O que fazer em Fortaleza: passeios e pontos turísticos

Quer saber o que fazer em Fortaleza? Então, veja esse guia com as melhores opções para você aproveitar a capital cearense em suas férias.

Existem alguns destinos que são unanimidade na hora de viajar. Sem nenhuma dúvida, todos estes estão no Nordeste brasileiro! A região tem uma cultura marcante, conhecida pela gastronomia farta, pelos ritmos envolventes e por locais inesquecíveis.

A capital cearense não foge desse padrão e, por isso, criamos um guia especial para você. É hora de saber o que fazer em Fortaleza e conhecer mais das atrações da cidade. É só seguir esse post e preparar as malas.

Vamos nessa? 😉

Explorando as praias de Fortaleza

A famosa Praia do Futuro

Localizada a 11 km do centro de Fortaleza, a Praia do Futuro é mencionada por 10 entre 10 viajantes que já passaram pela cidade. E não é à toa: a praia ocupa quase 30% da orla de toda a capital do Ceará e ostenta cenário natural mesclando água limpa, ondas vistosas e dunas no mais clássico clima paradisíaco.

Por lá, você encontra muitas barracas, que são perfeitas para relaxar e ver o tempo passar. São dezenas delas, com infra-estrutura de dar inveja a muito bar e restaurante de outras regiões do país.

Você encontra praticamente tudo o que fazer em Fortaleza: de salão de massagem aos de beleza, de playground pra garotada aos melhores pratos, drinks e petiscos. Tudo embalado por muita música, é claro.

Conheça a Praia de Iracema

Na cidade natal de José de Alencar, autor da mitológica Iracema, a praia é ponto de visitação obrigatória para quem aterrissa em Fortaleza.

Infelizmente, as águas da Praia de Iracema não são recomendadas para banho, mas ainda assim constituem belo cartão-postal para os visitantes principalmente nos fins de tarde, quando praticantes de caminhada e corrida se reúnem na área, bares e restaurantes começam a fervilhar e, não bastasse isso, a natureza oferece um espetáculo à parte com pôr do sol esplendoroso para ser assistido da Ponte dos Ingleses.

Dê uma passada em Canoa Quebrada

Dunas, falésias, praias e, é claro, a lua e a estrela, marcas características de Canoa Quebrada. Tire um tempinho pra ir ao vilarejo cantado em prosa e verso e famoso no mundo inteiro.

A 165 Km da capital, Canoa Quebrada é considerado um lugar afrodisíaco por muita gente, cheio de histórias e lendas que, com certeza, você vai adorar ouvir diretamente do hospitaleiro povo de lá. Passeio imperdível e inesquecível.

Passeios além da areia

Fazer programas culturais no Instituto Dragão do Mar

Eis um bom programa para emendar com a feira ou fazer no domingo de manhã! O Instituto Dragão do Mar está entre os maiores centros culturais do Brasil e é parada indispensável para amantes da arte em todas as suas formas.

Lá, você pode conferir exposições, apresentações teatrais e sessões de cinema. Nas imediações, existem bares, restaurantes e casas noturnas que deixam essa região de Fortaleza ainda mais interessante.

Conheça o Beach Park

O Beach Park não fica exatamente em Fortaleza, mas chegar até ele não é difícil. Localizado no município de Aquiraz, a 15 km da praia de Porto das Dunas, o parque aquático é atração à parte, pois possui cerca de 20 mini parques temáticos e toboáguas que chegam a 41 metros de altura em modalidades radicais, moderadas e, claro, infantis.

O complexo é considerado o melhor do país e foi eleito, em 2014, um dos melhores do mundo no TripAdvisor.

Renda de Bilro

E já que mencionamos o município de Aquiraz, não poderíamos deixar de falar nos vilarejos em que residem as tradicionais rendeiras do Ceará. Essas localidades são base forte da Renda de Bilro obtida – acredite! – sem a utilização de qualquer agulha.

O produto é resultado da montagem de uma engenhoca baseada em uma pequena haste (o bilro) com uma semente de buriti em uma ponta e um novelo de linha na outra. Com destreza, as duas extremidades são manuseadas por homens e mulheres que aprenderam em ofício de várias gerações como transformar o movimento da pequena engenhoca, de um lado a outro, em rendas fabulosas.

De volta à capital…

Aproveite a Avenida Beira-Mar

Depois das 18 horas, todos os caminhos parecem levar à Feirinha da Beira Mar, que acontece no calçadão da Praia de Meireles e de “inha” não tem absolutamente nada!

Com 3 km de extensão, a Avenida Beira-Mar é um reduto de culturas, tradições, sabores e possibilidades. Ela garante com tamanha diversidade o status de um dos mais importantes cartões de visita em Fortaleza. Neste lugar é fácil experimentar peixada, acarajé e iguarias doces em diversas barracas e restaurantes.

Theatro José de Alencar

Quem gosta de cultura e história precisa carimbar o passaporte no Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza. O espaço com mais de 100 anos abriga complexos de palco a céu aberto, anexos fechados e plateias com até 800 lugares. Além de biblioteca, praças e jardins planejados por Burle Marx, expoente do paisagismo no Brasil.

Deliciar-se na Sorveteria 50 Sabores

Fundada em 1975 com o nome de Sorveteria Tropical, esse estabelecimento ganhou o coração dos moradores de Fortaleza por sua produção artesanal e pela busca incessante por inovação.

Aproveite essa oportunidade para provar sabores que foram criados pela própria sorveteria e/ou levam frutas típicas da região, como os de siriguela, sapoti e tapioca. Depois conte para a gente qual é o seu favorito!

Que tal um passeio de jegue?

Bora fazer uma programação diferente? Que tal um passeio de jegue? Isso mesmo! Na Praia do Cumbuco essa é uma das atrações mais procuradas por visitantes do todas as partes do país.

Além das barracas da praia, que sempre têm um contato com os “profissionais do jegue”, em várias partes da praia é possível encontrar verdadeiros “estacionamentos” do simpático bichinho, que é o símbolo do estado do Ceará.

Muito mansos, os jegues fazem passeios que podem variar de 30 minutos a 1 hora, para crianças e adultos. Com certeza uma experiência pra lá de diferente no seu dia a dia.

Desfrute das belezas naturais de Fortaleza

Veja o pôr do sol na Ponte dos Ingleses

Também conhecida como Ponte Metálica, essa estrutura fica na Praia de Iracema. Ela permite a contemplação de uma paisagem bonita que fica ainda mais encantadora na hora do pôr do sol.

Em Fortaleza, o sol costuma se pôr de forma relativamente pontual, às 17h40. Mesmo que você chegue um pouco atrasado ou o dia não esteja tão bonito, ainda vale fazer esse passeio só pela chance de ver golfinhos.

Relaxar no Parque Ecológico do Rio Cocó

Essa área de conservação abrange 15 bairros e está entre as maiores do Brasil! Programa perfeito para quem viaja em família, o Parque Ecológico do Rio Cocó só admite a entrada de pessoas que agendaram visitas.

Quem tem a chance de acessar o parque pode fazer trilhas guiadas, realizar passeios de barco, promover piqueniques, andar de bicicleta e buscar relaxamento em atividades com ioga.

Não faltam opções para você aproveitar a capital cearense. Agora que você já sabe o que fazer em Fortaleza, compre sua passagem mais barata na MaxMilhas! O seu próximo destino está aqui. 😉

Deixe um Comentário