Dicas para viagem de avião: o que você precisa para ter um voo tranquilo

Confira as nossas dicas de viagem de avião para você saber exatamente o que precisa fazer antes, durante e depois do embarque.

Viajar de avião é muito rápido e prático. Contudo, é preciso seguir algumas regras delimitadas pelas próprias companhias aéreas e aeroporto. Por isso, é importante que você saiba algumas dicas de viagem de avião para não ter nenhuma surpresa na hora de embarcar.

Continue lendo este texto para conhecer as principais dicas de viagem de avião e para conhecer todos os procedimentos que devem ser feitos antes e depois do voo. 

1. Compre a passagem aérea

Foto de passaporte e passagem aérea. Disponível no Unsplash

Antes de comprar a sua passagem aérea, você deve se certificar do dia da sua viagem. Isso porque, caso você precise remarcar a passagem, a companhia aérea poderá cobrar uma taxa extra.

De modo geral, são poucas as diferenças entre uma companhia e outra. Sendo assim, você pode optar por aquela que oferecer o menor preço.

Veja alguns detalhes em que  você precisa prestar atenção na hora de comprar a sua passagem:

  • Preço da passagem – quem compra a passagem com antecedência costuma encontrar preços menores;
  • O valor da taxa de embarque: o valor da taxa de embarque é acrescentado ao custo final da passagem;
  • Após a compra, será gerado um código localizador. Guarde essa identificação, pois é com ele que você conseguirá verificar a sua reserva e fazer o check-in (vamos falar disso mais a frente);
  • Ao comprar a sua passagem, você pode verificar a sua reserva no site da companhia aérea. O seu assento será escolhido na hora do check-in online, que geralmente abre 72 horas antes do voo.

E se você gosta de economizar, a nossa última dica na hora de comprar passagens para a sua viagem de avião é dar uma olhada no site ou no app (iOS e Android) da MaxMilhas. 

Na MaxMilhas você encontrará passagens aéreas com o melhor custo benefício. 

2. Arrume as malas

Homem segura malas de viagem. Foto disponível no Unsplash

Há um limite de bagagem que você pode levar no avião. Caso você o extrapole, será necessário pagar uma taxa extra para a companhia aérea. Além disso, dependendo da quantidade de itens que você quiser levar, talvez você não consiga despachar toda a sua bagagem.

No Brasil, é preciso pagar um valor à parte para despachar qualquer bagagem. Esse valor varia de acordo com a companhia aérea e com a quantidade de malas que o passageiro quer levar.

Nos voos nacionais, o passageiro pode levar uma bagagem de mão com até 10 kg e cuja soma das dimensões (altura x largura x profundidade)  da mala não ultrapasse 115 cm. Também é possível levar um item pessoal, como uma bolsa ou pasta. 

Você deve colocar essa bagagem embaixo do seu assento ou no compartimento específico para malas de mão.

Já a bagagem que será despachada não pode pesar mais do que 23 kg e as dimensões da mala não podem ultrapassar 158 cm. 

Caso você queira levar mais bagagens, é importante entrar em contato com a companhia aérea responsável pelo seu voo para saber se isso será possível e qual vai ser o custo de despachar mais de uma bagagem. 

No caso dos voos internacionais, cada companhia aérea tem suas próprias regras para bagagem despachada. Além disso, o número de malas que cada passageiro tem direito a despachar varia de acordo com a classe na qual ele comprou a passagem aérea. 

O que você pode levar na cabine e o que deve ser despachado?

Existem regras que delimitam o que você pode e o que não pode levar na bagagem de mão e o que precisa ser despachado. Nas  viagens nacionais não é permitido levar objetos cortantes, pontiagudos ou de ponta arredondada. 

Além disso, também é recomendado que você leve itens de alto valor e eletrônicos na bagagem de mão.

Já para as  viagens internacionais, as regras são mais abrangentes. Nesse caso, além dos itens proibidos nas viagens nacionais, o passageiro também não pode levar  recipientes com líquidos, géis, e substâncias similares que ultrapassem o volume de 100ml.

