Quais os melhores destinos para curtir um ano sabático?

Está planejando tirar um tempo para relaxar o corpo e a mente? Reunimos no post alguns dos melhores destinos para curtir um ano sabático. Vem descobrir com a gente!

O cotidiano atual exige das pessoas cada vez mais pique e agilidade. Casa, trabalho, cursos… tudo isso faz com que, muitas vezes, seja necessário nos desdobrarmos em vários para conseguir suprir todas as demandas, não é mesmo? É justamente por isso que o ano sabático é uma ótima forma de recarregar as energias, proporcionando também uma jornada profunda de autoconhecimento.

Um ano sabático corresponde ao período no qual, diferentemente das férias, você não só se desliga completamente das responsabilidades cotidianas, como também conta com total disposição e liberdade para se dedicar àquilo que sempre teve vontade de fazer — como viajar pelo mundo, conhecer novas pessoas, aprender outro idioma, etc.

Pensando nisso, reunimos neste artigo 4 excelentes opções de destinos para curtir um ano sabático e viver experiências inesquecíveis. Vamos lá?

Para onde ir?

Austrália (turismo)

Sydney, Austrália

Começaremos nossa lista de destinos para curtir um ano sabático com a Austrália, que se assemelha muito ao Brasil com suas belíssimas praias e clima puxado para o tropical. Por se tratar de um país relativamente grande, são várias as opções de cidades e passeios para se entreter e, ao mesmo tempo, explorar o novo.

Sydney, por exemplo, é cheia de atividades divertidas e cantos para conhecer. Trata-se da maior cidade da Austrália, repleta de praias maravilhosas, pontos turísticos, construções famosas e uma gastronomia diversificada, ou seja, para todos os gostos. Por lá, você pode conhecer a Opera House, um dos símbolos do país, a The Rocks (área histórica e turística), circular pelo centro e pegar um ferry para cruzar a baía de Sydney.

Já Melbourne é o centro cultural da Austrália, com muitas galerias, teatros, exposições, concertos e festivais de arte, além de entretenimento de rua. Por lá, há também diversas galerias de arte aborígene, população nativa do país. Brisbane, por sua vez, abriga a Byron Bay, praia mais famosa e amada pelos turistas e locais, além de se tratar de uma região belíssima.

Peru (história)

Que a America Latina é cheia de destinos incríveis, não é segredo algum. No entanto, para tirar um ano sabático, que tal conhecer com mais intensidade o país que abriga o Vale Sagrado dos Incas, nos andes peruanos, além de uma gastronomia autêntica e milenar? Esse é certamente o sonho de muitos, e escolher essa localidade significa se imergir em uma experiência única e diferenciada.

Assim como o Brasil, o Peru é repleto de contrastes. Desde às grandes e barulhentas cidades, como Lima, até a tranquilidade de um deserto ou da densa floresta amazônica. Por falar em Lima, muito embora vários optem por dedicar maior parte de seu tempo no país a Macchu Picchu e Cusco, se você quiser começar a sua viagem pela capital, trata-se de uma escolha que também vale muito a pena.

Trata-se de uma metrópole agitada e bastante forte nos quesitos históricos e geográficos, já que permite a visita a sítios arqueológicos, que mostram como as civilizações pré-incas eram constituídas, levando até mesmo a um entendimento melhor para conhecer as outras cidades, sobre as quais falaremos abaixo.

Antiga capital do império Inca e localizada a nada mais nada menos que 3.500 metros de altitude, Cusco é uma atração imperdível. É a partir de lá que partem os tours para o Vale Sagrado, nos quais você visitará várias aldeias e construções históricas. Já as montanhas de Machu Picchu, destino mais procurado no Peru e patrimônio cultural da humanidade, são adequadas para momentos de reflexão, autoconhecimento e muita história.

Indonésia (diversão)

Bali, Indonesia

Nada mal tirar um ano sabático em um arquipélago gigante, com mais de 17 mil ilhas, não é mesmo? As belíssimas e paradisíacas praias já são um convite a parte para visitar a Indonésia, mas mesmo que colocar os pés na areia não seja o seu objetivo, trata-se de um destino que tem muito a oferecer.

