O que fazer em Porto Alegre?

Admirar o pôr do sol na orla do Guaíba, conhecer lugares históricos e aproveitar uma boa gastronomia: essas são algumas das atrações que Porto Alegre tem para oferecer aos seus visitantes

A capital do Rio Grande do Sul possui atrações que vão agradar a todos os gostos. Além disso, essa cidade também tem opções para todos os bolsos e ainda tem passeios para famílias e para solteiros. Por isso, neste artigo vamos mostrar o que fazer em Porto Alegre.

Não é preciso passar muitos dias na capital gaúcha para conseguir aproveitar o que essa cidade tem de melhor para oferecer, com apenas dois dias é possível conhecer as principais atrações de Porto Alegre. 

No entanto, se você puder estender a sua visita por mais dias, você vai conseguir aproveitar melhor e com mais calma as opções de lazer do local.

Continue lendo este texto para descobrir qual é a melhor época do ano para viajar para a capital do Rio Grande do Sul e o que fazer em Porto Alegre, além de uma opção de roteiro para quem vai passar apenas um dia nessa cidade. 

    Qual a melhor época do ano para visitar Porto Alegre?

    vista de construções na cidade de Porto Alegre, capa do guia de Porto Alegre

    A melhor época do ano para visitar a capital do Rio Grande do Sul é durante o outono ou na primavera, já que nessas estações as temperaturas costumam ser mais amenas e também não chove com frequência. 

    Durante o inverno, as temperaturas ficam muito baixas, o que pode atrapalhar os passeios de quem não está acostumado com o frio. Já o verão é extremamente quente.

    13 dicas de o que fazer em Porto Alegre?

    A capital Gaúcha é uma cidade que oferece diferentes tipos de atrações para os seus visitantes. Com muitas opções culturais, passeios na natureza e uma vida noturna agitada. 

    Veja, agora, quais são os principais pontos turísticos e opções de lazer dessa cidade para quem quer montar um roteiro em Porto Alegre!

    1. Centro Histórico

    centro historico de Porto Alegre
    Imagem: Renato Soares – MTUR

    O centro histórico da capital gaúcha reúne alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Sendo assim, quem for visitar Porto Alegre precisa incluir essa região no seu roteiro.

    Além disso, quem procura lugares gratuitos em Porto Alegre vai gostar muito do centro histórico da cidade, já que para conhecer várias atrações que estão localizadas ali não é preciso pagar nada.

    Para começar, vamos falar sobre o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), que ocupa um prédio histórico e cuja fachada já é uma verdadeira obra de arte. Nesse local, é possível encontrar pinturas, esculturas, gravuras e desenhos de diferentes épocas, são mais de cinco mil obras reunidas no local.  A entrada é gratuita.

    O centro histórico de Porto Alegre ainda conta com outras atrações como o museu Santander Cultural, a Biblioteca Pública do Estado, a Catedral Metropolitana e o Palácio de Piratini. 

    Além disso, quem gosta de tirar belas fotos pode andar um pouco até a escadaria 24 de maio, que é decorada com azulejos coloridos, que ajudam a garantir um belo pano de fundo para as imagens. 

    2. Casa Cultural Mario Quintana

    Outro local que não pode faltar em um roteiro em Porto Alegre é a Casa Cultural Mario Quintana, que ocupa o prédio no qual funcionava o antigo Hotel Majestic, onde o escritor morou durante alguns anos. 

    Somente a arquitetura do prédio onde funciona a Casa Cultural Mário Quintana já vale a visita, pois trata-se de um edifício suntuoso e de estilo neoclássico. Atualmente, no local funciona um cinema, um teatro, além de abrigar algumas exposições. 

    Esse lugar também possui uma bela cafeteria no mirante que oferece uma vista privilegiada da cidade. 

    3. Mercado Público de Porto Alegre

    Interior do mercado publico de Porto Alegre
    Foto: Renato Soares – MTUR

    Também localizado no centro histórico da capital gaúcha, o Mercado Público de Porto Alegre é uma atração à parte. O local foi inaugurado em 1869 e ocupa uma construção considerada parte do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. 

    No Mercado Público de Porto Alegre é possível encontrar uma grande variedade de alimentos e de artesanatos típicos do estado. Além disso, o local também oferece várias opções de lanchonetes e restaurantes.

    4. Orla do Guaíba

    vista da orla do guaíba a noite
    Crédito: Renato Soares – MTUR

    A orla do rio Guaíba possui várias opções para quem quer se divertir ao ar livre, ou simplesmente admirar o belo pôr do sol do local. A área conta com vários restaurantes e lanchonetes, além de espaços para ciclistas e skatistas. 

    5. Parque da Redenção

    vista do gramado do parque da redenção em porto alegre
    Crédito: Renato Soares – MTUR

    O Parque da Redenção, também conhecido como Parque Farroupilha, está localizado próximo ao centro da cidade e é um complexo bem arborizado e uma ótima opção para quem procura o que fazer em Porto Alegre no domingo. 

    Nesse local é comum ver famílias brincando com animais de estimação, ou simplesmente tomando um chimarrão e admirando a paisagem. Além disso, quem for visitar esse parque no domingo vai poder conhecer a Brique da Redenção, a feira de artesanato e antiguidades mais famosa de Porto Alegre. 

    6. Rua mais bonita do mundo

    imagem da rua mais bonita do mundo, cercada de árvores e vegetação

    Além de várias opções culturais e de lazer, Porto Alegre também abriga a Rua Gonçalo de Carvalho, que é considerada a rua mais bonita do mundo. Isso porque esse local possui mais de 100 árvores da espécie Tipuana que ficam enfileiradas formando um grande túnel verde. 

