Ícone do site Blog da MaxMilhas

O que fazer em Maceió?

Passeio de bug pela orla de praia em Maceió

A capital de Alagoas é conhecida por suas praias exuberantes, e, por isso, é um dos destinos brasileiros mais procurados por turistas que querem relaxar e aproveitar o sol! 

Se você aproveitou aquela promoção, e trocou suas milhas por uma passagem aérea para Maceió, prepare-se para se encantar com as belezas naturais da região. 

Com alguns dias de estadia, você consegue conhecer as principais praias e atrações locais. Para ajudá-lo a montar o roteiro perfeito de Maceió, preparamos este artigo com as melhores dicas de passeios e atividades para curtir a cidade! 

Continue a leitura e saiba mais!

Qual a melhor época para visitar Maceió?

Maceió é um destino ideal para ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, o melhor mês para conhecer a cidade é novembro. Além de economizar nas diárias em hotéis, o clima contribui para curtir os passeios e atrações. 

Os meses mais agitados são os de dezembro e janeiro, pois é verão. Os passeios e hotéis costumam ter preços mais elevados e as praias ficam lotadas. 

Para viajar com a família, o mês de julho é o mais indicado, embora a cidade também atraia uma quantidade grande de turistas.

10 opções do que fazer em Maceió 

Maceió é a cidade perfeita para relaxar e ainda registrar lindas fotos com paisagens incríveis.

opções de passeios para quem procura se aventurar ou descansar nas praias tanto da cidade como da região, pois o lugar oferece ótima infraestrutura turística para todos os gostos.

1.  Praias

Foto: Marco Ankosqui/MTur

É claro que a grande atração da cidade são as praias. A orla de Maceió possui praias para todos os gostos.

Areias branquinhas e a região quase deserta dão um tom paradisíaco ao lugar. O melhor é que os bancos de areia formam piscinas naturais ótimas para mergulhar. Inclua no seu roteiro:

Praia de Ponta Verde

É uma praia localizada na orla da cidade e possui uma paisagem espetacular. É movimentada com casas noturnas, bares e barracas. Lá fica um cartão postal da cidade, o letreiro “Eu Amo Maceió”, que atrai turistas para um clássico registro.

Praia da Pajuçara
Foto: Marco Ankosqui/MTur

A Praia da Pajuçara é repleta de hotéis, restaurantes e pousadas, sendo ideal para levar a família e curtir um pouco de agito na zona sul da cidade. 

Uma das particularidades de Maceió são as praias formadas por recifes que, com a subida e descida da maré, dão oportunidade de aproveitar as piscinas naturais. 

As águas, claro, são cristalinas e muito favoráveis ao mergulho, dando para ver milhares de peixes coloridos. 

Na Praia da Pajuçara há piscinas naturais para observar a vida marinha entre as jangadas. Também é ideal para aproveitar a noite, já que conta com bares e restaurantes. 

Praia de Jatiúca 

Continuação da Praia de Ponta Verde, a Jatiúca conta com uma orla movimentada por banhistas e turistas.

No posto 7, você encontra o Centro Cultural de Jatiúca, que conta com atrações, eventos, shows e até mesmo cinema ao ar livre! 

2. Centro Histórico de Maceió

A capital alagoana não possui apenas praias para admirar. O centro histórico conta com muita cultura e história para ensinar e encantar turistas de todo o Brasil.

Há museus, igrejas, prédios históricos e arquitetura colonial para serem visitados a pé em poucas horas. 

Não deixe de visitar a Catedral Metropolitana, o Museu Palácio Floriano Peixoto, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

3. Museu Théo Brandão 

O museu conta a história de Alagoas por meio de exposições históricas de objetos feitos de cerâmica, roupas e itens religiosos.

A visitação ocorre de segunda a sexta e a entrada é gratuita. Para chegar lá, siga para a Avenida da Paz. 

4. Catedral Metropolitana 

Foto: Marco Ankosqui/MTur

A beleza arquitetônica da Catedral Metropolitana chama a atenção de quem passa pela região. Esse ponto turístico é um dos principais da cidade e de fácil acesso para quem sai das praias. 

Uma curiosidade é que D. Pedro II esteve presente no dia da inauguração da catedral, chamada de Templo Imperial, nos anos do reinado em nosso país. 

5.  Pavilhão do Artesanato em Pajuçara 

Foto: Marco Ankosqui/MTur

A feirinha de artesanato está localizada na orla da cidade e é o lugar ideal para comprar lembrancinhas e levar Maceió para casa. 

Há diversas lojas com produtos típicos da região como camisetas, redes, roupas feitas de rendas, ímãs de geladeira e muito mais!

No pavilhão também é possível aproveitar a culinária tradicional da região, castanhas e cachaças artesanais. 

6. Mirante de São Gonçalo

O Mirante de São Gonçalo é o local ideal para admirar a cidade do alto, admirar a vista e um belo pôr do sol. Localizada próximo à Catedral Metropolitana, é possível chegar ao lugar  a pé, fazendo um roteiro com os dois pontos turísticos. 

7. Bairro Histórico de Jaraguá 

Visitar o bairro histórico de Jaraguá é uma das opções sobre o que fazer em Maceió durante o dia.

Há prédios, casarões e outras construções que datam do período colonial. Se você quer aprender mais sobre a história e cultura da cidade esse passeio é uma ótima indicação.

Restaurantes e bares fazem parte do lugar e são excelentes para encerrar a visitação pelo bairro.

8. Pontal da Barra

É um bairro tranquilo para apreciar o entardecer de Maceió. Há casas coloridas nas ruas estreitas trazendo um ar interiorano cheio de leveza.

A região é o reduto das rendeiras e dos pescadores, por isso há lojas oferecendo produtos artesanais feitos por essa população. 

9. Passeios de jangada

Foto: Marco Ankosqui/MTur

Uma das coisas mais pitorescas a fazer em Maceió é o passeio de jangada. 

Na verdade, não é bem um passeio, mas sim um meio de transporte que leva as pessoas da praia até os melhores pontos das piscinas naturais. 

Os jangadeiros levam e ficam esperando para a volta. O passeio todo dura normalmente 1h, mas negociando é possível que dure mais. 

10. Foz do Rio São Francisco 

Existem diversas maneiras de chegar até a foz do imponente Rio São Francisco, mas pode ter certeza que você vai adorar fazer isso em Maceió. 

Muitas agências oferecem o passeio, que dura o dia inteiro. As vans ou ônibus turísticos passam nos hotéis cedinho rumo à Penedo, no sul de Alagoas. 

São 140 km de estrada. Depois o passeio segue em Catamarã, de onde os passageiros podem descer para curtir as dunas e tomar banho. 

Prepare a máquina fotográfica. Leve roupa de banho para as paradas e use protetor solar!

Leia também: Dicas para fazer um city tour por Maceió

O que fazer em Maceió à noite?

Foto: Marco Ankosqui/MTur

Durante a noite, caminhe pela orla e aproveite a variedade de restaurantes, bares e casas noturnas.

Para quem busca um passeio mais tranquilo, é possível visitar a feirinha de artesanato durante a noite até às 23h.

Se você curte agito e uma cervejinha, não deixe de aproveitar as barracas Kanoa e Maikai. Música ao vivo e happy hour fazem parte de toda a noite!

O que fazer em Maceió em 7 dias?

Foto: Marco Ankosqui/MTur

Agora que você já sabe quais são os principais pontos para visitar em Maceió, preparamos um roteiro de 7 dias para te ajudar a curtir a cidade.

Independentemente de quanto tempo você ficar na cidade, Maceió apresenta diferentes programas e opções de lazer. Monte seu roteiro com base nos seus gostos e aproveite o que a capital alagoana tem de melhor!.

E, na hora de escolher a passagem aérea e hospedagem, conte com a MaxMilhas para garantir as melhores ofertas!

Sair da versão mobile