Saiba como alugar carro para viajar agora!

Está de malas prontas para conhecer um novo destino? Antes de ir, entenda por que alugar carro é a melhor opção e como isso pode ser feito!

Nós, da MaxMilhas, sabemos que poucas coisas na vida são melhores que viajar – seja de avião, de carro ou por qualquer outro meio de transporte. O importante é conhecer destinos incríveis e viver experiências que ficarão na memória.

No entanto, quando é preciso pegar estrada em alguma parte da viagem, é importante ter alguns cuidados em relação ao meio de transporte escolhido. Afinal, você não quer arriscar o seu bem-estar e o de quem mais estiver com você, não é mesmo?

Esse é justamente um dos motivos pelos quais é interessante alugar carro para viajar. Trata-se de um processo bastante simples, mas extremamente vantajoso! Dessa forma, você conta com um veículo seguro por toda a duração da viagem e pode aproveitar com tranquilidade os seus passeios. Gostou da ideia? Então, veja como fazer isso no post!

Por que alugar carro para viajar?

Mais liberdade

Esse é certamente um dos principais benefícios de alugar carro para viajar: a liberdade. Quando você aluga um veículo, conta com mais flexibilidade e conforto para se deslocar entre os itinerários, parar quando e por quanto tempo quiser, criar novas rotas e até mesmo colocar suas músicas favoritas durante a viagem.

A liberdade dessa escolha traz também bastante autonomia. Isso porque, caso você vá de avião ou ônibus para o destino escolhido, ao chegar lá, dependerá de algum tipo de transporte para fazer os deslocamentos. Vale lembrar, também, que é comum, em algumas localidades, que os aeroportos fiquem um pouco longe da cidade, como é o caso de RecifeBelo HorizonteSão Paulo (Guarulhos) etc.

Menos custos com manutenção

Muitas pessoas ficam tão empolgadas com a viagem que acabam esquecendo de um aspecto extremamente importante para quem vai pegar estrada: a manutenção. É por meio desse procedimento que será possível checar as reais condições do automóvel (como pneus, rodas, alinhamento, suspensão, freio, fluidos, motor etc), verificando se ele está mesmo apto para rodar com tranquilidade.

Tudo isso, como já dá para imaginar, gera gastos. Ou seja, uma boa quantia em dinheiro que você poderia estar usando para se divertir durante a viagem deverá ser destinada para a manutenção do veículo.

Contudo, quando se aluga carro para viajar, esses custos são também de responsabilidade da locadora – e não é preciso se preocupar, já que elas mantêm seus automóveis sempre em dia.

Não é preciso pagar impostos

É claro que ter um carro próprio é uma vantagem e tanto, especialmente para quem precisa se deslocar com frequência para cumprir com seus compromissos diários. Contudo, um ponto negativo desse bem é que o usuário precisa arcar com gastos que pesam bastante no orçamento, como:

  • IPVA;
  • taxa de licenciamento;
  • emplacamento, entre outras.

Já caso você use o veículo apenas para viajar, contando com o transporte público e/ou compartilhado para outros deslocamentos, inclusive para ir ao trabalho, o aluguel é uma opção ainda mais interessante. Lembre-se de que o automóvel alugado não implica em nenhum dos gastos mencionados acima – já que são de responsabilidade da locadora.

As opções de carro são variadas

Ao alugar carro para viajar, é possível escolher entre diversas opções e categorias – desde compactos até os maiores e mais luxuosos -, permitindo que você encontre aquele mais adequado para o seu tipo de viagem. Para quem gosta de experimentar diferentes tipos de automóveis, essa acaba também sendo uma vantagem e tanto, não é mesmo?

Vale a pena reforçar, mais uma vez, que até para aqueles que já têm um veículo na garagem, alugar para viajar é sempre a melhor opção. Dependendo da viagem, não vale nada a pena utilizar o seu próprio. Imaginemos que você é dono de um compacto e, durante o trajeto, precisará fazer trilhas de difícil acesso. Alugando um SUV, será possível aproveitar tudo com mais conforto e sem contratempos.

Como escolher o veículo certo?

Reserve o carro com antecedência

Nada de deixar para alugar carro para viajar em cima da hora. O mais recomendado é fazer a locação com bastante antecedência, de modo a garantir que terá o veículo que deseja ou, ao menos, que a locadora oferecerá um upgrade caso o modelo não esteja disponível naquele momento.

Caso for viajar na alta temporada, a reserva com antecedência se torna ainda mais importante, já que, nessa época, a procura por carros é sempre maior. Para contar com mais praticidade, muitas locadoras já oferecem o serviço de locação online, facilitando (e muito) o processo.

Leia o contrato com bastante atenção

A locadora só poderá cobrar do cliente aquilo que consta no contrato, portanto, é fundamental ler esse documento com toda a atenção antes de assinar. Verifique se nele constam aspectos como cobrança por quilometragem, tempo de locação, seguro, se o tanque deve ser devolvido cheio, quais são as taxas e multas, entre outros pontos importantes.

Cheque se o aluguel é cobrado por quilômetro ou por dia

tipo de cobrança de locação é outro ponto que merece atenção redobrada. O comum é que existam duas opções: na primeira, há um limite de quilômetros a serem rodados. Caso o usuário ultrapasse esse limite, terá que pagar a mais por isso. Já na segunda, quem aluga paga uma diária, que costuma ser um pouco mais cara, mas não há restrições quanto à quilometragem.

Sendo assim, antes de alugar carro para viajar, faça uma estimativa da distância que precisará percorrer. Dessa forma, você conseguirá descobrir qual opção é mais vantajosa.

Verifique se o carro está assegurado

No Brasil, não é costume das locadoras vender seguros junto ao aluguel. Na maioria dos casos, o que ocorre é o pagamento de uma taxa que isenta o usuário da responsabilidade por possíveis sinistros. Para saber quais desses imprevistos são cobertos pela proteção, a dica de ler e reler o contrato antes de assinar também cabe nessa situação.

Compare os preços das locadoras

Além das várias opções de veículos, existem outras tantas opções de locadoras. Os preços entre elas variam e fazer uma boa comparação pode ser sinônimo de economia. Por isso, dê uma olhadinha na Rentalcars.com para alugar o carro que deseja! E fica mais uma dica: se você comprar passagem na MaxMilhas, você tem desconto no aluguel feito na Rentalcars. 😉

Viu só como alugar carro para viajar é uma opção extremamente vantajosa? Observando bem os pontos citados no post antes de fechar qualquer contrato, você pode tornar a sua viagem ainda mais segura e tranquila, tendo à sua disposição um veículo para passear e explorar todos os cantos do destino escolhido!

Gostou das dicas do post? Então, aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter e continuar recebendo mais conteúdos como este em seu e-mail! <3

Deixe um Comentário