4 cidades que já sediaram os Jogos Olímpicos que você precisa conhecer
1- Atenas, Grécia – 2004
Apesar de ter sido subestimada pelo Comitê Olímpico Internacional e quase ter perdido o direito de sediar os jogos, Atenas surpreendeu ao conseguir fazer com que os 16 dias de competições passassem sem nenhum incidente. Com a segurança triplicada por ser o primeiro evento mundial após os atentados de 11 de Setembro de 2001, tudo correu bem.
A Grécia é historicamente o berço das competições esportivas, e não foi por coincidência que a primeira cidade a sediar os Jogos foi Atenas, em 1896. O que não faltam são pontos turísticos para você conhecer se tiver a oportunidade, por isso listamos os principais:
- O Museu da Acrópole
- O Parthenon
- O Templo de Hefesto
- O Templo de Zeus e o Arco de Adriano
- A Praça Syntagma
- O Estádio Panathenaic (onde as primeiras Olimpíadas da história foram sediadas)
- O bairro Kolonaki
- O Templo de Hefesto e a Antiga Ágora
2- Paris, França – 1924
Apesar de não ter sido a primeira vez que Paris sediava os Jogos Olímpicos, a França construiu uma vila olímpica inédita para receber atletas e mais de mil profissionais da imprensa do mundo inteiro para fazer a cobertura.
Não é preciso nem mencionar que Paris é uma das cidades turísticas mais visitadas do mundo, não é mesmo? Representando a cultura francesa e considerada o berço do iluminismo, o que Paris tem a oferecer em beleza, também proporciona em bagagem cultural. Ela serviu de inspiração e abrigou os mais renomados artistas e intelectuais da história, como Hemingway, Pablo Picasso, entre tantos outros.
A economia francesa é bastante movimentada por conta do turismo. Visitantes do mundo inteiro buscam conhecer suas lindas cafeterias, hotéis e restaurantes, de preferência que tenham uma vista para a Torre Eiffel, é claro. Mas se você for a Paris algum dia, não deixe de conhecer também seus outros pontos turísticos famosos, como:
- A Avenida Champs Élysées
- O Museu do Louvre
- O Arco do Triunfo
- A Catedral Notre Dame
- O Museu de Orsay
- O Palácio de Versalhes
3- Barcelona, Espanha – 1992
Talvez por ironia do destino ou coincidência, Barcelona deixou de sediar os Jogos Olímpicos duas vezes, precisando esperar quase 70 anos para que tivesse novamente a oportunidade.
Barcelona sediaria as Olimpíadas em 1924, mas Pierre de Coubertin (conhecido como Barão de Coubertin ou pai das olimpíadas modernas) acabou escolhendo Paris, sua terra materna; em 1936, Barcelona havia sido escolhida novamente, mas a Guerra Civil Espanhola (1936 a 1939) acabou impedindo qualquer possibilidade do evento acontecer.
Tratando-se de turismo, não há o que discutir: Barcelona é, sem dúvidas, a cidade mais procurada da Espanha. Turistas do mundo inteiro são atraídos por suas belas praias, diversidade cultural e a variedade de programas que agradam a todos os públicos. Os pontos turísticos mais conhecidos de Barcelona foram projetados em sua maioria pelo arquiteto Antoni Gaudi. Alguns dos lugares mais famosos para conhecer em Barcelona são:
- O Museu Picasso
- A Colina Montjuic
- A Igreja da Sagrada Família
- O Parque Guell
- A Casa Batlló
- O Bairro Gótico (não se assuste, pois nem tudo é gótico neste bairro)
- O Parque Olímpico (construído para sediar os jogos de verão de 1992)
- O Parque de la Ciudadela
- As Ruínas do Império Romano
4- Rio de Janeiro, Brasil – 2016
O mundo inteiro espera com grandes expectativas o acontecimento deste evento em nosso país, pois não somente será a primeira vez que o Brasil sediará os Jogos Olímpicos, como também será inédito na América do Sul. Foi em 2009 que o Comitê Olímpico Internacional decidiu que o Rio de Janeiro seria a cidade a sediar as Olimpíadas de 2016.
Dona de alguns dos mais belos cartões postais que representam o Brasil, a cidade maravilhosa tem muitos pontos turísticos a oferecer, uma diversidade cultural enorme, um dos povos mais felizes e receptivos do mundo, as mais lindas praias, paisagens que mais se parecem com obras de arte, culinária de dar água na boca e o clima tropical que levanta o astral de qualquer um. Dentre os lugares que certamente serão o foco do turismo no Rio de Janeiro, estão:
- Corcovado – Cristo Redentor
- O Pão de Açúcar
- O Teatro Municipal
- O Jardim Botânico
- A praia do Arpoador
- Ipanema
- O Real Gabinete Português de Literatura
- O Museu de Arte Moderna
- O Bonde de Santa Teresa
- O Aterro do Flamengo
E você, já conhece algum desses lugares? Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das curiosidades sobre os Jogos Olímpicos, e não se esqueça de deixar a sua opinião comentando no post!