O que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar em um

Se você gosta de viajar e conhecer novos lugares, mas não quer gastar muito com hospedagem, precisa saber o que é hostel e as melhores dicas na hora de escolher um!

Quem quer economizar na hora de viajar precisa saber o que é hostel, uma opção de hospedagem mais acessível, que pode ser facilmente encontrada nas principais cidades do mundo.

Os hostels costumam apresentar quartos compartilhados, que podem ser mistos ou divididos por gênero. Sendo assim, quem se hospeda nesse local, na maioria das vezes, vai dividir a acomodação com outras pessoas.

Contudo, também é possível encontrar hostels que oferecem quartos individuais. Nesse caso, a experiência de hospedagem é similar a de um hotel ou pousada.

Continue lendo este texto para entender melhor  o que é um hostel, quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de hospedagem e para saber quais são as melhores dicas para quem vai se hospedar neste local! 

O que é hostel?

Duas mulheres dividem um beliche azul. Imagem disponível em Pexels.

Um hostel, também conhecido como albergue, é uma acomodação com um custo mais baixo que as opções de hospedagem tradicionais. 

Na maioria das vezes, esse tipo de estabelecimento apresenta  quartos e banheiros coletivos. Isso porque a proposta do hostel é baratear os custos e promover a interação entre as pessoas que se hospedam no local. 

Por isso, os albergues acabam atraindo jovens, que viajam com orçamento limitado e buscam hospedagens mais descontraídas. 

O conceito do hostel nasceu em 1912, quando o professor alemão Richard Schirrmann percebeu que havia poucas opções de estabelecimentos em que os estudantes que o acompanhavam em suas saídas de campo pudessem pagar. 

Para mudar esse cenário,Schirrmann abriu um hostel em Altena, na Alemanha, que ficava localizado emum castelo medieval, e havia acabado de passar por uma grande reforma. Esse estabelecimento existe até hoje e você pode se hospedar nele!

Qual é a diferença entre hostel, hotel e motel?

Como vimos anteriormente, o hostel é um tipo de hospedagem que tem como objetivo oferecer acomodações mais acessíveis. 

Por isso, a maioria dos albergues possuem quartos compartilhados, banheiros comunitários e não oferecem serviços extras para os hóspedes, como lavanderia e café da manhã.

Já um hotel é um estabelecimento que possui quartos individuais, sendo assim, quem se hospeda nesse local não vai dividir a acomodação com pessoas desconhecidas.

Além disso, os hotéis costumam oferecer mais serviços aos hóspedes, como café da manhã incluso na diária, e possuem uma estrutura mais completa, com sala de reunião e academia de ginástica.

Já os motéis costumam ficar localizados próximo a rodovias. Outra característica dessa opção de hospedagem é que as pessoas podem pagar para ficar apenas algumas horas no local ou somente para pernoitar. 

Assim como os albergues, os motéis não costumam oferecer opções de lazer para os hóspedes. 

Leia também: Quais as diferenças entre hotel, pousada, hostel e resort?

Quanto custa ficar em um hostel?

O valor da diária em um hostel pode variar muito de acordo com a cidade e o tipo de quarto escolhido, se é coletivo ou individual.

É possível encontrar albergues que cobram a partir de R$ 50,00 a diária. Contudo, outros estabelecimentos desse tipo, principalmente os que estão localizados em cidades turísticas, como Fernando de Noronha, possuem diárias por volta de R$ 600,00. 

Sendo assim, o ideal é que você pesquise os albergues disponíveis no seu destino de viagem para escolher aquele que apresenta o melhor custo-benefício.

Como funciona um hostel?

Mulher faz checkin no balcão de um hostel. Imagem disponível em Pexels.

Quem quer se hospedar em um hostel precisa seguir o mesmo protocolo de um hotel comum, ou seja, reservar um quarto ou uma cama e fazer check-in no dia e horário combinado.

