Dia da Toalha: 9 opções de destinos para uma viagem geek

O Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd são datas que servem para celebrar a cultura geek ao redor do mundo. São muitos os destinos que fazem referência à cena nerd para você se divertir!

O Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd se misturam como uma celebração em torno da cultura geek. A data ocorre no dia 25 de maio, e nada melhor do que fazer uma bela viagem aos pontos mais importantes da cena para comemorar em grande estilo.

Ao longo desse conteúdo, você encontrará dicas com os principais destinos nerd/geek para você se divertir de acordo com os seus gostos. Mas antes disso, vamos saber mais sobre o Dia da Toalha!

O que é o Dia da Toalha?

O Dia da Toalha foi criado em 25 de maio de 2001, duas semanas após a morte do autor da trilogia Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams. 

O conceito da toalha foi trazido a partir dos itens essenciais que todo mochileiro precisa ter, incluindo a toalha. 

Assim, nasceu a data, como uma necessidade dos fãs de homenagearem esse autor tão querido pela cena nerd, falecido aos 49 anos por um ataque cardíaco.

Por que o Dia do Orgulho Nerd é chamado de Dia da Toalha?

O Dia do Orgulho Nerd coincidentemente foi criado também no dia 25 de maio, fazendo referência ao dia de lançamento de Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977. No final das contas, ambas as datas se diluíram em uma só, já que trazem o mesmo conceito de celebração da cultura nerd.

Como comemorar o Dia da Toalha?

Não sabe o que fazer no Dia da Toalha? Que tal viajar para os destinos mais interessantes referentes ao mundo geek? 

Aqui, reunimos diferentes atrações ao redor do mundo relacionadas a filmes, quadrinhos, animes, mangás, zumbis e até doramas. Com certeza, uma dessas opções te agradará! 

1. Universal’s Islands of Adventure, Orlando

Castelo de Hogwarts no Wizarding World of Harry Potter, parque temático no Islands of Adventure em Orlando

Se for fã de filmes e séries, um dos passeios recomendadíssimos numa viagem nerd é a Universal’s Islands of Adventure, localizado no complexo de parques temáticos da Universal Studios, em Orlando. 

Um dos mais famosos é, sem dúvidas, o The Wizarding World of Harry Potter, área dedicada exclusivamente ao mundo mágico de Harry Potter.

São diversas atrações para os visitantes que querem imergir no universo do bruxinho mais famosos do mundo, a começar pela ambientação fiel do Beco Diagonal (Diagon Alley), onde você poderá fazer um passeio turístico, visitando as famosas lojinhas retratadas nos filmes, como a Dedosdemel e a Olivaras. 

Os visitantes também não passarão fome, pois no mesmo Beco Diagonal, você poderá encontrar tabernas e restaurantes com comidinhas típicas do mundo bruxo, como a cerveja amanteigada. 

Outro passeio obrigatório é o Castle Tour, onde dá para dar uma volta pelas dependências de Hogwarts e tirar a famosa foto de frente ao castelo.

E não pense que a imersão ao mundo mágico de Harry Potter parou por aí, pois ainda nem começamos a falar das atrações! 

As principais delas são:

  • The Hogwarts Express: uma viagem de trem entre as estações de Hogsmead e a King’s Cross; 
  • Harry Potter and the Forbidden Journey: um simulador realístico que sobrevoa o castelo de Hogwarts e te coloca cara a cara com criaturas mágicas;
  • Flight of the Hippogriff: que ensina como se aproximar de um hipogrifo, esse mais recomendado para crianças. 

Demais atrações

Como dissemos no início, o Island of Adventures não se resume apenas ao mundo mágico de Harry Potter, mas também a outros parques temáticos voltados a filmes de sucesso que também valem a pena a visita. 

Dentre eles, está uma área exclusiva dedicada ao Jurassic Park, um simulador da ilha de King Kong, e a Marvel Superhero Island, no qual dentre as atrações, você encontrará um simulador onde você poderá se aventurar no mundo do Homem-Aranha ao lado de nada mais nada menos do que Peter Parker!

    2. Star Wars: Galaxy’s Edge, Hollywood Studios, Orlando

    Nave de Star Wars no Hollywood Studios

    A mais recente atração do Hollywood Studios é o Star Wars: Galaxy ‘s Edge, local que proporciona uma imersão incrível em todo o universo de Star Wars. 

    Toda a ambientação é composta por cenários reais dos filmes e ruídos ambientais, como o de naves espaciais. Nas suas vielas, ainda é possível encontrar personagens como Rey e Chewbacca.

    Uma das principais atrações é o Millenium Falcon, no qual você poderá ver de perto a réplica da famosa espaçonave, assim como também pilotá-la em simulação. 

    Você também encontrará outras atrações imperdíveis, além de restaurantes para você fazer um pit stop, descansar e matar a fome. 

    3. Hobbiton em Matamata, Nova Zelândia

    Hobbiton em Matamata

    Esse destino vai para os fãs da trilogia Senhor dos Anéis e da obra O Hobbit. Hobbiton fica localizado no vilarejo de Matamata, na Nova Zelândia, sendo conhecido por ter sediado as gravações de todos os filmes da série. 

    Seu cenário é encantador, composto pelas hobbit holes, famosas casinhas dos hobbits, além da belíssima paisagem, que com certeza fará você, fã da saga, se sentir imerso no universo de J. R. R. Tolkien.

    A Hobbiton tem pacotes com diversas modalidades de passeios, e entre os mais requisitados, estão a Hobbiton Movie Set Tour, passeio guiado com aproximadamente  duas horas que explica todos os detalhes do local e filmagens dos filmes Senhor dos Anéis e O Hobbit.

