Babymoon: o que você precisa saber para viajar grávida

Uma babymoon pode ser uma ótima oportunidade para fazer a sua viagem dos sonhos antes do seu bebê nascer e também para fortalecer os laços do casal!

A palavra babymoon, que na tradução literal significa lua de bebê, e é uma variação do termo honeymoon (que significa lua de mel), referindo-se a uma viagem realizada antes do nascimento do bebê.

Esse tipo de viagem tem ganhado cada vez mais adeptos. Afinal, essa pode ser uma boa oportunidade de aproveitar um momento a dois antes de a gravidez acabar. Isso porque, depois que os filhos nascem, a rotina do casal muda radicalmente.

Contudo, para que a babymoon ocorra de maneira tranquila e não comprometa a saúde da gestante ou do bebê, é preciso tomar alguns cuidados e escolher bem o destino da viagem.

Continue lendo este texto para entender melhor o que é babymoon, quais são os cuidados que a grávida deve tomar antes de viajar e como planejar uma viagem durante a gestação!

O que é babymoon?

Babymoon é uma viagem feita durante a gestação. Na maioria das vezes, ela é realizada pela grávida e pelo pai do bebê.

No entanto, caso a gestante seja mãe solo, ela também pode fazer essa viagem com algum amigo ou parente.

O principal objetivo da babymoon é conhecer novos destinos e aproveitar bons momentos ao lado do acompanhante da viagem. Por isso, muitas pessoas decidem viajar para lugares com praias, belas paisagens, muitas opções de lazer e com uma boa infraestrutura.

Contudo, você também pode aproveitar essa viagem para fazer o enxoval do bebê, principalmente se o seu destino for um local que apresenta uma grande rede de comércios.

Quando realizar a babymoon?

Apesar do sucesso da babymoon, as grávidas precisam tomar algumas precauções antes de viajar, para evitar problemas e garantir a segurança da mãe e do bebê.

Sendo assim, antes de programar a sua viagem é importante estar com o pré-natal em dia. Além disso, também é essencial consultar o seu obstetra para saber se você realmente pode viajar no seu estado atual. 

Isso porque muitas mulheres podem apresentar complicações durante a gravidez, o que pode ser um impeditivo para que elas viagem. Portanto, antes de programar a sua babymoon, tenha certeza de que é realmente seguro para você.

Além disso, os médicos afirmam que é melhor viajar durante algumas etapas da gestação do que em outras. Sendo assim, confira quais são os cuidados que as gestantes devem tomar nas viagens em cada trimestre da gravidez. 

1º trimestre

As grávidas que querem viajar durante o primeiro trimestre de gestação precisam ter muito cuidado. Isso porque nesse período há mais chances de ocorrerem abortos espontâneos.

Além disso, no primeiro trimestre de gestação, as gestantes costumam sentir mais náuseas, enjoos, além de apresentarem uma oscilação de humor maior. 

Contudo, como a gravidez não ocorre da mesma forma em todas as mulheres — e algumas podem não apresentar esses sintomas.

Se você quiser viajar durante esse período da gestação, consulte o seu médico e pergunte se existe algum risco em realizar esse tipo de passeio.

2º trimestre

O segundo trimestre é o melhor período para as grávidas viajarem. Nessa etapa da gravidez, a mãe já não sente tantos sintomas incômodos e o risco de aborto é menor. 

Além disso, a barriga ainda não vai estar muito grande, dessa forma, ainda será fácil se locomover.

Contudo, mesmo durante o segundo trimestre de gestação, é preciso consultar o seu obstetra antes de viajar.

3º trimestre

Quem quer viajar durante o terceiro trimestre precisa tomar mais cuidados. Nessa fase a gravidez está mais avançada. Isso significa que a barriga já está bem maior, portanto, a gestante pode apresentar dificuldade de locomoção e falta de ar.

Além disso, no final da gravidez há o risco de o parto ocorrer antes do que o previsto. Sendo assim, se a grávida estiver viajando e entrar em trabalho de parto, ela terá o bebê fora do local programado. 

Por isso, quem quiser viajar durante o terceiro trimestre de gestação precisa ter muito cuidado e, se possível, escolher um destino que seja próximo ao seu local de origem. 

Como eu vou? 

Se você está pensando em viajar de avião para a sua babymoon, saiba que até a 27ª semana de gestação as companhias aéreas não costumam impor nenhuma restrição ao transporte de grávidas. 

Contudo, é importante verificar essa informação com a empresa responsável pelo seu voo antes de comprar as passagens.

Após a 27º semana de gravidez, as companhias aéreas exigem que as gestantes apresentem um atestado médico para poderem embarcar. Algumas empresas, como a Gol, só permitem que as passageiras entre a 36º e a 37º semana de gravidez embarquem se estiverem acompanhadas de um médico responsável. 

Já as empresas de navio só permitem que as grávidas com até 24 semanas de gestação viagem. Além disso, algumas empresas também exigem que as gestantes apresentem um atestado médico antes de embarcar. 

Em relação às viagens de carro, não há nenhuma restrição prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Como planejar uma babymoon?

Caso o seu pré-natal esteja em dia e o seu obstetra tenha liberado a viagem, você já pode começar a planejar a sua babymoon. A primeira etapa deste planejamento deve ser a escolha do destino.

É importante escolher um local que possua uma boa infraestrutura, com bons hospitais, para o caso da gestante precisar de atendimento médico.

Além disso, não é indicado ir para países que são conhecidos por não seguirem boas normas de higiene, pois há grande risco de ocorrer uma infecção, o que pode comprometer a saúde da grávida e do bebê.

Para ir a alguns destinos é necessário tomar uma série de vacinas antes. Nesse caso, é importante verificar com o obstetra se essas vacinas são seguras, já que algumas não podem ser aplicadas em gestantes.

Também é muito importante contratar um seguro viagem, já que essa cobertura vai garantir que a gestante receberá um bom atendimento, caso precise de cuidados médicos.

Quais são os principais destinos para uma babymoon?

Alguns dos destinos preferidos de quem vai fazer esse tipo de viagem são as praias, que podem ser tanto de cidades do Nordeste brasileiro, como de outros países, como o México e as Ilhas Maldivas, por exemplo. 

Outro destino comum é os Estados Unidos que, além de ser um país com uma boa infraestrutura e muitas opções de lazer, também é o local ideal para quem quer montar o enxoval do bebê. 

Leia também: Como saber tamanho de roupa nos EUA?

Dicas para uma babymoon tranquila

Além de escolher com atenção o destino da viagem, existem outras dicas para deixar a viagem das gestantes ainda mais tranquila, confira quais são elas:

  • Se for viajar de avião, escolha um assento perto da asa, pois nesse local a aeronave costuma ser mais estável, o que ajuda a evitar enjoos;
  • No caso de viagens longas, use meias de compressão e levante a cada duas horas, pelo menos, para andar pelo corredor do avião ou do ônibus;
  • Beba bastante água;
  • Use roupas confortáveis;
  • Flexione os pés durante o trajeto.

Gostou das nossas dicas? Então que tal planejar uma babymoon e conhecer um destino incrível antes de o seu bebê nascer?

Acesse o site da MaxMilhas e confira todas as ofertas de passagens aéreas e de pacotes de viagem!

 

Deixe um Comentário