Conheça 8 incríveis piscinas naturais no Brasil e aproveite!

Existem muitas piscinas naturais no Brasil para você conhecer. Leia o post abaixo e decida em quais você gostaria de aproveitar suas férias.

Com a chegada do verão, muitos viajantes arrumam as malas para curtir a estação mais esperada do ano. Para você que gosta de se aventurar em diferentes lugares e ainda dar uma pausa para se refrescar, que tal conhecer as piscinas naturais no Brasil?

Em nosso país, é possível encontrar esses locais paradisíacos e ainda desfrutar do melhor que as regiões têm a oferecer.

Então, ficou com vontade de saber o que são e onde é possível encontrar essas incríveis piscinas naturais? Continue lendo o post e descubra!

Piscinas naturais no Brasil

As piscinas naturais são formadas durante a maré baixa e nas luas cheias e novas. Para aproveitar esse espetáculo da natureza, o recomendado é olhar na tábua das marés. Você pode pesquisar em qualquer site de meteorologia, para saber se vai ter formação da piscina no dia do seu passeio.

Feito essa pesquisa, é só aproveitar para nadar em águas cristalinas e bem pertinho de lindos peixes. A sensação é como estar em um grande aquário natural repleto da biodiversidade marinha.

Veja agora a lista de 8 piscinas naturais no litoral brasileiro que a gente preparou para você.

8 piscinas naturais no Brasil para você aproveitar

1. Porto de Galinhas

Em Pernambuco, no município de Ipojuca, você encontra as piscinas naturais que se formam em meio ao recife de corais. Os visitantes podem alimentar os diversos peixes coloridos e ainda andar por cima dos corais.

Só tenha cuidado para não machucar os pés nos ouriços. Caso ainda prefira, pode fazer o passeio em jangadas. De qualquer forma, a aventura será inesquecível.

2. Maragogi

Se estiver planejando sua viagem para Alagoas, siga para a cidade de Maragogi. Por lá, é possível admirar bem de perto as belezas encantadoras das piscinas naturais. A cidade fica em uma Área de Preservação Ambiental e ainda é conhecida por ser o “Caribe brasileiro”.

Além disso, para as pessoas apaixonadas por ecoturismo, dá para mergulhar com snorkel para observar a vida marinha, praticar o stand-up paddle, e ,é claro, tomar um relaxante banho. Só atente para agendar o passeio, por ficar restrito o acesso às praias em alguns dias do mês, conforme a condição da maré.

3. Gruta do Lago Azul

Já no Mato Grosso do Sul, na cidade de Bonito, fica a Gruta do Lago Azul. A cidade encanta todos os visitantes por ter águas azuladas em suas piscinas naturais. Além disso, o piso e o teto da gruta onde ficam as piscinas é formado por estruturas rochosas.

Apesar da chegada ser difícil, vale a pena percorrer 150 metros de mata e descer uma extensa escadaria para apreciar a belíssima paisagem.

4. Lençóis Maranhenses

Nas cidades de Atins e Barreirinha, fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O local é cercado por uma floresta tropical e imensas dunas de areia branca. Uma dica é subir em uma das dunas para contemplar o pôr do sol da bela paisagem. De certo, o espetáculo irá encantar você.

Se bateu aquela vontade de conhecer as piscinas naturais de lá, é importante saber que a época ideal para sua viagem é de agosto até março. O motivo é que nesse período as águas das piscinas estão cheias.

5. Piscinas na Lagoa do Paraíso

Em Jericoacoara, no Ceará, não faltam opções para você relaxar. Tanto que, por cima das águas, pode até mesmo colocar uma rede de descanso! E o melhor de tudo: diferente de outras regiões, em Lagoa do Paraíso, você não precisa observar a tabela da maré. Apesar disso, nos meses entre março e julho, o banho não é indicado nas piscinas, por estarem muita cheias.

6. Taipu de Fora

No litoral baiano ficam as piscinas naturais de Taipu de Fora. A formação desse paraíso é um convite para um mergulho bem-demorado. O ideal é ficar hospedado pela região para aproveitar o lugar bem cedinho.

A estrutura do local conta com bons restaurantes e bares, o que possibilita passar o dia curtindo as variedades de espécies, como as lesmas do mar, tartarugas e os peixes exóticos.

7. Lagoa Verde e Lagoa Azul

No Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, também é possível conhecer uma das piscinas naturais no Brasil. Na região de Ilha Grande, reduto de praias lindas com suas águas de cores próprias, despontam a Lagoa Verde e a Lagoa Azul.

Lagoa Verde

Essa região recebe esse nome turístico por ter suas águas e corais esverdeados. O nome, na verdade, do local é Ilha da Longa e fica localizado na Enseada de Araçatiba, no município de Angra dos Reis.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul possui algumas rochas, fundo arenoso e águas muito azuis. Essa piscina natural recebeu esse apelido devido ao filme de grande sucesso da década de 80, que tem o mesmo nome. Fica, também, próxima de outras lindas praias da região, como a da Baleia e Grumixama.

Nas duas lagoas, a prática de snorkel e o mergulho com pequenos peixinhos são atividades quase que obrigatórias. Para isso, é só embarcar em veleiros, escunas e lanchas que ficam ancoradas no local.

Caso bata aquela fome e sede depois do passeio, você pode encontrar bebidas, água de coco e petiscos que são servidos em canoas e barcos bar.

8. Chapada dos Veadeiros

Em Goiás você encontra a Chapada dos Veadeiros. A região que engloba três cidades –– Alto Paraíso, Vila de São Jorge e Cavalcante, possui cerca de 300 cachoeiras! Apresenta uma altitude com mais de 1.600 metros e fica no cerrado goiano.

Esse paraíso natural ainda conta com o complexo de Louquinhas, que tem:

  • paredões rochosos;
  • rios de águas cristalinas;
  • trilhas ecológicas
  • passarela de madeira.

Viu só como é possível aproveitar os lugares paradisíacos sem ter que viajar para o exterior? As piscinas naturais no Brasil não deixam nada a desejar em relação a outros lugares do mundo. Afinal, você pode escolher as que estão mais perto de você ou visitar estados que ainda não conhece.

Agora que ficou por dentro das incríveis piscinas naturais no Brasil, leia também sobre as 10 cachoeiras que precisa conhecer em Minas Gerais. Até a próxima!

Comentários

Deixe um Comentário