Em alguns albergues, além dos quartos, é possível encontrar espaços que mesclam bares e rooftops abertos ao público geral, o que aumenta a possibilidade de interação dos hóspedes com outras pessoas.

A essência de um hostel é baseada na integração dos turistas com um ambiente acessado igualmente por todos, onde experiências são trocadas em busca de um momento incrível – e, claro, econômico. 

Quais são os tipos de quartos que os hostels têm?

Homem e mulher estão conversando em um quarto de hostel. Ela está sentada na cama e ele está em pé. Imagem disponível em Pexels.

Os hostels podem apresentar quartos coletivos ou individuais. Além disso, em alguns estabelecimentos, há acomodações exclusivas para mulheres e para homens. Contudo, também é comum encontrar albergues com quartos mistos.

As acomodações coletivas costumam apresentar beliches. Em alguns hostels, as camas possuem cortinas para dar mais privacidade aos hóspedes.

Os quartos, sejam eles coletivos ou individuais, podem ter um banheiro ou não. No caso das acomodações que não são suítes, os hóspedes precisam usar um banheiro que fica fora do quarto.

Hostels são seguros?

Os hostels costumam ser seguros, até mesmo porque a maioria oferece armários individuais para os hóspedes, para eles guardarem os pertences de maior valor. 

No entanto, como essas acomodações costumam ser compartilhadas, o ideal é que você não leve itens de alto valor na viagem e nem deixe seus objetos largados em qualquer lugar do quarto.

Quais são as vantagens de se hospedar em um hostel?

Mochileiro está em um balcão de hostel, ele aponta para um mapa pendurado na parede. Imagem disponível em Pexels.

Há várias vantagens em se hospedar em um hostel, principalmente para aqueles que querem economizar e conhecer novas pessoas. Confira a seguir quais são os principais benefícios desse tipo de hospedagem!

Economia

Definitivamente, essa é a principal vantagem de se hospedar em um hostel! Como vários quartos são compartilhados entre os viajantes – ou seja, você reserva uma cama –, o custo cai bastante para todos. 

Outra grande vantagem que muitos hostels oferecem é a cozinha compartilhada. Quem quiser economizar ainda mais ao longo da viagem, pode comprar ingredientes em supermercados e preparar as próprias refeições.

Interação

Os hóspedes dos hostels parecem um pouco mais propensos a interagir. Portanto, essa é uma boa opção para quem tem o costume de viajar sozinho ou gosta de socializar. 

Aliás, vários hostels promovem festas em suas dependências para estimular a interação. Essa é uma boa oportunidade para conhecer gente nova, saber mais sobre outras culturas e conseguir dicas que não estão em nenhum guia!

Localização

Claro que isso não é uma regra, mas muitos hostels ficam em centros históricos e distritos boêmios, o que facilita o acesso às principais atrações das cidades onde estão localizados. 

Mesmo os que não oferecem esse privilégio se preocupam em garantir alguma vantagem em termos de localização, como a proximidade com pontos de ônibus, estações de trem ou aeroportos, por exemplo.E as desvantagens?

Apesar de os hostels apresentarem muitas vantagens, esse tipo de hospedagem pode causar alguns incômodos em algumas pessoas. 

Veja abaixo quais são as principais desvantagens que os albergues apresentam:

Indiscrição

Apesar de serem baratos, quartos compartilhados oferecem pouca privacidade. Isso significa que você precisará conviver com hábitos – muitas vezes desagradáveis – de gente do mundo todo. 

Para contornar esse problema, é possível reservar um quarto inteiro para o seu grupo de amigos ou procurar hostels que ofereçam acomodações privativas, que costumam ser mais baratas do que um quarto de  hotel.

Barulho

Por mais que seus companheiros de quarto se esforcem, é praticamente impossível fazer qualquer tipo de atividade sem algum barulho, concorda?

