O que fazer em Jericoacoara: opções de roteiros de viagens de 3, 5 e 7 dias

Jeri é um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, que reúne praias e lagoas de água cristalina para os amantes do sol e mar

Jeri é sem dúvida um dos melhores (e mais procurados) destinos do Brasil. Viajar pelo paraíso natural é infinitamente mais proveitoso com um roteiro em Jericoacoara.

A vila de pescadores, localizada a 300km de Fortaleza, é hoje considerada um verdadeiro paraíso nordestino, com praias, dunas, lagoas e mangues. A natureza da região segue praticamente intacta, já que Jeri é uma APA – Área de Proteção Ambiental. 

Portanto, a construção de estradas, rodovias ou pavimentações é proibida, e os turistas precisam de veículos 4×4 para chegar na vila a partir da cidade de Jijoca de Jericoacoara. 

E, por ser um dos destinos mais procurados do Nordeste, muitos buscam um roteiro em Jericoacoara para aproveitar as férias ou até mesmo um passeio rápido pelo caribe brasileiro. 

Continue neste texto para acompanhar roteiros e dicas de Jericoacoara que você não pode perder na sua próxima viagem.  

Fonte: Milo

O que fazer em Jericoacoara

Apesar de ser um local simples, a Vila hoje conta com uma estrutura mais moderna de hotéis, pousadas, restaurantes e bares que recebem turistas brasileiros e estrangeiros. Assim, há muitas opções do que fazer.

A Vila de Jericoacoara fica em frente ao mar e, por isso, a praia é um dos seus principais cartões postais e oferece boa estrutura. Já a Praia da Malhada, logo ao lado da praia principal de Jeri, é um lugar menos frequentado e ideal para aqueles que querem sossego.

As lagoas são verdadeiros oásis por estarem em meio às dunas, fazendo muito sucesso entre os turistas. O destaque fica por conta da Lagoa Paraíso, com suas águas cristalinas em tons de azul e verde. Alguns estabelecimentos colocam redes na lagoa para os visitantes relaxarem no local, enquanto aproveitam a paisagem. 

No fim da tarde, é possível apreciar um incrível pôr do sol na Duna, outro cartão postal de Jeri. 

Roteiro em Jericoacoara

Para você aproveitar ao máximo do caribe brasileiro, preparamos um roteiro em Jericoacoara para quem vai passar férias longas e também para quem só tem alguns dias para o passeio. Confira!

Roteiro para 4 dias em Jericoacoara

1º Dia 

Dependendo do horário em que chegar, você não vai ter tempo para fazer muita coisa. Se chegar cedo, vale a pena aproveitar a praia da Vila. No fim da tarde, aproveite o pôr do sol na Duna. 

Dia

Faça um tour de buggy para o litoral oeste da Vila, que inclui o passeio para o Mangue Seco e a Lagoa de Tatajuba. 

O Mangue Seco é uma praia que fica em Guriú, onde o Rio Guriú se junta com o mar, formando a lagoa Gamboa. Por lá, é possível fazer um passeio de canoa para ver esse encontro de águas deslumbrante que também é refúgio de cavalos marinhos.

3º dia 

Faça um tour de buggy agora para o litoral leste da Vila, que inclui a Pedra Furada, a Árvore da Preguiça e as Lagoas Azul e do Paraíso. Esses pontos estão entre os mais famosos de Jeri, então guarde bastante espaço na memória e na bateria do celular.  

Lá perto, você também pode conhecer o Buraco Azul da Caiçara. O nome é auto explicativo e trata-se de uma piscina formada pelas águas das chuvas. O local já se tornou cartão postal da região e além de render belas fotos também proporciona um delicioso banho.

Além da paisagem de tirar o fôlego, durante a parada nas lagoas é possível relaxar e desfrutar de uma boa culinária oferecida pelos restaurantes.

4º dia

Se você fizer o seu check-out no quarto dia e tiver um tempinho, aproveite para descansar ou conhecer a Vila de Jericoacoara. Se for o seu último dia, aproveite a Praia da Malhada, que fica para o lado leste. 

E, se você curte uma badalação, não deixe de ver o pôr do sol dessa vez no rooftop do Café Jeri, que conta com muita música eletrônica e bons drinks.

Roteiro de 5 a 7 dias em Jericoacoara

5º dia

Você pode tirar o quinto dia para passar na Lagoa Paraíso. Como o passeio para o litoral leste tem muitos pontos turísticos, em que você passa algum tempo em cada um deles, o ideal seria tirar um outro dia para ficar na Lagoa Paraíso e aproveitar esse oásis. 

6º dia

Tire o sexto dia para visitar as praias vizinhas de Jericoacoara: Preá e Barrinha. Muitos turistas vão à Preá para praticar esportes radicais, como o windsurf e kitesurf. 

Já a praia da Barrinha é mais tranquila e sem tantos visitantes, com uma paisagem deslumbrante e restaurantes que oferecem comida local. 

7º dia 

No sétimo dia, se não for o momento de arrumar as malas, visite as praias de Mundaú, Flexeiras e Guajiru, que ficam no município de Trairi. 

As três praias possuem uma ótima infraestrutura e você pode até se hospedar nos hotéis ou pousadas da região, que é mais próxima de Fortaleza, caso não queira voltar para Jeri. 

Leia mais: 5 lugares para sobrevoar de helicóptero no Nordeste

Roteiro para mais de 7 dias em Jericoacoara

Se você tem mais tempo para desfrutar desse paraíso, vale a pena considerar ir além de Jeri e fazer a famosa Rota das Emoções

Esse é um circuito criado pelo SEBRAE em conjunto com o Ministério do Turismo para fomentar o turismo no Nordeste. A rota passa por importantes e belos pontos turísticos do Maranhão, Piauí e Ceará: os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. 

Para aproveitar o passeio completo ao máximo é recomendado reservar, pelo menos, 12 dias, já que o ideal é tirar 4 dias para passar em cada estado. Porém, tudo vai depender do quanto você quer gastar e quanto tempo tem disponível. 

A melhor época para fazer a rota das emoções é em agosto, principalmente para conhecer as lagoas dos Lençóis Maranhenses.

Leia mais: Saiba tudo sobre o transfer entre Fortaleza e Jericoacoara

Você pode começar tanto no Ceará e ir até o Maranhão, ou fazer o caminho contrário. As principais cidades visitadas na rota das emoções são:

  • Barroquinha, Camocim, Mangue Seco e Jericoacoara (Ceará);
  • Ilha Grande – Lençóis Piauienses, Delta do Parnaíba e Barra Grande (Piauí);
  • São Luís, Barreirinhas e Tutoia (Maranhão).

Um dos principais atrativos da rota das emoções é justamente se adequar ao que cada turista quer visitar e aos dias disponíveis para isto. A rota ainda proporciona diversas experiências de turismo, como o ecoturismo, turismo de aventura, turismo gastronômico, além de muito sol, praia e mar.

E aí, tudo pronto para aproveitar o caribe brasileiro? Confira um pacote incrível de viagem para Jericoacoara para você aproveitar dias inesquecíveis nesse verdadeiro paraíso!

Deixe um Comentário