Gastronomia autêntica: conheça a culinária do Peru

Entre os vários motivos que levam os viajantes a escolherem um país para visitar, a gastronomia é um dos mais relevantes. Afinal, não importa onde você esteja, comer é essencial para o corpo e para a mente.

Você sabia que o Peru é o melhor destino gastronômico do mundo, segundo especialistas em turismo? Venha saber mais sobre as delícias desse país!

Peru: o melhor destino gastronômico do mundo

Quando se pensa em fazer turismo para aproveitar a gastronomia local, tendemos a pensar em alguns países europeus, como a Itália ou, se gostamos de sabores mais exóticos, algum país asiático, como a Índia ou o Japão.

No entanto, de acordo com o World Travel Awards, que premia anualmente os melhores destinos para viajar em todo o mundo, o país com a melhor gastronomia do mundo fica do nosso lado: é o Peru!

A gastronomia peruana vem conquistando o coração – e o estômago – de todos os apaixonados por comida. Seus sabores diferentes e variedade de legumes e carnes é o que mais chama a atenção. Não é a toa que, na lista de 50 melhores restaurantes do mundo, três são peruanos: o Central (5◦ lugar), o Maido (8◦) e o Astrid & Gastón (33◦).

Mas o que atrai tantas pessoas para a gastronomia peruana? Quais são os sabores que encantam turistas do mundo inteiro?

Como é a autêntica gastronomia do Peru?

Alguns ingredientes são muito comuns na culinária peruana e trazem um sabor muito autêntico aos pratos. Por exemplo, o camote, um tipo de batata doce; os choclos, que são diversos tipos de milhos; o rocoto, que é um tipo de pimenta; e outros alimentos mais comuns para nós, como cebola roxa, alface, etc.

Entre os pratos tradicionais, o ceviche é o mais conhecido. A base de peixe cru e limão, esse prato tem um delicioso sabor cítrico e costuma ser servido com milho e abóbora. Por ser o prato mais conhecido, ele pode ser comprado em diversos lugares, desde restaurantes até feiras de rua.

A papa a la Huancaína é um prato simples, feito com batata e um molho de bolacha salgada, queijo e leite. Servida com arroz e salada, a papa a la Huancaína é um prato típico que faz pensar em comida caseira e confortável.

Quem quer experimentar algo completamente diferente no Peru, pode ter a oportunidade de provar o cuy. Cuy é uma espécie de porquinho-da-índia que vive no país e é servido assado, inteiro no prato. Por ser uma carne cara, saiba que, se alguém o convidar para comer esse prato, é porque você é especial.

Mas não pense que o país só tem a gastronomia local e autenticamente peruana para oferecer: as hamburguesas, hambúrgueres vendidos na rua, são macias, suculentas e custam pouco. Perfeitas para quem não quer se aventurar na culinária e tem pouco dinheiro para gastar.

Não é preciso ir muito longe para encontrar uma comida boa e variada: se você procura um país com uma gastronomia inusitada, autêntica e deliciosa, o Peru é sua próxima parada.

Que tal começar a planejar sua viagem? Entre no site da MaxMilhas e compre passagens aéreas mais baratas!

Deixe um Comentário