Diferença entre Hotel e pousada, hostel e resort

Quando você planeja uma viagem, a escolha da hospedagem é uma das partes mais importantes. E, sabendo disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre hotel e pousada na hora de se decidir.

Apesar de parecerem semelhantes, as duas opções contam com propostas bem diferentes. E hoje, vamos explicar as principais características dessas duas modalidades. Assim, você poderá identificar os prós e contras de cada tipo de hospedagem e definir a alternativa que mais combina com o seu estilo de viagem. Vamos lá? 

O que é um hotel?

Área de lazer do Hard Rock Hotel & Casino, em Punta Cana | Gerson Repreza

Os hotéis são a primeira opção de muitos viajantes – especialmente daqueles que não possuem o orçamento muito limitado. Estes estabelecimentos geralmente são grandes e oferecem acomodação em quartos privados.

Eles possuem como grande atrativo a segurança, a disposição de uma equipe preparada para servir seus hóspedes, o conforto e a facilidade em fazer reservas online.

No entanto, vale lembrar que existem diferentes classificações para a qualidade dos hotéis, que podem ter de uma a cinco estrelas, fator que afeta também o valor de suas diárias. Além disso, a impessoalidade dos hotéis pode ser algo que afasta pessoas que buscam uma experiência mais autêntica e intimista na cidade.

Quais as vantagens de um hotel?

Os hotéis se destacam por sua estrutura robusta, localização central e serviços completos que muitas vezes não vemos em todas as pousadas, como piscina, sauna, spa, restaurantes e academia. 

A recepção é 24 horas, portanto, o check-in e check-out tem uma flexibilidade de horário maior. Além disso, muitos hotéis oferecem serviços adicionais, como lavanderia, room service, transporte e atividades guiadas.

Para quem faz viagens a trabalho, os hotéis são ótimas opções, já que a maioria oferece salas de conferência e espaços mais formais.

O que os hotéis oferecem?

Confira todos os serviços que vários hotéis podem oferecer:

  • Acomodações: quartos com diferentes tipos de camas, banheiros privativos, ar-condicionado e uma boa decoração;
  • Café da manhã: muitas vezes, é oferecido um café da manhã incluído na diária, com opções variadas;
  • Serviço de quarto: possibilidade de pedir refeições e bebidas diretamente no quarto;
  • Wi-Fi e estacionamento: acesso à Internet e estacionamento gratuitos;
  • Recepção 24 Horas: atendimento disponível a qualquer hora, facilitando check-in e check-out;
  • Limpeza diária: serviços de limpeza para manter os quartos sempre organizados e limpos, com trocas de roupas de cama e toalhas;
  • Restaurantes e bares: há opções de refeições no local, desde restaurantes até lounges;
  • Áreas de lazer: piscinas, academias, spas e, em alguns casos, áreas para eventos ou conferências;
  • Transporte: serviços de transporte, como traslado para o aeroporto ou paradas em pontos turísticos;
  • Atividades e passeios: algumas redes de hotéis oferecem pacotes que incluem passeios guiados, experiências locais ou aulas.

Categorias de hotéis

Os hotéis também são divididos em diferentes tipos de categorias. Cada uma delas agrega diferenciais que podem ser muito vantajosos dependendo do tipo de viagem que você vai fazer.

Essas são as principais categorias:

  • Hotel: é o hotel que conta com toda a infraestrutura comum de uma hospedagem, podendo variar de opções mais baratas até as mais caras;
  • Hotel-fazenda: esse tipo de hotel fica localizado em zonas rurais e proporciona uma experiência no campo. A integração com a natureza e com os animais é um dos seus principais diferenciais;
  • Resort: essa categoria é muito comum em praias do Brasil, afinal, o objetivo é oferecer serviços tão completos que o hóspede não vai querer sair dali. Muitos oferecem praias privativas, passeios guiados, aulas e atividades e um serviço all inclusive;
  • Hotel histórico: apesar de seus serviços serem similares ao de um hotel comum, o Hotel histórico chama a atenção por oferecer estadia em uma construção histórica e proporcionar uma experiência cultural muito rica aos hóspedes.