Caso você precise levar alguns desses itens, você deve colocá-los em recipientes com capacidades de até 100 ml e precisa guardá-los em embalagens plásticas vedadas e transparentes. 

Além disso, caso você precise levar algum remédios, é necessário portar a receita médica, devidamente traduzida para o inglês ou para o  idioma do país que você  vai visitar). 

No  caso do transporte de comidas e bebidas, existem restrições próprias de cada aeroporto. Por isso, é sempre bom conferir quais tipos de alimentos podem ser levados antes de preparar a mala! 

Identificação da mala 

É importante que você coloque as suas informações na mala, como nome, telefone e endereço, para o caso de extravio.

Além disso, tente deixar sua bagagem mais chamativa, ou destoante das demais. Dessa forma, será mais fácil encontrá-la na esteira de bagagens. 

Você pode fazer isso amarrando fitas de cores fortes na mala. Também é importante trancar a mala com um cadeado antes de despachá-la! 

3. Confira todos os documentos antes da viagem

Antes de entrar em uma sala de embarque e no avião, você deve apresentar alguns documentos pessoais, são eles:

  • Nos voos nacionais ou nos países do Mercosul, você deve apresentar uma carteira de identidade expedida há menos de 10 anos ou uma CNH dentro da validade;
  • Já nos voos para os demais países é necessário apresentar um passaporte dentro da data de validade e, em alguns casos, um visto de entrada no país;
  • Dependendo do seu destino, também é necessário apresentar a sua carteira de vacinação. 

Tenha sempre atenção às regras específicas para entrada no destino escolhido!

4. Chegue com antecedência ao aeroporto

Não dá para chegar no aeroporto em cima da hora do seu voo. Isso porque o encerramento do embarque na aeronave ocorre, na maioria das vezes, meia hora antes do horário previsto da decolagem para voos nacionais, e uma hora antes para os internacionais.

Além disso, o check-in do voo fecha meia hora antes da hora de partida do avião. 

Sendo assim, para não arriscar perder o seu voo, o ideal é que você chegue ao aeroporto com 1h30 de antecedência para os voos nacionais e com, no mínimo, 3h de antecedência nos voos internacionais. 

É importante chegar com bastante antecedência porque você vai precisar realizar alguns procedimentos antes de embarcar, como despachar a sua mala, passar pelo raio-x e procurar o seu portão de embarque. 

Chegar com antecedência no aeroporto também é importante por conta do check-in. Vamos entender isso melhor no próximo tópico.

5. Faça o check-in

Área de check-in do aeroporto. Imagem disponível no Unsplash

Há diferentes formas de fazer o check-in, sendo que a mais fácil e rápida, principalmente para quem não vai despachar bagagem, é a on-line.

Contudo , também é possível fazer o check-in  ao chegar no aeroporto. Você pode fazer isso diretamente em uma das máquinas, ou indo ao balcão da companhia aérea pela qual comprou a sua passagem.

Para fazer o check-in você só precisa do seu  localizador, que é informado pela companhia aérea após a compra da passagem, e de um documento com foto.

Além disso, quem vai despachar uma mala precisa entregar a bagagem na hora do check-in. O check-in funciona como uma  confirmação de que você realmente está  no aeroporto e vai  embarcar no voo. 

Como fazer o Check-in online?

Se você ainda tem dúvidas sobre o check-in on-line, não se preocupe porque nós vamos te ajudar! 

Para fazer seu check-in on-line, você vai precisar do seu localizador de voo ou código de reserva.  Mas dependendo da companhia aérea, você pode trocar o seu localizador pelo seu CPF ou RG. Após pegar o número do seu localizador, tudo o que você precisa fazer é entrar  no site da companhia aérea responsável pelo seu voo. 

Na própria página principal do site você vai ver um botão escrito check-in. Então, é só clicar  nele e preencher os campos mostrados com as informações solicitadas e continuar seguindo as instruções fornecidas pelo site.

