Assunção

Quer conhecer um lugar incrível sem precisar ir para tão longe? Neste post, mostraremos porque viajar para Assunção. Vem com a gente!  

Muito mais do que fazer compras na Ciudad del Este, a viagem ao Paraguai — vizinho do Brasil, da Bolívia e da Argentina — reserva passeios que vêm conquistando o gosto dos turistas. A capital Assunção, por exemplo, mistura uma história rica com belas paisagens, atmosfera tranquila e gastronomia de primeira.

Além disso, Assunção está cada vez mais preparada para atender visitantes e locais, contando com uma boa rede hoteleira, parques e jardins bem conservados, shoppings, museus, bibliotecas e inúmeras construções históricas. Ficou interessado em conhecer melhor o que esse destino tem a oferecer? Então, continue a leitura do post!

História da cidade

Você sabia que Assunção foi criada originalmente como um forte, em 1537? Foi a partir dele que saíram as expedições que fundaram, pela segunda vez, a cidade de Buenos Aires, entre outras localidades importantes, como Santa Fé e Santa Cruz de La Sierra. É justamente por isso que a capital paraguaia é também conhecida como “mãe das cidades“.

Tornando-se independente da Espanha em 1811, Assunção tem como nome oficial Nossa Senhora Santa Maria da Assunção (em espanhol, Nuestra Señora Santa María de la Asunción) e já foi uma das cidades mais desenvolvidas da América Latina, antes da Guerra da Tríplice Aliança — ou Guerra do Paraguai, para os brasileiros.

Hoje, Assunção é a maior cidade de república do Paraguai, com cerca de 550 mil habitantes. Sua economia também se desenvolve bem, atraindo, inclusive, muitos brasileiros que buscam investimentos no país.

O que faz Assunção ser tão especial

Limpa, segura e acolhedora: essa é Assunção. É fato que, ao falarmos em Paraguai, o que vem à mente de grande parte das pessoas são as cidades da fronteira, como Ciudad Del Este, um verdadeiro paraíso para as compras, mas que segue um ritmo bastante agitado e, por vezes, caótico.

É preciso ressaltar que o que faz Assunção ser tão especial é justamente o contrário. A cidade e seu centro são marcados por um clima mais bucólico e arquitetura colonial, que sustenta com orgulho as suas raízes nativas guaranis misturadas com as influências espanholas.

Por falar em Guarani, essa é uma curiosidade bastante interessante: o Paraguai é um dos únicos países latinos nos quais a língua da população originária é considerada como oficial. Por lá, mais de 90% das pessoas falam Espanhol e Guarani. Na verdade, é muito comum caminhar pelas ruas de Assunção e ouvir os locais conversando nos dois idiomas.

As raízes e a história do Paraguai também se fazem presentes nas principais opções de passeio em Assunção. Existem vários museus, bibliotecas e construções históricas responsáveis por proporcionar verdadeiras viagens no tempo. Além disso, quem passa pela cidade não pode ficar sem conhecer ao menos um de seus mercados ou feirinhas de rua, ótimos para comprar artesanatos locais feitos em couro.

Atrações mais conhecidas para visitar 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse destino único que é Assunção, deve estar se perguntando sobre o que fazer por lá, não é mesmo? Então, veja as melhores opções de atividades para incluir em seu roteiro. 

Calle Palma

A Calle Palma é o lugar ideal para começar a sua visita em Assunção. Trata-se da principal rua da cidade, onde está concentrada a maior parte do comércio. Por lá, também ficam alguns atrativos locais importantes, como a Casa do Turista — para quem quer conseguir informações, mapas, comprar lembranças etc. 

Museu Casa da Independência

A Casa da Independência é a única residência do período colonial totalmente preservada em Assunção. O local abriga um museu dedicado à independência do Paraguai, expondo móveis e objetos do período. Além disso, é oferecido um tour guiado gratuito, que explica um pouco da história do país. 

Centro Cultural da República

Conhecido também como Museu do Cabildo, o Centro Cultural da República é um dos edifícios mais antigos de Assunção — com quase 500 anos — e que já foi sede do órgão administrativo e judiciário do município. O local hoje abriga diversas exposições permanentes e temporárias, totalmente gratuitas. 

Além desses, há diversos outros passeios em Assunção que merecem a sua visita, como:

  • Plaza Uruguaia: local tranquilo e arborizado, excelente para quem quer caminhar ou apenas sentar e apreciar a paisagem;
  • Mercado 4: maior mercado popular de Assunção, onde é possível encontrar praticamente de tudo;
  • Panteão Nacional dos Heróis: monumento que, atualmente, é utilizado como oratório católico;
  • Lido Bar: bar/lanchonete mais tradicional de Assunção;
  • Catedral Metropolitana de Assunção: um dos templos católicos mais belos da cidade.

Melhor época para viajar para Assunção

Assim como o Brasil, o Paraguai também apresenta um clima tropical, fazendo com que as temperaturas entre dezembro a março sejam bastante elevadas. Por isso, é interessante viajar para o destino fora do alto verão, já que os termômetros nessa época costumam marcar acima dos 40 ℃, com sensações térmicas ainda superiores.

O meio do inverno, entre maio e setembro, costuma ser uma época agradável para visitar a cidade. Isso porque as temperaturas variam entre 8 ℃ a 22 ℃. No entanto, como o clima pode ser um pouco imprevisível, lembre-se de colocar na mala tanto roupas mais quentes quanto peças mais leves.

Ponto forte da gastronomia local

Embora Assunção ofereça restaurantes e lanchonetes para todos os gostos e bolsos, visitar a cidade sem provar um pouco da gastronomia local é não viver a experiência da viagem por completo. A culinária paraguaia é bastante rica, formada sobretudo por pratos de origem indígena.

Entre os pratos típicos mais consumidos estão a chipa, bolinho salgado feito com farinha, queijo e polvilho, a chipa guazú, sopa de milho fresco em grão, o bori bori, caldo local que leva carne ou frango, e o sozoapua, bolinho de carne similar à almôndega. Para beber, não deixe de provar o tererê, preparado com mate local e água fria. O preferido dos locais!

Essas foram as melhores dicas sobre Assunção! Como foi possível perceber, a cidade é muito diferente do que alguns possam vir a imaginar — é uma das capitais mais seguras da América Latina, além de um destino bastante tranquilo. O melhor de tudo é que ela está bem pertinho do Brasil, deixando a viagem mais econômica.

Gostou de saber mais sobre Assunção? Para compartilhar suas experiências e tirar dúvidas sobre o destino, deixe seu comentário abaixo! 😀

Deixe um Comentário