    Se quiser estender seu passeio, você poderá visitar a capital da Nova Zelândia, Wellington, e fazer uma parada no Veta Cave, local com exposições de partes do cenário do Senhor dos Anéis, exibição de documentário e venda de lembrancinhas.

      4. Zombie Survival Experience, Inglaterra

      Essa atração localizada em Reading, Inglaterra, é um prato cheio para os fãs de zumbis, como os seguidores de séries como The Walking Dead e Resident Evil. 

      A Zombie Survival Experience se trata de uma simulação em tempo real de um ataque zumbi, que acontece na metade de um dia em um shopping abandonado. 

      Para ter ideia da proporção, você receberá todo um treinamento com armas antes de ser solto no local e iniciar sua luta contra os zumbis. A experiência proporcionada pela ZED Events é um prato cheio para quem deseja experienciar um apocalipse zumbi de perto. 

        5. Tóquio, Japão

        Akihabara em Tóquio

        Tóquio é, com certeza, um prato cheio para os fãs de animes, mangás e videogames, atraindo turistas do mundo todo quando se trata de viagem geek. 

        Começaremos falando do bairro Akihabara Electric Town, local ideal para fãs de jogos eletrônicos. Lá, você poderá encontrar diversos deles, além de computadores e animes, dentre outros achados.

        É em Akihabara Electric Town que você encontrará também os dois arcades mais famosos do Japão: Taito HEY e Club Sega, além dos Maid Cafés, subcategoria de cafés cosplay inspirados em mangás de famílias milionárias com empregados vestidos com roupas vitorianas, febre nos anos 2000.

        Ainda em Tóquio, você poderá visitar:

        • Pokémon Center Tokyo, em Minato;
        • Museu Ghibli, dedicado ao estudo de grandes sucessos japoneses, como A Viagem de Chihiro;
        • Parques temáticos da Hello Kitty, Disney e Universal;
        • Legoland Discovery Center, na Baía de Tóquio;
        • Odaiba Island, ilha artificial com pontos turísticos interessantes voltados à tecnologia.

          6. Hotel Sidi Driss e cidade de Tozeur, Tunísia

          troglodyte homes na tunisia

          Essa é mais uma dica imperdível para quem é fã de Star Wars: a Tunísia, país com diversos pontos interessantes que fazem referência aos filmes. 

          O principal deles é o Hotel Sidi Driss, mais conhecido como Hotel Star Wars. Esse 4 estrelas localizado em Matmata serviu como set de filmagens internas para a casa dos tios de Luke Skywalker.

          Já na cidade de Tozeur, há um deserto incrível que também serviu de cenário de filmagem de Tatooine, planeta fictício da série de filmes. Em algum ponto do deserto, você poderá encontrar a minicidade que ajudou a compor o enredo.

            Você vai se interessar: 5 destinos que todo fã de Star Wars deveria conhecer

            7. Comic Con, San Diego

            centro de convenções em San Diego onde ocorre o Comic Con

            Ocorrendo sempre no mês de julho de cada ano, a San Diego Comic Con é a edição da CCXP mais tradicional do mundo, reunindo turistas do mundo inteiro com suas atrações imperdíveis. 

            O evento trabalha não apenas com a temática de super-heróis, filmes e quadrinhos, mas também com a cultura anime e mangá, implementada no evento pela primeira vez nos anos 1990. O resultado é uma pluralidade de tribos, expressada principalmente por meio de cosplays caprichados.

            Há uma diversidade de atrações para os visitantes conferirem, como exibição de desenhos inéditos que ainda não saíram em Blu-ray. Há também a venda de mangás e HQs no conhecido mercado de pulgas que, aos domingos, tem preços mais convidativos pela queima de estoque.

            Outra parada imperdível é a alameda dos artistas, onde você poderá encontrar de perto as grandes estrelas, além de editores e roteiristas. Aproveite para bater a sua foto e ficar cara a cara com o seu ídolo.

              8. Vale do Silício, Califórnia

              Placa do Google no Vale do Silício

              O Vale do Silício é uma famosa região localizada na Baía de São Francisco, conhecida pelas empresas de tecnologia que se instalaram na região, como Apple, Google, Facebook, Microsoft, dentre outras gigantes.

              Infelizmente, poucas empresas autorizam visitas em suas dependências. Uma delas é a sede da Google, a Googleplex, um complexo de 47 mil metros quadrados em Mountain View, Califórnia.

              Já para os fãs da Apple, o passeio recomendado é a garagem onde Steve Jobs e Steve Wozniak criaram a Apple, em Los Altos. 

              Você também poderá visitar a sede da empresa, a Apple Park, mas seu acesso é limitado, sem acesso aos escritórios. No local, você encontra uma loja com itens exclusivos somente encontrados no Apple Park Visitor Center.

                9. Seul, Coreia do Sul

                Ruas de Seul

                Seul tem muitos pontos turísticos para serem visitados para quem é fã de k-drama ou dorama, como são popularmente conhecidas as obras. Alguns deles são:

                • Changdeokgung Palace cenário de Kingdom;
                • Riacho Cheonggyecheon, cenário de Apaixonados na Cidade;
                • Jumunjin Beach, cenário para Goblin (Guardian: The Lonely and Great God).

                Outro local imperdível é a Digital Media City, famosa emissora sul-coreana responsável pela produção de doramas de sucesso, onde poderão ser conferidos figurinos e cenários que compuseram diversas produções.

                  Aproveite o Dia da Toalha para programar uma viagem incrível saindo da rotina e visitando pontos divertidíssimos ao redor do mundo, ligados à cena geek. E, na hora de fechar hotel e hospedagem, garanta os melhores preços com a MaxMilhas!

                  Deixe um Comentário