Saiba o que fazer no Rio de Janeiro a noite: indicações de lugares para conhecer

Viajar é também uma ótima desculpa para deixar de lado a ideia de que só se pode aproveitar as noites nos fins de semana e curtir todos os dias com uma saidinha noturna. Seja para festas, um bom jantar ou apenas uma caminhada sob as estrelas, essa é uma ótima oportunidade de explorar um novo lado do seu destino de viagem: a cultura local à noite. 

E se você está no Rio de Janeiro isso não vai ser novidade: existem milhares de opções para terminar seu dia com um sorriso no rosto e uma noite para guardar na memória. Para te ajudar, separamos aqui algumas opções para curtir a vida noturna como um verdadeiro carioca!

O que fazer no Rio de Janeiro a noite?

1. Samba da Pedra do Sal 

Ir ao Rio de Janeiro e não presenciar uma roda de samba pode ser considerado um crime. Conhecida pela musicalidade brasileira, a cidade entoa samba pelos mais diversos cantinhos – e um dos principais points para curtir uma noite animada é a histórica Pedra do Sal. 

Localizada bem próximo do Museu do Amanhã e do Largo da Prainha, a Pedra do Sal é um lugar simbólico no Rio. Ocupada por baianos no século XVIII e um dos locais onde se fortaleceu a cultura africana no Brasil, hoje a Pedra do Sal é uma área que carrega sua história estampada nas paredes, com artes que narram a luta negra no país, e nos cantos de sambistas que passam por ali. 

À noite, a pedra se torna uma espécie de arquibancada, que acomoda quem vem ouvir as histórias contadas na música. O lugar fica bem cheio e animado e, com barraquinhas de comidas e bebidas, é um ótimo lugar para conhecer mais da história do Rio, conhecer gente nova e se divertir noite afora. 

2. Lapa 

Também não dá pra falar do Rio de Janeiro e não mencionar a Lapa, não é mesmo? Bem no centro da cidade, esse é o lugar certeiro para quem quer uma noite carioca das mais animada. 

O bairro é um dos mais conhecidos do Rio e consegue reunir programas para todas as idades e gostos. Com vários bares, restaurantes e casas de show, a lapa é tomada a noite por uma onda elétrica que é capaz de deixar qualquer um animado. Algumas dicas são a Fundição Progresso, o Rio Scenariun, o Carioca da Gema, o Teatro Odisseia, o Circo Voador e até mesmo o próprio Arco da Lapa, que atrai várias pessoas que se divertem na rua mesmo, como que em um carnaval fora de época. 

Com tantas atrações, a Lapa pode ser tanto uma aventura de uma noite só, como uma visita noturna recorrente na sua viagem.  

3. Bip Bip Bar 

Que tal uma experiência um tanto quanto diferente de tudo que você já viveu? Numa cidade tão diversa quanto é o Rio de Janeiro, é possível encontrar de tudo um pouco, e o Bip Bip Bar te promete uma noite inesquecível. 

O lugar existe há mais de 70 anos e já foi declarado como Patrimônio Cultural do Rio, mas não é só por conta disso que se destaca entre os demais. O Bip Bip não aceita cartão de crédito e não tem garçons, então você mesmo se serve e inclusive lava o seu copo ao final da noite e até ajuda a recolher as cadeiras se for preciso. 

Dentre outras regras para uma boa convivência com seu dono, ali toca quem quiser: sem músicos contratados, é só chegar com seu instrumento e encher a rua de música. Mas nem por isso o local se torna um karaokê – muito pelo contrário: conhecido por suas rodas de samba de alto nível, é preciso coragem para puxar um violão ou pandeiro de debaixo do braço e começar a cantar. 

Essa é uma experiência divertida e diferente que, com certeza, vai ficar marcada na memória! 

4. Astor

Se o seu negócio são bons drinks, pode colocar o Astor como uma das suas paradas no roteiro noturno pelo Rio de Janeiro. Já muito conhecido em São Paulo, o Astor resolveu tentar a chance no Rio em 2010 e acertou: hoje é um dos bares de drink mais conhecidos da cidade. 

Com uma vista privilegiada, por estar de frente ao Arpoador, essa é a definição de boemia. Além de drinks rebuscados e um chopp geladinho, servidos no balcão, o bar tem um cardápio de petiscos de da água na boca. 

5. Feira de São Cristóvão 

Dizem que parte boa de viajar é tentar ter experiências e viver como um local. Pensando nisso, uma boa pedida para quem quer se sentir como um verdadeiro carioca é dar um pulinho da Feira de São Cristóvão. 

Essa é uma feira que reúne tradições nordestinas em pleno Rio de Janeiro: do forró ao artesanato, passando por karaokês e culinária típica do Nordeste, a Feira promete uma noite agitada e gostosa. Além de tudo, a melhor parte é que ali é a receita certa para conseguir se divertir sem gastar muito: com a entrada a apenas R$5,00 e produtos acessíveis, você curte a noite ainda mais feliz! 😉 

Ah, e se você quiser saber outras dicas, veja um conteúdo completo para curtir o Rio como um verdadeiro carioca, preparado pela nossa Analista e Especialista em Viagens. 

Ah, e por que não aproveita e já confere uma MaxExperiência para o Rio de Janeiro?

Deixe um Comentário