Cidades bate-volta na Europa

*Por Natália Pereira

Durante uma eurotrip, é possível fazer diversas viagens bate-volta para conhecer outras cidades incríveis perto das capitais. Por exemplo, se você está hospedado em Lisboa, que tal pegar um trem de manhã para conhecer as praias de Cascais e voltar no mesmo dia?

Separei alguns dos passeios de 1 dia mais legais que fiz na minha viagem para Lisboa, Porto, Paris, Londres e Madrid. Vem comigo! 

Aveiro, Portugal

Aveiro, Portugal

Quem não tem Veneza, caça com Aveiro! Na região norte de Portugal, a cidade de Aveiro é conhecida por seus canais por onde navegam barcos coloridos que lembram as gôndolas italianas. 

Se você está visitando a cidade do Porto, vale muito a pena passar um dia em Aveiro. Peguei um trem (ou comboio, como chamam os portugueses) na estação de São Bento, no centro do Porto, que custou uns 3,60 euros. 

A viagem levou cerca de 1 hora e logo chegamos à Estação Ferroviária de Aveiro, cuja fachada de azulejos já é um ponto turístico por si só. 

No caminho, baixei o aplicativo de turismo em Aveiro, que disponibiliza um roteiro personalizado, com descrições e histórias sobre todos os pontos turísticos. Foi muito útil! Com o celular na mão, era só acompanhar o mapa e andar pela cidade.

Durante o passeio pelos canais, vimos a Ponte dos Laços, enfeitada com diversas fitas coloridas, como uma alternativa ao peso dos milhares de cadeados que fizeram desabar algumas pontes em Paris. 

Também visitamos o Parque Infante Dom Pedro, e alguns outros lugares, como igrejas e o museu de Aveiro, localizado no antigo Convento de Jesus. Foi nele que, por volta dos séculos XV e XVI, começou a ser produzido um certo doce composto por gema, açúcar, e, acredite se quiser, hóstia: os famosos Ovos Moles de Aveiro. 

Praia da Costa Nova, Aveiro

Ficamos devendo uma visita à praia da Costa Nova e suas casinhas coloridas, porque estávamos a pé, mas quem vai à cidade de carro não pode deixar de conhecer esse vilarejo! 

Toledo, Espanha

Ponte em Toledo, Espanha

Toledo é uma cidade antiga imperdível para quem está em Madrid e quer se sentir na era medieval. Esse passeio é uma viagem no tempo.

Em Madrid, pegamos o metrô até o Intercambiador da Plaza Elíptica e, de lá, um ônibus de viagem da empresa Alsa, que também tem um ônibus para Toledo saindo diretamente do Aeroporto de Madrid. A viagem de ônibus demora uma hora e meia, mais do que o trem-bala, porém é uma passagem mais barata, que custou apenas 6 euros. 

Em Toledo, não seguimos roteiros; a ideia foi se perder e se encontrar nas ruelas para chegar em nosso único destino previsto: a Puente de San Martín. Entre encontros e desencontros, passamos por alguns dos principais pontos turísticos, como a Catedral de Toledo e a Plaza Zocodover, além de diversas lojinhas e restaurantes. Por ali, provamos o marzapan, um doce de origem árabe feito com uma massa à base de amêndoas.

Catedral de Toledo

Retornarmos a Madrid antes de anoitecer, mas há boatos que à noite as construções iluminadas deixam a cidade de Toledo ainda mais bonita!

Bristol, Inglaterra

Bristol, Inglaterra

Eu não diria que Bristol é exatamente perto de Londres, mas se você quer conhecer a Inglaterra por um ângulo um pouco diferente daquele de cidades muito grandes, essa é uma opção! A partir de Londres, a viagem de ônibus para Bristol demora de 2 a 3 horas e custa 10 libras. 

Para chegar lá, você pode pegar o metrô até a Victoria Station e, então, o ônibus para Bristol na Victoria Coach Station. Saímos atrasadas e acabamos perdendo o ônibus, já que a estação de ônibus não era tão perto assim da estação de metrô. Como já havíamos comprado a passagem online, os 10 minutos de caminhada nos causaram prejuízo ao ter que comprar uma nova passagem na estação.

#FicaADica: Em toda a Europa, nem sempre a estação de metrô é colada com a estação de ônibus, exigindo alguns minutos a pé entre uma e outra. Saia com antecedência e não cometa esse erro!

O ponto alto (literalmente) da cidade foi o Brand Hill Park, onde temos uma visão incrível de toda a cidade. Perto da Cabot Tower, existem banquinhos de madeira para relaxar e admirar a vista.

Para facilitar o passeio em Bristol, criei antes um roteiro no Google Maps que nos mostrou quais ônibus intermunicipais pegar para ir de um ponto ao outro. No geral, os principais pontos turísticos como o College Green, a Catedral de Bristol, a Universidade de Bristol e a Millennium Square são possíveis de fazer a pé. 

