Quais são os tipos de quarto de hotel?

Destino escolhido, passagem em mãos, e a estadia? Sabe onde ficar? E qual tipo de quarto de hotel escolher? Entenda aqui as diferenças entre as diversas opções!

 

Até a hora da viagem, muitas decisões precisam ser tomadas para que tudo aconteça da forma que você planejou. É preciso escolher o local da viagem, quantos dias ficará fora, as passagens e o hotel. Definitivamente, não faltam pontos para ter atenção!

 

Como se não bastasse, você ainda precisa escolher o tipo de quarto de hotel que vai ficar. É nessa hora que a dúvida aparece. Afinal, existem os quartos standard, master, deluxe e as divisões por casal, solteiro e compartilhado. 

 

Mas, não se preocupe! Para te ajudar, mostraremos cada um destes quartos e quais as diferenças entre eles. Vamos nessa? 

 

Os tipos de quarto de hotel por quantidade de camas

 

A primeira e mais conhecida categorização dos quartos de hotel é a partir do número de camas (ou do tipo delas). 

 

Quarto solteiro

 

Fonte: Nik Lanús

 

 

 

Os quartos da categoria solteiro são os ideais para quem quer viajar sozinho ou para quem quer ter mais privacidade na viagem em grupo

 

Conhecidos também como single room ou SGL, estes quartos contam com apenas uma cama de solteiro. Dependendo do hotel, o tamanho do quarto pode variar de 8 a 14m2.

 

Quarto duplo solteiro

 

Como o próprio nome deixa claro, o quarto duplo solteiro é um quarto para dois (ou mais) solteiros. Os twin rooms, nomenclatura padrão para este tipo de quarto, têm duas ou mais camas de solteiro.

 

Em alguns casos, estes quartos podem chegar a oferecer cinco camas de solteiro, mas não confunda com quartos dormitórios (que explicaremos já já).

 

 

 

Dois foutons de solteiro de frente para uma vista das montanhas
Fonte: Manuel Moreno

 

Quarto casal

 

Os double rooms contam com apenas uma cama de casal. Ela é perfeita para os pombinhos que estão viajando juntos, ou viagens em família, já que as pessoas se conhecem e têm mais intimidade. 

 

Em alguns casos, esses quartos podem contar com uma cama de solteiro extra.

 

imagem em sépia de quarto de casal em hotel
Fonte: Markus Spiske

 

Quarto “dormitório”

 

quarto de hotel em estilo dormitório. Imagem mostra uma beliche, com roupa de cama e itens pessoais. Em segundo plano, uma janela mostrando a cidade
Fonte: Markus Loke

 

Normalmente encontrado em hostels, o quarto no estilo dormitório oferece várias camas, incluindo beliches e, em alguns casos, “triliches”. 

 

Estes quartos costumam ser mais baratos, mas não são uma boa opção para quem gosta de privacidade. Por isso, são indicados para pessoas que vão passar pouco tempo no local ou que preferem a economia ao invés de mais conforto. 

 

Leia mais: Como Viajar com Pouco Dinheiro: Dicas que Cabem no Bolso

 

Os tipos de quarto por caracterização

 

Até aqui, explicamos os tipos de quarto de hotel pela quantidade de camas, que é o que todo mundo já está mais acostumado. 

 

Entretanto, nas redes hoteleiras existe uma tipologia de quartos de hotel que leva em conta as suas caracterizações e vai muito além da quantidade de camas.  Ela define os móveis, banheiros e todos os detalhes do quarto. É hora de conhecê-la! 

 

Standard

 

Os quartos mais simples dos hotéis são conhecidos como Standard, e contam com os serviços mais básicos para seus hóspedes. 

 

Por padrão, esses quartos possuem cama, mesinhas laterais, abajur, armário e uma pequena mesa, além do banheiro privativo. A classificação desses quartos também leva em consideração a vista externa que se tem do quarto. Em praias, os quartos Standard são sem vista para o mar. Nas regiões afastadas do mar ou em cidades sem praia, estes quartos são virados para o fundo.

 

Master

 

Logo acima do Standard, estão os quartos categorizados como Master. O espaço desses quartos, que também são conhecidos como executivos, é maior do que o anterior, o que se torna por si só um diferencial. Entretanto, o preço é um pouco mais elevado.

 

A principal diferença em relação ao Standard é a sua localização, seja na vista para a rua, seja em andares mais altos. Nessa categoria, é comum encontrar quartos até com sofá e cadeiras.

 

Deluxe

 

Como o próprio nome já dá a entender, os quartos Deluxe são procurados para quem não quer uma viagem qualquer. Seja nos serviços oferecidos, seja no espaço, eles são os mais caros – e melhores – quartos de qualquer hotel.

 

É possível encontrar acomodações com portas que separam ambientes, com metragem obviamente maior do que os demais, a melhor vista do hotel e até mesmo banheiro com banheira. 

 

Lembre-se sempre que as categorias Standard, Master e Deluxe podem ser para solteiros ou casados. A quantidade de camas aqui não é o determinante, mas sim o que é oferecido para os hóspedes.

 

Você pode se interessar também: Diferença entre Hotel e pousada, hostel e resort

 

Higienização de quartos de hotel

 

A pandemia da Covid-19 trouxe não somente transformações econômicas e sociais, mas também mudanças na limpeza dos hotéis. Os quartos têm merecido atenção redobrada por conta da permanência de diferentes hóspedes no ambiente.

 

O serviço hoteleiro no Brasil criou um protocolo sanitário e a maioria dos hotéis adotaram a higienização de toda mobília dos quartos com álcool em gel e produtos específicos, além de limpezas regulares. 

 

Além disso, entre um hóspede e outro, existe um período maior de tempo para que o funcionário entre no ambiente para realizar a higienização, o que garante uma maior segurança para os colaboradores

 

Agora que você sabe quais os tipos de quartos existem nos hotéis e os erros que não deve cometer na hora de fazer a sua reserva, escolha a melhor opção para a sua viagem na Maxmilhas! Aproveite os preços baixos e confira nossas opções de passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagens!

 

 

Deixe um Comentário