainha do Rio Novo, Morro Saca Trapo, Comunidade Quilombola, Fervedouro Buritis, Cachoeira da Formiga, Fervedouro Rio Sono, Banho Noturno no Fervedouro, Fervedouro Alecrim, Fervedouro Bela Vista, Serra da Catedral e Cachoeira das Araras.
  • Carro 4×4 com ar condicionado, lanche e água durante o passeio.
  • Taxas pagas em todas as atrações citadas.
  • Motoristas credenciados.

Quanto tempo de Palmas até o Jalapão?

O tempo médio da viagem entre Palmas e Jalapão é de 12 horas, podendo aumentar ou diminuir de acordo com a estrada e as condições climáticas.

Melhor época para ir ao Jalapão

Por conta de suas belezas naturais, não há uma resposta ideal sobre a melhor época para ir ao Jalapão, pois ele pode ser aproveitado e visitado a qualquer momento, mas apresenta melhores características em determinadas estações. Durante a estação seca (maio a setembro), por exemplo, são raras as chuvas e quanto mais próximo de setembro, mais seco estará o ar. As temperaturas máximas ficam entre 30ºC e 34ºC, sendo o período mais bonito para contemplar o pôr do sol dourado sobre as dunas. Já o período de chuvas (outubro a abril), pode ser encantador para visitar as cachoeiras e fervedouros com água ambiente, mas com a desvantagem do tempo instável para a prática de esportes/trilhas e o calor frequente, em que a temperatura mínima chega a 15º C. Leia mais: Conheça as 6 melhores dicas para aproveitar viagem com chuva

O que fazer no Jalapão?

cachoeira da velha em jalapao Existem inúmeras atrações de ecoturismo ao viajar para Jalapão que merecem estar em seu roteiro. Elas se dividem entre os municípios de São Félix do Tocantins, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins. Entre as atrações mais procuradas, estão:

  • Cachoeira da Velha, com 2 quedas d’água de 100m de largura e 15m de queda livre
  • Rafting no Rio Novo(descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança);
  • Cachoeira do Formiga, com piscinas naturais formadas em cor azul esverdeada;
  • Cachoeira da Fumaça, onde não é permitido banho por questões de segurança, mas é possível contemplar a nuvem de água formada em suas quedas;
  • Fervedouros com poços de água cristalina e água que brota com grande pressão. Entre os mais famosos, podemos citar o Fervedouro do Ceiça, Fervedouro Bela Vista, Fervedouro Rio Sono, Fervedouro do Buriti e Fervedouro do Alecrim;
  • Serra do Espírito Santo, com mirante com vista privilegiada do Jalapão e possibilidade de trilha;
  • Dunas do Jalapão para contemplação do pôr do sol, com sensação de estar em um grande deserto;
  • Visita à comunidade quilombola Mumbuca;
  • Cânion Sussuapara.

Como aproveitar o Jalapão como destino romântico?

Ao ler sobre as opções de turismo no Jalapão, talvez viver uma viagem romântica não esteja entre os primeiros pensamentos, mas, acredite, é possível aproveitar o ecoturismo com seu amor em uma experiência inesquecível. A dica é transformar cada momento na natureza em uma oportunidade única ao lado de quem você ama. 

  • Tirem fotos, apreciem sem pressa e curtam ao máximo o pôr do sol nas dunas a dois;
  • Façam a trilha na Serra do Espírito Santo para contemplarem juntos o nascer do sol com vista privilegiada;
  • Façam flutuação juntos nos fervedouros de água agradável e cristalina;
  • Para os casais mais aventureiros, sugerimos o rafting juntos no Rio Novo;
  • Olhem o céu do Jalapão juntos enquanto observam como as estrelas são muito mais brilhantes por lá e como o céu é mais limpo distante da cidade.

Dicas rápidas para viajar barato para Jalapão 

Caso você queira aproveitar a viagem para Jalapão da maneira mais econômica possível, sem perder a experiência, sugerimos algumas dicas rápidas:

Compre passagens aéreas mais em conta

Acompanhe frequentemente as promoções de passagens aéreas baratas para realizar o melhor negócio no momento da compra. Na MaxMilhas, os preços são ótimos. Fique de olho!

Economize nos passeios

Caso você prefira investir mais tempo na pesquisa e planejamento da viagem ao invésde contratar uma agência ouguia turístico, sugerimos que vá por conta própria. Não se esqueça de se atentar às possibilidades, soluções de problemas e circunstâncias que podem ocorrer no local, considerando que ainda é pouco sinalizado e bem afastado das grandes cidades. No entanto, tem gente que se sente mais seguro ao contratar uma agência de turismo especializada. Pode ser uma boa forma de não desperdiçar dinheiro com passeios e visitas de maneira errada. Graças à experiência da agência e os contatos com outros fornecedores, é possível conseguir bons valores de pacotes e assim evitar a preocupação em pesquisar sobre roteiros.

Divida o carro com outras pessoas

Compartilhe o aluguel do carro com outras pessoas, como amigos e outros casais, pensando na segurança do grupo e na própria economia individual. Leia mais: Saiba como alugar carro para viajar agora! | Blog da MaxMilhas

Confira as opções de hospedagem

No Jalapão, não há opções de resorts ou hotéis 5 estrelas, então a hospedagem da região já costuma ser mais em conta. Para encontrar a opção ideal, procure pelo que cada local oferece, sua estrutura física e localização, de acordo com suas preferências.

Priorize os passeios que deseja realizar

Como citado por aqui, existem muitas opções de turismo pelo Jalapão. Mas, para os viajantes que não querem gastar muito ou que não terão tempo de sobra, sugerimos que realizem uma pesquisa antes da viagem e definam as prioridades das atrações s. Viajar para Jalapão pode ser a melhor escolha para viajantes que querem aproveitar uma viagem romântica com o toque impecável do melhor do ecoturismo nacional. Clique aqui para conferir os pacotes da MaxExperiências na região do Jalapão. Se for viajar sem ajuda do pacote, você também pode aproveitar as passagens aéreas baratas na MaxMilhas.

Deixe um Comentário