Quando ir a Porto Alegre?

Visitar a capital gaúcha, Porto Alegre, em qualquer época do ano, é uma garantia de conhecer uma cidade divertida e interessante. Mas quando ir a Porto Alegre para aproveitar seu melhor?

No texto de hoje, falamos sobre a temperatura e a umidade da cidade, bem como seus eventos mais importantes, para que você possa decidir quando fazer essa viagem. Saiba mais abaixo!

Indíce de Conteúdo

Clima e umidade

A localização das cidades no sul do Brasil faz com que seu clima seja diferente do clima de outras capitais. A temperatura em Porto Alegre é muito influenciada pela alta umidade: seja o frio ou o calor, tudo fica mais acentuado, e as diferenças entre a temperatura real e a sensação térmica podem ser muito altas.

O verão é a época mais úmida, e a temperatura média de 30 °C pode ficar ainda mais quente por conta disso, com sensações térmicas próximas aos 40 °C. No inverno, mesmo que seja um pouco menos úmido, as sensações térmicas podem chegar perto de 0 °C, mesmo que a temperatura real fique mais próxima de 10 °C.

Mas quando ir a Porto Alegre quando se quer evitar temperaturas extremas? Nesse caso, procure visitar a capital gaúcha durante a estações intermediárias, quando as temperaturas são mais amenas – ou seja, no outono e na primavera. Nessas épocas, o clima é mais seco, fazendo com que a temperatura fique agradável durante o dia e mais fresca durante a noite.

Na primavera, você ainda pode observar as flores dos jacarandás e dos ipês em todos os parques de Porto Alegre. Mais para o final da estação, no entanto, o clima começa a ficar mais úmido, então você pode enfrentar temperaturas mais elevadas.

Eventos

Se você quer decidir quando ir a Porto Alegre baseado nos eventos da cidade, não deixe de conferir a programação da Feira do Livro, que costuma acontecer na primeira quinzena de novembro. O evento é realizado na Praça da Alfândega, no centro da cidade, e reúne autores nacionais e internacionais com seus leitores.

Você pode comprar livros, participar de lançamentos, ir a sessões de autógrafos e mesmo se inscrever em oficinas de escrita. Além disso, o centro fica repleto de peças de teatro, sessões de cinema, debates e muito mais nessa época do ano. E o melhor; a feira é gratuita!

Um pouco antes, em setembro, você pode curtir outro evento cultural aclamado na cidade: o Porto Alegre em Cena, um dos festivais de teatro mais importantes do país. Desde 1994 o festival realiza, todos os anos, cerca de 50 espetáculos em praças, teatros e espaços culturais, tudo a preços populares, para que todos possam assistir.

O Porto Alegre em Cena atrai, em média, 100 mil espectadores em cada edição, e é um espetáculo imperdível para quem ama as artes cênicas.

Você pode decidir quando ir a Porto Alegre a partir dessas dicas e, sem dúvida, em qualquer época do ano, a cidade estará repleta de atrativos e entretenimentos para seus visitantes.

Ainda não comprou sua passagem para a capital gaúcha? Acesse o site da MaxMilhas para conferir nossos descontos!

Deixe um Comentário