Aqui, começaremos pela capital, Jacarta, na ilha de Java, cidade enorme e bastante acolhedora. Não se assuste ao chegar por lá: o cenário é mesmo caótico. Ruas movimentadas, motos a todo momento… Mas não se preocupe, também é possível relaxar e se divertir em meio a tudo isso. Por lá, existem templos budistas, mesquitas, museus, monumentos, centros históricos, shoppings, restaurantes, etc.

Em seguida, não poderíamos deixar de falar de Bali, principal ilha da indonésia — e para onde a maioria dos viajantes vai. Repleta de templos, vulcões, praias (muitas, inclusive, apropriadas para a prática do surf, mergulhos e demais esportes aquáticos), comércios, entre outras alternativas.

As ilhas vizinhas de Gili (que, na verdade, correspondem a três ilhotas de areia: Gili Air, Gili Meno e Gili Trawangan, carinhosamente apelidada de Gili T) também abrigam paisagens dignas de cartão-postal. Embora continuem sendo um retiro para quem procura relaxar, algumas delas, como a Gili T, são verdadeiramente badaladas, com maior estrutura turística e vida noturna agitada, com opções de festas, boates e bares.

Índia (espiritualidade)

Ah, a Índia. Falar desse país por si só já é uma tarefa complexa, uma vez que se trata de um destino que, em um só lugar, abriga milhares de culturas, povos, línguas, sabores, aromas, temperos, tradições e religiões.

Escolher a Índia como um dos destinos para curtir um ano sabático é ter a certeza de que muitas surpresas e descobertas farão parte do seu roteiro. Não é à toa que até mesmo os Beatles já tiraram um tempo de sua agenda para se hospedar em um retiro (ashram) conhecido como Trayambakeshwar, em Rishikesh.

Da espiritualidade dos seus milhões de deuses ao caos das ruas nas principais cidades, das vacas sagradas à gastronomia colorida e picante, a Índia é, no mínimo, um destino curioso. Para começar a sua viagem, que tal dar uma passada por Nova Deli? A megalópole é dividida em duas partes, a “old”, com urbanização caótica, templos e monumentos antigos e a “new”, com avenidas largas, mais opções de lazer, comércio e restaurantes.

Em seguida, para recarregar as baterias (acredite, estar em uma cidade tão movimentada quanto Nova Deli literalmente cansa) e se conectar com a espiritualidade, aproveite o seu tempo para se hospedar nas cidades consideradas abençoadas, como Haridwar e Allahabad. Dessa forma, você se envolverá com uma cultura e costumes completamente diferentes de tudo o que já estamos habituados no Brasil.

O que fazer durante o ano sabático?

Acima, listamos algumas opções de destinos para curtir um ano sabático. Mas o que você fará durante esse período, independentemente do lugar escolhido, é algo que você deve planejar.

Alguns preferem ficar viajando de cidade em cidade, se hospedando em hostels e fazendo amizades, por exemplo. Outros preferem dar um novo significado à estadia no país fazendo trabalhos voluntários, participando de projetos ou se hospedando em templos. Há também aqueles que literalmente só querem mochilar, fazendo passeios diversos e aproveitando o tempo livre para descansar. Sendo assim, veja qual é o seu objetivo, faça as malas e aproveite ao máximo essa oportunidade!

Esses foram alguns dos principais destinos para curtir um ano sabático. O melhor de tudo é que, com essa pausa, você não só tem tempo para descansar a mente e o corpo de uma rotina por vezes exaustiva, como também pode aproveitar para conhecer novas culturas, fazer amizades, entrar em contato com novos idiomas… enfim, trata-se de uma prática que, além de necessária para muitos, é definitivamente benéfica.

Gostou das dicas do post? Agora, é só se programar para o seu ano sabático e escolher o destino que é a sua cara. Na MaxMilhas, você encontre a sua passagem e dá o pontapé inicial para recarregar as energias! 😉

Deixe um Comentário