O que fazer em São Luís: passeios e pontos turísticos

São Luís, a capital do Maranhão, é uma das cidades que recebe mais visitantes, tanto no verão quanto durante os meses de junho e julho, em todo o país. Saber o que fazer em São Luís com antecedência pode deixar sua viagem mais interessante e fazer com que você não perca nenhuma das melhores atrações da cidade.

Confira nossas dicas para organizar seu roteiro!

Explore o centro da cidade

A primeira dica de o que fazer em São Luís não poderia ser diferente: a cidade é cheia de prédios e monumentos históricos, concentrados em seu centro, que merecem uma visita. Casarões, sobrados e solares da época do Brasil Colônia se exibem pelas praças e ladeiras do Centro Histórico, em construções que abrigam espaços culturais, museus, restaurantes e lojas.

A maioria das construções tem como marca registrada os azulejos coloridos portugueses, que enchem os olhos e são ótimos para tirar fotos inesquecíveis.

Aproveite as praias

Afinal, você está no litoral do nordeste! Mesmo que os 32 km de praia não sejam o principal atrativo de São Luís, porque suas águas quase sempre estão impróprias para banho, você pode curtir a beira-mar com tranquilidade.

Caminhar na areia, parar nos quiosques para provar as delícias locais, curtir um happy hour na Ponta d’Areia, levar as crianças no playground de Calhau – todas são experiências imperdíveis em São Luís. E não é só durante o dia: à noite, muitos quiosques têm música ao vivo!

Quando a maré estiver baixa, você pode ir à Praia do Meio ou à Praia do Araçagi, que ficam perto da capital.

Participe das festas tradicionais

Quando se pensa em o que fazer em São Luís, é impossível não pensar nas diversas festas típicas da região. A mais conhecida, sem dúvida, é o Bumba-Meu-Boi, uma tradição folclórica que mistura teatro, música e dança. Ela acontece nos meses de junho e julho, em uma comemoração que toma conta de toda a cidade, por grupos que chegam do interior do estado e mesmo de outras regiões.

No dia 13 de junho acontece o batismo do boi, que marca o início das festividades. A festa vai até dia 30, com o dia de São Marçal. A noite de São João, do dia 23 para o dia 24, é a mais agitada, com apresentações em todos os arraiais.

Mas quem chega em julho a São Luís não precisa lamentar, porque os principais grupos do Bumba-Meu-Boi se apresentam durante todo o mês no Convento das Mercês. E quem chega antes, em abril e maio, pode assistir os ensaios!

Pratique esportes

São Luís tem diversas oportunidades para quem ama praticar esportes. Na Avenida Litorânea, na praia do Calhau, tanto os locais quanto os turistas praticam caminhada, ciclismo e corrida. Já em São Marcos, os surfistas se encontram para aproveitar as ondas. Os adeptos de esportes a vela curtem os ventos e Olho d’Água.

Sabendo o que fazer e São Luís, você pode curtir sua viagem sem deixar nenhuma das grandes atrações da cidade de lado!

Já está planejando sua viagem? Entre no site da MaxMilhas e encontre passagens aéreas com muito mais desconto!

Deixe um Comentário