O que é uma pousada?

Pousada de Nossa Senhora da Assunção, em Portugal | Roman Danylych, Wikimedia Commons

As pousadas possuem um funcionamento parecido com o de hotéis, porém, costumam ser menores (a maioria não tem mais do que três andares), são mais intimistas e sua estrutura, muitas vezes, remete a casas ou cabanas. Elas têm atendimento personalizado e contam com várias opções de alimentação.

Assim como os hotéis, as pousadas podem ser classificadas com o sistema de estrelas, que também influencia no custo das diárias. É possível encontrar desde as mais simples até as mais sofisticadas.

Se hospedar em uma pousada pode ser uma ótima opção para quem busca privacidade, segurança e conforto, mas não abre mão da sensação de aconchego que muitas delas oferecem, viu?

Quais as principais vantagens de uma pousada?

O principal benefício de uma pousada é a possibilidade de aproveitar a viagem como se você estivesse em casa. Por serem ambientes mais intimistas, acolhedores e oferecerem, na maioria das vezes, quartos em pequenas casinhas, chalés ou bangalôs, a sensação é de estar no seu próprio lar.

Outra vantagem é o preço. Muitas pousadas costumam ser mais baratas do que os hotéis, já que sua estrutura é mais simples. Além disso, se você prefere um atendimento mais informal e pessoal, então, vai gostar bastante de ficar em uma pousada.

O que as pousadas oferecem?

As pousadas costumam oferecer uma variedade de serviços e comodidades para garantir uma estadia confortável e agradável. Aqui estão algumas coisas que você pode encontrar:

  • Acomodações confortáveis: quartos geralmente decorados de forma acolhedora, com camas confortáveis e, em alguns casos, banheiros privativos;
  • Café da manhã: muitas hospedagens servem café da manhã incluído na diária, com opções que vão de frutas a pães e bolos caseiros;
  • Atendimento personalizado: um ambiente mais intimista que proporciona um atendimento mais próximo e atencioso;
  • Área comum: espaços comuns, como salas de estar, jardins ou varandas, onde os hóspedes podem relaxar e socializar;
  • Dicas locais: muitas vezes, os proprietários oferecem informações sobre atrações locais, restaurantes e passeios, ajudando a enriquecer a experiência da viagem;
  • Atividades de lazer: algumas pousadas oferecem atividades, como trilhas, passeios de bicicleta ou até experiências gastronômicas;
  • Wi-Fi e estacionamento: conexão à Internet e estacionamento gratuito são comumente oferecidos;
  • Decoração temática: muitos estabelecimentos têm uma decoração que reflete a cultura local, proporcionando uma experiência única.

E agora? Qual a diferença entre hotel e pousada?

Bem, depois de analisar com cuidado esses dois tipos de acomodação, é hora de fazer a sua escolha. A grande diferença entre o hotel e a pousada está na infraestrutura e na abordagem do atendimento.

Enquanto o hotel pode ter mais de 200 quartos e vários andares, uma pousada tem, no máximo, 30 quartos e não costuma passa de 3 andares. Além disso, a equipe de uma pousada é mais enxuta, enquanto a de um hotel é dividida entre setores como: gerência, recepção, cozinha, governança, entre outras.

A pousada oferece uma experiência mais aconchegante e intimista, com um atendimento familiar e serviços personalizados. O hotel proporciona um atendimento mais formal e distante, com serviços padronizados, mas sua estrutura é completa.

E é claro que, com a Maxmilhas, é possível se hospedar em um hotel ou pousada sem precisar gastar muito. Em nosso site, você encontra as melhores opções de hospedagem e, ainda, pode comparar o preço de vários hotéis e escolher a opção que melhor atende a suas necessidades. 

Reserve sua hospedagem com a Maxmilhas e faça da sua viagem o máximo!

Deixe um Comentário