Sendo assimo, prepare-se para sons de portas abrindo e fechando o tempo inteiro! Nesse caso, recorrer a um quarto privativo não garante mais tranquilidade. Isso porque, os hostels costumam promover festas ou contam com bares.

Caso o excesso de barulho incomode muito, o ideal é procurar um albergue que não tenha bar e que não promova festas.

Insegurança

Mochileiros têm um código de honra muito particular em relação à segurança. No entanto, isso não impede que algumas pessoas fiquem com medo de deixar seus pertences em quartos compartilhados. 

Dificilmente alguém rouba itens de uso cotidiano, como shampoo ou sabonete. Já documentos, dinheiro e eletrônicos podem ser guardados nos armários que os hostels costumam disponibilizar. Basta levar um cadeado. 

Quais são as melhores dicas para quem vai ficar em um hostel?

Se você quer ficar em um hostel, o ideal é que você procure um estabelecimento que possua o tipo de quarto que você deseja, coletivo, individual ou dividido por gênero.

Além disso, como essa acomodação visa reduzir os custos do viajante, ela não costuma oferecer algumas facilidades comuns em hotéis. 

Sendo assim, confira a seguir os itens que não podem faltar na mala de quem vai se hospedar em um hostel:

  • Toalha: alguns albergues cobram esse item a parte;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Fones de ouvido ou protetores auriculares: pode ser difícil dormir à noite com outras pessoas fazendo barulho no quarto;
  • Máscaras de dormir;
  • Cadeado para trancar o seu armário no quarto;
  • Chinelo para tomar banho no banheiro compartilhado;
  • Sacola ou bolsa para guardar a roupa suja.

Confira também nosso checklist completo para mala de viagem!

Quais são os hostels mais famosos do mundo?

Existem alguns hostels que possuem fama mundial, seja por possuírem um ambiente diferenciado, por possuírem serviços exclusivos ou por promoverem festas incríveis, confira a seguir quais são alguns desses estabelecimentos:

1. Ipanema Beach House

Este hostel está localizado em uma das regiões mais valorizadas do Rio de Janeiro, o bairro de Ipanema.

O Ipanema Beach House conta com quartos coletivos e individuais. Além disso, o estabelecimento ainda oferece uma sala de televisão e cozinha compartilhada, piscina e bar ao ar livre.

2. Selina Madelena

Localizado em um dos bairros mais badalados de São Paulo, o Selina Madalena possui quartos que comportam de duas a seis pessoas.

Todos os ambientes desse hostel possuem uma decoração moderna e descontraída. Além disso, o local ainda oferece algumas comodidades, como rede WIFI e cozinha.

3. HI NYC Hostel

Uma boa opção de hospedagem para quem vai a Nova York é o HI NYC Hostel, que possui uma localização privilegiada, próximo à Broadway e ao Central Park.

Além disso, esse estabelecimento também fica perto de uma estação de metrô e oferece várias facilidades para os hóspedes. 

4. Green Heart Hostel

O Green Heart Hostel pode ser uma boa opção de hospedagem para quem vai a Lisboa, capital de Portugal.

Esse albergue possui quartos que abrigam de duas a seis pessoas. Além disso, ele é um estabelecimento sustentável, ou seja, adota atitudes para ajudar na preservação do meio ambiente.

5. We Base Kyoto

O We Base Kyoto está localizado na cidade de Kyoto, no Japão, e é uma opção de hospedagem acessível para quem quer conhecer o país asiático.

Este hostel fica perto de alguns pontos turísticos da cidade, como o Museu Internacional do Mangá e o Castelo Nijo.

O hostel é uma boa opção de hospedagem para quem quer gastar pouco e conhecer novos lugares e pessoas. Sendo assim, considere se hospedar em um albergue na sua próxima viagem.

Agora você já sabe o que é hostel e pode considerar essa possibilidade! Para fazer viagens ainda mais econômicas, acesse o site da MaxMilhas e garanta as melhores opções de passagens aéreas e hospedagem!

Deixe um Comentário