    Atualmente, essa rua é considerada um Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental da capital do Rio Grande do Sul. 

    7. Parque Natural Morro do Osso

    Vista panorâmica tirada do alto do parque morro do osso

    Quem gosta de natureza e aventura precisa conhecer o Parque Natural Morro do Osso, localizado próximo à margem do Rio Guaíba.

    Com 220 hectares e 143 metros de altura, esse parque faz parte de uma cadeia de morros graníticos localizada em Porto Alegre. Há duas opções de trilhas que levam ao cume do Morro do Osso, que podem ser feitas com a ajuda de um guia.

    8. Theatro São Pedro

    vista do theatro são pedro
    Imagem: Renato Soares – MTUR

    Se você gosta de arte e de construções históricas, você precisa conhecer o Theatro São Pedro, que está localizado em um imponente prédio neoclássico. 

    O salão principal do teatro é muito amplo, possui um pé direito alto e tem três galerias circundantes. Além disso, o teto dessa sala é adornado com pinturas e detalhes especiais.  

    O Theatro São Pedro recebe diferentes tipos de espetáculos, por isso, vale a pena conferir a programação do local e reservar uma noite para conhecê-lo.

    9. Fundação Iberê Camargo

    exterior da fundação ibere camargo
    Imagem: Renato Soares – MTUR

    A Fundação Iberê Camargo ocupa um prédio com arquitetura modernista e futurista.

    A arquitetura, inclusive, fez com que o seu idealizador — o arquiteto Álvaro Siza — ganhasse o Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002, e o prêmio Mies Crown Hall Americas Prize, em 2014.

    O principal objetivo dessa fundação é preservar, divulgar e analisar a obra do artista Iberê Camargo. Além disso, o local também sedia exposições de outros artistas e oferece programas educativos.

    10. Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

    interior do museu de ciencias e tecnologia da puc
    Imagem: Renato Soares – MTUR

    Se você vai viajar com a família para a capital gaúcha, e está se perguntando o que fazer em Porto Alegre com as crianças, saiba que o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS pode ser uma opção de passeio capaz de agradar pais e filhos. 

    O principal objetivo desse museu é difundir o conhecimento científico por meio das exposições. E, para deixar esse processo mais divertido, várias peças do museu são interativas.

    11. Estádios de futebol

    vista a distância de estádio de futebol em POA
    Imagem: Renato Soares – MTUR

    Se você gosta de futebol, você precisa conhecer o estádio Beira-Rio, que é a casa do Internacional, e a Arena Grêmio, o estádio do Grêmio. Esses dois são os maiores times do Rio Grande do Sul.

    Os dois estádios são bem grandes, espaçosos e possuem uma arquitetura moderna. Além disso, frequentemente eles são palcos de importantes jogos do Campeonato Brasileiro de futebol. 

    12. Tour Cervejeiro

    Além da natureza e das construções históricas, Porto Alegre também abriga várias fábricas de cervejas artesanais. 

    E o melhor: a maioria delas está reunida no mesmo distrito. Por isso, os fabricantes da bebida criaram o tour cervejeiro, no qual as pessoas podem visitar diferentes fábricas e experimentar as mais diversas cervejas. 

    13. Jardim do DMAE

    Essa dica pode parecer estranha, mas vale a pena. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre abriga um belo jardim que foi inspirado nos jardins do Palácio de Versalhes, na França.

    Portanto, se você gosta de natureza e de belas paisagens, vale a pena visitar o local, algumas pessoas chegam até a fazer piqueniques lá. 

    Você também vai gostar: O que fazer à noite em Porto Alegre: os melhores programas para curtir a noite gaúcha

    O que fazer em Porto Alegre em 1 dia?

    Se você só pode ficar um dia na capital gaúcha, mas mesmo assim quer aproveitar as principais atrações que a cidade tem a oferecer, vamos mostrar agora uma sugestão de roteiro para um dia em Porto Alegre:

    • Você pode começar o dia tomando um café da manhã na La Tasca en el centro, que é uma padaria artesanal que oferece várias opções de pães e empanadas;
    • A La Tasca fica no centro histórico, então, você já pode aproveitar para conhecer as principais atrações dessa região, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Casa Cultural Mario Quintana e o Museu Santander, que ficam bem próximos;
    • Depois, você pode aproveitar para conhecer o Mercado Público de Porto Alegre e, se quiser, também pode almoçar por lá mesmo;
    • Após o almoço, você pode ir conhecer o Palácio do Piratini e a Catedral Metropolitana;
    • Em seguida, você pode ir caminhar na Rua Mais Bonita do Mundo e aproveitar para tomar um café no Poza Café, que fica em uma construção muito charmosa;
    • Perto do pôr do sol, você pode ir até a orla do Guaíba assistir o sol se pôr;
    • Para finalizar o dia, vale a pena ir jantar no bairro Moinhos de Vento, que é um dos mais badalados da cidade. 

    Se você vai passar o fim de semana em Porto Alegre, não deixe de conferir nossas dicas do que fazer de sexta-feira à domingo.

    Agora que você já sabe o que fazer em Porto Alegre, está na hora de começar a planejar a sua viagem para a capital do Rio Grande do Sul. Conte com a MaxMilhas na hora de escolher sua passagem aérea e hospedagem e garanta os melhores preços!

    Deixe um Comentário