Curitiba

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Onde ficar?

Conhecida por muitos como a ‘’Cidade Modelo’’, Curitiba é exatamente isso: um exemplo para outros municípios ao redor do Brasil e do mundo. Além disso, de acordo com um levantamento feito em 2017 pela consultoria Macroplan, ela é a melhor capital para se viver no país.

Curitiba tem, ao longo dos anos, acumulado diversos prêmios por conta de seu engajamento com o meio ambiente e sua preocupação com o futuro das próximas gerações. O investimento nas áreas de saúde e educação também é muito alto e a cidade está constantemente entre os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Para os turistas, vale muito a pena visitar a cidade. Continue com a gente e descubra algumas das principais características desse município, que é, sem dúvidas, um dos melhores destinos nacionais de viagem para toda a família. Boa leitura!

História da cidade de Curitiba

Quem hoje vê a cidade de Curitiba tão globalizada e moderna, com pessoas de diferentes nacionalidades e etnias, mal consegue imaginar que ela traz na essência a cultura indígena. Inclusive, foi pela tribo Guarani que o município foi batizado, e o seu nome significa ”pinheiral”, por conta das famosas araucárias.

Com a chegada dos portugueses ao Brasil, a história da cidade tomou outros rumos. Entre os ciclos econômicos mais importantes da região, podemos citar o tropeirismo (nome que vem da palavra tropa e que está relacionado ao transporte de gado e mercadorias) e os ciclos da madeira, do café e o da erva-mate.

Essa história, ainda que muito distante, ajudou a moldar as características culturais, históricas e até mesmo arquitetônicas que vemos hoje na cidade. Hoje, o município é muito miscigenado e conta com uma infraestrutura invejável, herança de séculos de relações amigáveis com os mais diversos povos do mundo.

Principais motivos para visitar Curitiba

Definitivamente, Curitiba é uma cidade onde você encontra uma história rica e uma cultura igualmente relevante. Além disso, o município é, hoje, um dos mais importantes de todo o Brasil. Veja, a seguir, alguns dos motivos para você se encantar pelo lugar:

  • gastronomia muito variada, com restaurantes dedicados aos pratos de diversos países;
  • ótima infraestrutura urbana;
  • centro histórico repleto de atrações imperdíveis;
  • é considerada a cidade mais sustentável do Brasil, com diversas medidas para melhorar a relação com o meio ambiente;
  • há diversas opções de museus;
  • o clima mais frio é ideal para viagens a dois;
  • são diversos parques e atrações ligadas à natureza;
  • e lindas paisagens naturais.

Para aproveitar tudo que Curitiba tem para oferecer, é importante ficar atento aos momentos certos para visitar a cidade. Conhecida por seu clima instável, com as quatro estações em um mesmo dia, ela é uma das localidades mais frias de todo o Brasil.

Por isso, para os que curtem um clima mais ameno, os melhores meses para viajar são novembro e dezembro, em pleno verão. No entanto, se o frio não te incomoda, o mês de maio pode ser a melhor pedida, por registrar as temperaturas mais baixas.

Já deu para perceber que há atrações para todos os gostos em Curitiba, não é mesmo? Então, vem com a gente descobrir alguns dos melhores passeios para se fazer na cidade.

Melhores destinos de viagem em Curitiba

A cidade de Curitiba tem tantos pontos turísticos incríveis que fica até difícil descrever os melhores. Mesmo assim, listamos alguns que não podem ficar de fora do seu roteiro e que você não pode deixar de ver:

Teatro Ópera de Arame

Inaugurada em 1992, a Ópera de Arame é um dos principais pontos turísticos de Curitiba. É feita com tubos de aço, estruturas metálicas e vidro, e ganhou esse nome por sua construção lembrar visualmente arames. O teatro abriga quase 1.600 espectadores e recebe espetáculos de todos os tipos, como shows, apresentações, peças de teatro, entre outros eventos culturais. 

Jardim Botânico

É oficialmente chamado de Jardim Botânico Francisca Rischbieter, em homenagem a uma das principais urbanistas do planejamento da capital paranaense. É uma área de conservação de 178 mil metros quadrados e possui um dos mais famosos cartões-postais de Curitiba: a estufa de ferro e vidro, muito visitada por turistas e um dos locais preferidos dos curitibanos. 

Museu Oscar Niemeyer

Curitiba é a cidade brasileira onde as pessoas mais visitam museus. O grande responsável por esse feito é o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo próprio arquiteto. O local tem 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área de exposição, o que rendeu ao museu o título de maior área expositiva da América Latina.

Parque Tanguá

Apesar do parque Tanguá ser bem mais novo que o Barigui (inaugurado em 1996), não perde nada em áreas verdes e beleza. Possui uma área de 235 mil m², fica nos bairros Taboão e Pilarzinho e ocupa um complexo de pedreiras desativadas. Uma cascata, dois lagos e um túnel artificial fazem parte dos atrativos do parque, sem contar um pôr do sol inesquecível que pode ser assistido no local.

Curitiba não só é uma das melhores cidades para se viver no Brasil, como é também um destino imperdível. Suas atrações culturais, a ótima estrutura e as belas paisagens naturais garantem momentos inesquecíveis para toda a família. O que você está esperando para começar a planejar a sua viagem?

Está pensando em viajar sozinho para Curitiba? Não se preocupe! Dê uma olhada em nosso artigo sobre o assunto e se prepare com toda a segurança para essa aventura.

Deixe um Comentário