Aqui estão alguns exemplos de como fazer o check-in nos das principais companhias aéreas nacionais: 

primeira viagem de avião - AZUL

Na AZUL, você consegue fazer seu check-in informando o CPF, Rg, Localizador ou Número do Tudo Azul. Cheque informações sobre seu Voo em status do seu voo ou minhas reservas usando o localizador. 

primeira viagem de avião - GOL

Na GOL, você pode  fazer seu check-in informando o CPF,  Localizador, Número Smiles ou Número do Bilhete. Cheque informações sobre seu Voo em status do voo ou minhas reservas usando o localizador ou email.

primeira viagem de avião - LATAM

Na LATAM, você pode  fazer seu check-in informando o  Localizador. Cheque informações sobre seu Voo em status de voos ou minhas viagens usando o código de reserva.

Comprovante do Check-in

Após realizar o seu check-in on-line você receberá um e-mail com um QR Code e um código de barras. 

Depois disso, é só chegar no aeroporto, despachar as malas e apresentar o QR Code ou código de barras na hora de entrar na sala de embarque (ah! e isso pode ser feito diretamente no celular, sem a necessidade de imprimir nada). 

6. Embarque

Homem esperando em saguão de embarque do aeroporto. Foto disponível no Unsplash

Agora que você já viu quais são as dicas de viagem de avião que você deve seguir antes da hora do embarque, confira os procedimentos efetuados pelo aeroporto para liberar a entrada do passageiro na sala de embarque. 

Raio-x

Na hora do raio-x, lembre-se de tirar itens de metal (cintos, relógios, moedas) e colocar em uma das bandejas disponíveis na seção. 

Além disso, retire aparelhos eletrônicos da mochila, bolsa ou mala de mão e também deixe-os em uma bandeja. 

Quem for pegar um voo internacional também deve  retirar a embalagem plástica com os recipientes líquidos e remédios da mala  e apresentá-la aos agentes do raio-x. 

Ah, pode ser que você seja escolhido para o chamado procedimento de revista aleatória. Nesse caso, um dos agentes vai retirar e analisar todo o conteúdo da sua bagagem para inspecionar. 

Contudo, você não precisa se preocupar, esse é um processo de segurança de rotina em todos os aeroportos e, caso você tenha seguido nossas dicas de viagem de avião, nada será confiscado ou barrado de entrar na aeronave.

Tenha certeza do portão 

Ao fazer o check-in, você vai receber o seu bilhete de embarque, no qual vai constar o número do portão de embarque. 

No  entanto, o portão de embarque pode mudar. Por isso, você precisa ficar atento aos painéis de voos espalhados pelo aeroporto 

7. Hora do desembarque

Após sair da aeronave, você deve seguir as placas com a indicação de desembarque no aeroporto.

Então, você vai chegar em um salão com esteiras, onde vai pegar suas malas. Acima de cada esteira há uma tela que indica de qual voo aquelas bagagens são procedentes.

Sendo assim, é só conferir em qual esteira a sua mala vai aparecer e esperar até que ela chegue.

Minha mala não chegou, e agora? 

Caso você não encontre sua mala na esteira, vá até um agente do aeroporto (você vai poder encontrar alguns na própria sala de desembarque) e informe que sua bagagem foi extraviada

Dependendo do caso, a companhia vai oferecer  um valor em dinheiro ou em vouchers para que você possa adquirir novos itens até que sua mala chegue e seja entregue no endereço informado por você no registro de perda. 

De acordo com a = ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil),  em caso de extravio de mala, as empresas têm até sete dias (em voos nacionais) e 21 dias (em voos internacionais) para encontrar e enviar a bagagem de volta para o passageiro

Caso esse prazo seja excedido, a companhia é obrigada a indenizar o passageiro pelos pertences perdidos. 

O que você deve fazer se perder o seu voo?

O passageiro que perder o voo tem direito de usar a mesma passagem para pegar outro voo, contudo, será necessário pagar uma taxa de remarcação da passagem aérea. 

Agora sim, com essas dicas de viagem de avião você está pronto para ganhar o mundo. E já sabe: se não comprou ainda sua passagem aérea barata, a MaxMilhas tem exatamente o que você precisa!

Deixe um Comentário