Por que visitar Belém do Pará?

 

Com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes e 400 anos de história, a capital é famosa em todo Brasil pelo Círio de Nazaré – evento católico em devoção a Nossa Senhora de Nazaré – mas no post de hoje, vamos te mostrar que esta belíssima cidade tem muito mais para te oferecer. Acompanhe nossas dicas e conheça mais sobre Belém!

O que Belém oferece aos turistas?

Turismo Histórico

Podemos começar com um dos aspectos mais atrativos de Belém do Pará: sua história! Para iniciar este passeio indicamos uma visita na Basílica de Nazaré, inaugurada em 1909. Com suas grandes portas de Bronze, a construção é uma réplica da Basílica de São Paulo, em Roma.

Em seguida, faça um passeio no mercado Ver-o-Peso, localizado na Cidade Velha às margens do rio Guajará. O Ver-o-Peso, inaugurado em 1901, é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina e conta com muitos tipos de ervas medicinais e alimentos típicos do Pará. O mais interessante é que ele é abastecido através do próprio rio.

Já que falamos na Cidade Velha, este é um bairro da cidade que conserva a arquitetura colonial de Belém. Por lá é possível encontrar ruas estreitas com calçadas de pedra, sobrados geminados com azulejos portugueses na fachada e muito charme! Vale a pena tirar um tempo e passear por esta história!

O Teatro da Paz é outra atração histórica muito conhecida em Belém. Inaugurado em 1878, ele chama atenção por suas seis colunas coríntias e pelo teto com pintura do italiano Domenico de Angelis. Durante fase de ouro da extração da borracha, o teatro recebeu companhias famosas da Europa, especialmente de música lírica.

Religião e Gastronomia

Além dos aspectos históricos, Belém recebe fiéis de todo o Brasil para o Círio de Nazaré. O círio é uma procissão católica realizada na cidade há mais de dois séculos e reúne, a cada ano, aproximadamente 2 milhões de romeiros.  A romaria acontece sempre no segundo domingo de outubro e sai da Catedral de Belém e vai até a Praça Santuário de Nazaré, que é onde fica a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Agora, quando se trata de gastronomia, a capital do Pará é um show a parte. Seus aromas e sabores são definitivamente inconfundíveis! Se você quer algumas dicas do que provar, aqui vão as principais: o Pato no Tucupi (que é goma de mandioca) e o Tacacá, um caldo feito com tucupi, jambu (erva típica), camarão seco e pimenta-de-cheiro. Depois do prato principal, que tal o tradicional sorvete paraense, um mix de tapioca e açaí? Verdadeiras iguarias!

Infelizmente em um único post não podemos mostrar todas as belezas e atrações turísticas de Belém. Estação das Docas, Bondinho de Belém, Mangal das Garças, Jardim Botânico… As opções são muitas e o conselho final é separar alguns dias de viagem para conhecer tudo que a cidade oferece!

Você já conheceu Belém do Pará? Conhece algum outro ponto turístico que não foi citado neste post? Compartilhe com os outros leitores através dos comentários!

Deixe um Comentário

Tags: