O que fazer em Reykjavik, a capital mais ao norte do mundo!

Não, a gente não digitou letras aleatória no teclado 😂. Reykjavik (ou, no bom e velho português, Reiquiavique) é a capital da Islândia – o que a torna a capital mais setentrional do mundo, isto é, a que se situa mais ao norte do globo. 

São muitos os motivos que tornam a cidade um ótimo destino de viagem – há muito o que fazer em Reykjavik. Concentrando cerca de 60% de toda a população do país, este é um dos lugares mais vibrantes que você vai encontrar, centralizando a atividade cultural, econômica, gastronômica e governamental da Islândia. 

Essa sopinha de letras significa “baía fumegante” e o nome foi escolhido por conta das inúmeras fontes termais que habitam a região. Mas a verdade é que existe muito mais o que fazer em Reykjavik do que apenas se deliciar com suas águas naturalmente quentes! 

O que fazer em Reykjavik: 8 motivos para conhecer a cidade

Visitar o Harpa 

o que fazer em reykjavik - teatro harpa na Islândia

Esta é uma das paradas obrigatórias para quem passa por Reykjavik. O Harpa é um centro de convenções que abriga a ópera e a orquestra sinfônica da Islândia. Além disso, o lugar também recebe shows e eventos culturais ao longo do ano. 

Se tiver a chance de presenciar um concerto no Harpa nossa dica é: não pense duas vezes e vá! Mas caso a agenda cultural não combinar com os dias da sua viagem, ainda assim esse é um ponto que vale ser visitado. 

Isso porque a arquitetura do prédio já é um espetáculo por si só: num estilo moderno e todo de vidro o Harpa deixa qualquer um de queixo caído. Aproveite que a entrada é gratuita para conhecer também o seu interior 😉 

Se impressionar com a igreja Hallgrimskirkja

A maior igreja da Islândia,

A igreja luterana Hallgrimskirkja é um dos lugares mais visitados na cidade. 

O lugar leva fama por muitos motivos. Primeiro por sua arquitetura, pensada como um reflexo das antigas proas de navio vikings, que torna esta uma igreja diferente de todas as outras. 

Além disso, esta é a maior igreja de toda a Islândia, fica em um dos pontos mais altos da cidade e, com uma torre de 75 metros aberta para visita, você consegue ter uma vista incrível da capital! 

Ver a Sólfarið de pertinho 

o que fazer em reykjavik - escultura de metal na islândia

Uma das esculturas mais visitadas da cidade é a Sólfarið (ou, O Sol). Projetada por  Jón Gunnar Árnason, escultor islandês, a obra é descrita como uma imagem do barco dos sonhos e uma ode ao sol. A ideia do artista era passar às pessoas a sensação da busca de um território desconhecido, de esperança, liberdade e progresso.

A Sólfarið é uma parada obrigatória, na cidade, principalmente ao pôr do soll!

Bem ali pertinho, fica o Old Harbour é a área do antigo porto de Reykjavik. Ali você vai ter um encontro incrível com a história não só da cidade, mas da Islândia como um todo. É possível passar seus dias em museus vikings, se deliciar com a oferta gastronômica do país, e ter um gostinho de como é a vida cotidiana dos islandeses. Esse é um ponto imperdível na sua viagem.   

Provar o melhor cachorro-quente do mundo 

o que fazer em reykjavik - experimentar o melhor cachorro quente do mundo

A barraquinha Bæjarins Beztu Pylsur é bem simples mas reza a lenda que é feito bem ali o melhor cachorro-quente do mundo! 

A iguaria é preparada com salsicha de ovelha temperada na cerveja e ganhou fama mundial durante uma visita do então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que experimentou o lanche depois de um merchan bem improvável da dona do carrinho, que apenas gritava que aquele era o melhor hot dog do mundo, tentando chamar sua atenção (e deu certo!). 

A barraquinha fica no centro da cidade e está sempre acompanhada de uma longa fila de espera, mas é um tempinho gasto que vale super à pena! 

Explorar a Laugavegur 

prédio com grafitte em uma das ruas mais badaladas de reykjavik: laugavegur

Se você procura o que fazer em Reykjavik, a rua Laugavegur é uma das soluções para você! 

Esta é uma das ruas mais famosas da cidade, exatamente por conseguir concentrar muita coisa legal. Lojas, livrarias, restaurantes, baladas, bares, hostels e hotéis: aqui é o coração da cidade, onde tudo acontece! Além disso, o lugar é coberto de arte de rua, o que ajuda a deixar o clima ainda mais legal para quem passeia por ali!

Ah e por falar em ruas legais, outras duas que valem uma passadinha são as ruas Laekjargata e a Skólavörðustígur. Elas são recheadas de cantinhos charmosos para você explorar!

Observar Baleias 

barco cheio de pessoas observa baleia no mar - o que fazer em reykjavik

Outra atividade incrível que você pode aproveitar em Reykjavik são os passeios para observação de baleias! 

Diferente de tudo que você já experimentou na cidade, este tour vai te colocar em mar aberto, pertinho do maior mamífero do mundo. O serviço é oferecido por diversas empresas de turismo na cidade, e apesar de ter um preço um pouco mais alto (cerca de R$400 por pessoa), é uma experiência incrível que você vai levar para a vida. 

Uma dica legal é que você converse na recepção da sua hospedagem para que eles te auxiliem na busca pelo melhor custo benefício tendo em vista o número de pessoas e o orçamento disponível para o passeio 😀

Se jogar na Blue Lagoon 

o que fazer em reykjavik - blie lagoon

Você com certeza já viu imagens da Blue Lagoon e ficou com a curiosidade à flor da pele para saber mais sobre o lugar! Um dos pontos turísticos mais famosos de todo o país, esta é uma piscina natural com uma cor azul simplesmente incrível. 

Com uma temperatura quentinha, por volta dos 38°C (único motivo para te convencer a colocar uma roupa de banho no frio congelante da Islândia!), a Blue Lagoon te presenteia com tratamentos dignos de um spa. Você pode se divertir com as argilas brancas que são distribuídas gratuitamente para os visitantes e se aventurar pelos drinks do bar molhado. 

E claro, aproveitar o cenário e a experiência para garantir muitas fotos incríveis de viagem 😉

Ver a magia da Aurora Boreal 

o que fazer em reykjavik - ver a aurora boreal

A Islândia é o lugar perfeito para quem quer ver a Aurora Boreal com os próprios olhos

As luzes coloridas parecem um truque de mágica e atraem pessoas de todo o mundo, que topam encarar uma noite pra lá de gelada para vê-las dançando no céu. Esse definitivamente é um espetáculo da natureza que vai ficar guardado com você para sempre. 

Como Reykjavik é uma cidade cheia e com muitas luzes, fica um pouco mais difícil conseguir ver a Aurora Boreal. Por isso, nossa dica é que você se planeje para ir até o Parque Nacional de Pingvellir (bem pertinho da cidade!) ou procure alguma agência que te ajude a ter uma experiência ainda mais imersiva com as luzes nórdicas.

É importante saber que a Aurora Boreal surge no inverno, ou seja, você deve planejar sua viagem entre os meses de setembro e março, beleza? ;)

 

E aí, bora conhecer a capital mais setentrional do mundo?! A gente te ajuda a chegar até lá: 

 

Deixe um Comentário