Park Street, Bristol

Porém, também pegamos um ônibus para o outro lado do Rio Avon, uma região mais residencial. Além do Victoria Park, um grande gramado verde, nesse lado da cidade podemos passear por ruas tranquilas e casinhas vitorianas, tipicamente saídas dos filmes e séries britânicos. 

Confesso que minha motivação inicial para essa viagem foi visitar as locações da série britânica Skins, mas até mesmo minha amiga que aceitou me acompanhar nesse passeio adorou a cidade. Bristol deixa um gostinho de “eu moraria aqui!”.

Ah! Bristol é também onde nasceu Banksy. Se você é fã do artista, pode fazer o walking tour atrás de todos os seus graffitis espalhados pelas ruas da cidade. 

Versailles, França

Galeria dos Espelhos, Versalhes

É sério, não visite Paris sem conhecer Versailles. Saindo da capital francesa, com um trem de 3,65 euros até a estação de Versailles Rive Gauche, você chega nos aposentos de Luís XVI e Maria Antonieta.

Os ingressos para a visita ao Palácio de Versailles custam a partir de 18 euros, mas tem algumas gratuidades, como para menores de 18 anos e cidadãos europeus com menos de 26 anos. 

No castelo, a residência oficial, você passeia entre diversos cômodos, como o quarto do rei e a famosa Galeria de Espelhos. Também existe o Grand Trianon, um palácio de mármore rosa construído para ser a segunda moradia de Luís XIV. Além das construções, não deixe de passear pelos jardins do Palácio, com belíssimas fontes e estátuas! 

Fonte de Latona, Versalhes

Se você seguir andando, você chega no Petit Trianon. A partir daí, você adentra Le Domaine de Marie Antoinette e a aldeia onde a rainha viveu uma vida campestre com seus filhos. Em contraste com todo o luxo do palácio, a vila e a fazendinha eram o verdadeiro lar da rainha, e são uma delícia de visitar! 

cena do filme Maria Antonieta

cena do filme “Maria Antonieta” (Columbia Pictures)

#PraVer: Já assistiu o filme Maria Antonieta, da Sofia Coppola? Além de terem gravado diversas cenas no próprio Palácio de Versalhes, foram as cenas delicadas da vida bucólica da rainha que me deixaram com vontade de passear pela aldeia. Como a visita ao próprio Palácio pode demorar, muitas pessoas acabam não conhecendo essa parte da região. 

Foi cansativo, mas passear por Versailles com certeza é imperdível. Como toda essa caminhada é longa, existe também a opção de alugar carrinhos de golf com GPS. Se você estiver em grupo, o preço pode compensar. 

Sintra, Portugal

Palacio da Pena, Sintra

O trem para Sintra sai da Estação do Rossio, no centro de Lisboa, custando 2,25 euros. Ao chegar na Estação Ferroviária de Sintra, após 40 minutos de viagem, você precisa escolher qual meio de transporte irá usar para visitar os pontos turísticos da cidade, já que não é possível fazer tudo a pé.

Algumas opções são o aluguel de um carro elétrico, no qual cabem duas pessoas, ou o ônibus turístico panorâmico que passa por todas as atrações. Também existe o ônibus local 434, sendo esta última a opção mais barata, levando da estação para o centro histórico e aos pontos mais altos.  

Considerando os valores dos ingressos dos palácios e o gasto com o transporte para circular pela cidade, talvez esta seja uma das cidades menos econômicas dessa lista, mas garanto que vale a pena!

Uma coisa que aprendi durante essa visita foi que é preciso tomar cuidado para não perder muito tempo em cada ponto turístico, senão não dá para ver tudo. Se você tiver vontade de conhecer todos os detalhes das atrações mais a fundo, não recomendo como uma viagem bate-volta, mas sim uns 2 ou 3 dias em Sintra. 

Gastei uma manhã inteira na Quinta das Regaleiras, onde há um palácio e um bosque místico que você pode percorrer como se fosse uma trilha. Lá, o Poço Iniciático é imperdível! A Quinta foi meu lugar preferido em Sintra e não me arrependo do tempo que passei lá.

Outras atrações principais são o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Neles, tome cuidado para não perder muito tempo tirando fotos e conseguir visitar os outros pontos da cidade. Também há o Palácio Real de Queluz, o Palácio de Monserrate, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio de Seteais e o Museu de Arte Moderna. Haja palácio em Sintra, né?

Castelo dos Mouros, Sintra

Um pouco mais distante desse centro da cidade, está o Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental da Europa, ou seja, é o lugar europeu mais “perto” do lado Ocidente do planeta. 

#DicaGastronômica: Como vocês perceberam, o que não falta em Portugal são os doces típicos, e em Sintra é onde fica a Casa Piriquita, uma padaria que vai ser o ponto final do seu passeio pela cidade. Perto do Palácio Nacional de Sintra, lá vendem o famoso doce Travesseiros de Sintra, além de queijadas e nozes douradas, entre outros doces portugueses. É uma parada tão obrigatória quanto experimentar os pastéis de belém em Lisboa. 

*Natália Pereira é analista de SEO, especialista em viagem da MaxMilhas e gosta de explorar todo cantinho possível 

Deixe um Comentário